quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MINEIRO É PARA "INGLÊS VER"

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Campeonato Mineiro há anos é tido como um laboratório. Essa frase não sai da boca dos dirigentes, mas, na prática, não acontece. Ano passado foi um exemplo. Campeão regional, o Cruzeiro ficou às mínguas e não conseguiu repor suas peças negociadas de forma errada, com outros clubes. De laboratório, o Mineiro não serviu. Esse campeonato é "para inglês ver". E muito do desempenho nele acaba encobrindo muitas deficiências do clube no decorrer do ano.

Campeonato Mineiro é para o clube lançar seus jovens talentos. É para ver Élber, Lucas, Thiaguinho (foto), Uchoa, Leo, Pedro Paulo. Gabriel. Não é para ficar vendo Rudinei, Amaral, Diego Renan e outros atletas de categoria duvidosa. Se o Campeonato Mineiro é mesmo um laboratório, onde estão os jovens talentos? O técnico não tem visão e não põe essa frase em ação. É omisso e a diretoria acaba aceitando tudo o que esse comandante de araque faz.

No futebol, a base é o alicerce financeiro do clube. O Cruzeiro não revela ninguém há tempos, não aproveita uma geração campeã há muito tempo. Os atuais juniores são de boa-valia e merecem ser observados, como o time de 2007, campeão da Copa São Paulo, merecia. Mas não foi e somente dois atletas daquele vitorioso time foram aproveitados. De laboratório, o Campeonato Mineiro não tem nada. Poderia até ter. Mas por deficiência no comando e na direção, jovens talentos, promessas que poderiam dar um grande retorno num futuro próximo ao clube ficam sem oportunidades e outros nem chegam ao profissional, sendo obrigado a desistir da carreira por inobservância. Laboratório? Em laboratório o que é feito são testes. E que teste tem sido feito no Cruzeiro? Ah, sim, com jogadores desconhecidos e amigos do treinador.

Nenhum comentário: