terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

POUCA VERGONHA NA REPARTIÇÃO DO "BOLO"

Times fora do eixo Rio-São Paulo saem muito atrás em receitas de TV

POR: JOÃO VITOR VIANA

Em pouco tempo o futebol brasileiro ficará sendo disputado pelas mesmas equipes. As mesmas todos os anos, sem surpresas, como é em vários países europeus. O motivo disso ocorrer? A repartição errônea das cotas de TV, que ao invés de privilegiarem clubes da mesma divisão se firmam em outros critérios, estes questionáveis, que destoa a realidade.

Por mais que um clube tenha mais torcedor, a repartição de verba é muito desigual e, no final de cada ano, milhares de reais a mais a um clube acaba fazendo diferença. Enquanto alguns clubes não conseguem fazer mais que pagar as contas, outros podem se dar ao luxo de comprar os melhores atletas desses times que recebem menos. No final das contas, quem recebe mais forma time mais forte e consequentemente ganham os campeonatos.

Esse buraco que estão fazendo com o futebol brasileiro denigre bem a razão do futebol. O Campeonato Brasileiro é um dos poucos no mundo que 12 times entram sempre em condições de vencer. Contudo, com o tempo, esse número passará a cinco, quatro no máximo. E times de Minas, Rio Grande de Sul, Paraná e outros centros, caso não haja programas para angariar fundos extras, não resistirá. No que depender da Televisão e da CBF, Rio e São Paulo estarão sempre por cima. A eles interessam outras vertentes. E nós, de Minas, ficamos de fora de grande parte do "bolo". A cereja está na CBF, o recheio no futebol do Rio, a massa em São Paulo e as migralhas no restante do Brasil. Pouca vergonha!

2 comentários:

junior disse...

NÃO É POSSÍVEL COM OS DIRIGENTES DOS OUTROS CLUBES NÃO TENHAM COMO FAZER ALGUMA COISA. NUMA SITUAÇAO DESSA O COOPERATIVISMO É QUE FAZ A DIGERENÇA, A RIVALIDADE TEM QUE FICAR DENTRO DE CAMPO, E FORA DELE OS DIRIGENTES TEM QUE SE UNIR PARA ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA. MAIS VAI ENTENDER A CABEÇA DESSES CARAS.

César disse...

Eu sugiro uma associação entre os fora do eixo, que poderá tentar se contrapor a esse abuso imperialista da glob, cbf e cia...