segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

LONGA PRÉ-TEMPORADA!

O calendário apertado do futebol brasileiro é alvo de críticas, além de dificultar o preparo dos clubes. Mas o Cruzeiro, em 2012, não tem do que reclamar pelo menos em termos de pré-temporada.

Nenhum outro clube da Série A tem tanto tempo para ajustar a parte física, técnica e tática como o Cruzeiro no início deste ano. Enquanto todos os rivais da elite do futebol brasileiro já iniciaram a temporada oficialmente, a equipe de Vágner Mancini só tem o seu primeiro compromisso marcado para o próximo domingo.

Como a pré-temporada, na Toca da Raposa II, foi iniciada no dia 4 deste mês, o Cruzeiro terá um mês e um dia de preparação contínua. Neste período, foram realizados dois amistosos e um jogo treino.

O primeiro amistoso foi contra o América e o time foi derrotado por 3 a 2. Mas, neste sábado, houve uma recuperação ante o Mamoré, por 2 a 1. “Houve uma evolução em termos táticos, mas tecnicamente ainda foi muito abaixo e a gente reconhece isso. Mas é o início do trabalho e a gente já sabia que fica essa ansiedade para que o time ganhe. É um processo natural que ainda leva um tempinho”, avalia o técnico Vágner Mancini.

Para o zagueiro Leo, o longo período de treinamentos está sendo proveitoso. “A gente vem de trabalhos fortes, alguns jogadores novos chegando, sabemos que vamos pegar ritmo de jogo com o decorrer das partidas. O time vai encorpar mais. Características novas de jogadores chegaram. É bom ter esses jogos para a gente ter esse entrosamento com os novos jogadores. Evoluímos contra o Mamoré, tivemos uma dificuldade no final do jogo, mas é normal pela continuidade de trabalho pesado. É dar continuidade para a gente estrear com o pé direito no Mineiro”, destaca o zagueiro.

O Cruzeiro tem vantagem em relação aos concorrentes da Série A. Além disso, poderá se condicionar, em campo, melhor do que em toda a última década. Desde 1999, o primeiro jogo oficial da Raposa na temporada não começava tão tarde. Naquele ano, o compromisso foi em 28 de fevereiro, contra o Villa Nova, pela Copa dos Campeões Mineiros.

Vale lembrar que o Cruzeiro teve o seu jogo da primeira rodada do Campeonato Mineiro, contra o Nacional, adiado para o dia 16 de fevereiro.

Nenhum comentário: