quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PARABÉNS, TOSTÃO!

O maior jogador da história do Cruzeiro comemorou, nesta quarta-feira, 65 anos. Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, vestiu a camisa celeste entre 1964 e 1972 e tornou-se o goleador máximo da história do clube. Foram 245 gols marcados em 383 jogos. O artilheiro deixou o Cruzeiro com apenas 25 anos. Um deslocamento na retina e o risco de perder a visão fez Tostão encerrar a carreira prematuramente, com 26 anos recém-completados – a despedida do craque foi em fevereiro de 1973. 

Tostão foi a estrela maior do time campeão brasileiro de 1966 e conquistou seis Campeonatos Mineiro pelo Cruzeiro. Foi o primeiro jogador de Minas Gerais a ser convocado para uma Copa do Mundo, em 1966, e também foi titular absoluto do time tricampeão mundial de 1970, formando trio ofensivo com Pelé e Jairzinho.

Tostão marcou 36 gols em 59 partidas pela Seleção Brasileira, como jogador do Cruzeiro. Em 1970, o atleta foi homenageado em um filme longa-metragem dirigido por Ricardo Gomes Leite e Paulo Laender, com trilha sonora de Milton Nascimento e Fernando Brant. Em dado momento do documentário "Tostão, a Fera de Ouro", torcedores cariocas no Maracanã são entrevistados e dizem que Tostão, embora mais jovem, já se comparava a Pelé. 

Tostão
Nome: Eduardo Gonçalves Andrade
Posição: Meia-atacante
Maior artilheiro da história do Cruzeiro, com 245 gols
Campeão brasileiro de 1966
Campeão mineiro de 1965, 1966, 1967, 1968, 1969 e 1972
Campeão mundial de 1970
Maior artilheiro do Cruzeiro na Seleção Brasileira, com 36 gols

FONTE: SUPERESPORTES

COMENTÁRIO DO BLOG SITE
Parabenizamos o grande Tostão por seus 65 anos. Infelizmente ele não se aventurou próximos às quatro linhas, seja como treinador, seja como dirigente. Teria sido um ótimo profissional, acreditamos. Mas pela data de ontem, parabéns, Tostão, e obrigado por tudo que fez pelo nosso Cruzeiro.

2 comentários:

junior disse...

Parabens Tostão pelo seu aniversario, que Deus abençoe a sua vida. Que pena que o CRUZEIRO não valoriza tanto essa cara. Tustão tinha que faser parte da diretoria do CRUZEIRO. Com ctza as coisas seriam diferentes.

Anônimo disse...

Esse pilantra junto com a merda do cruzeiro deram um belo golpe no VASCO DA GAMA (um dos clubes de maior torcida e história no mundo), o parabéns devia ser dado por ele ter dado um golpe de milhões a um grande clube e estar solto até hoje. Mas um dia ele pagará. Por essas e outras que o cruzeiro é um time provinciano e não chega nem perto do Atlético MG, outro time que tem uma bela história com o craque Reinaldo e outros.Teve até vergonha de falar que ele deu o golpe, quer dizer , encerrou a "carreira" de jogador, mas continuou a de um grande pilantra.