terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TERÇA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ALYSON!

COMEÇOU MAL, MUITO MAL!

POR: ALYSON SOARES


O primeiro jogo oficial do Cruzeiro na temporada 2012 já acende a luz amarela, com uma derrota por 1 a 0 para o Guarani, de Divinópolis, na Arena do Jacaré. Mas o problema maior nem é perder o jogo, pois não se coloca em duvida que o Cruzeiro se classifica entre os quatro primeiros.

O que nos alarma é que o técnico Mancini teve um tempo relativamente grande (se tomarmos como parâmetro o calendário dos principais clubes brasileiros) para organizar esse time. Mas o que pareceu no último domingo foi que pegaram um amontoado de jogadores, distribuíram as camisas no vestiário e entraram em campo. Um time sem nenhuma eficiência tática, com falhas grotescas de marcação e nenhuma armação de jogadas. Pareceu que os jogadores nunca haviam jogado juntos e que se conheceram no vestiário.

Observando individualmente os jogadores, podemos dizer que Rafael não teve culpa no gol, mas necessita de um treinamento forte nas saídas do gol.Diego Renan..., bem, continua o mesmo, fraquíssimo, a torcida pegou no pé dele o jogo todo (com razão). Victorino e Léo pareciam não se encontrar em campo, muitas falhas de posicionamento, o que culminou em ausência de cobertura na subida dos laterais. Gilson, estreante em jogos oficiais pelo clube celeste, já começa a me preocupar, jogou muito mal, errando os passes, com falhas na marcação e ausente na armação. Espero estar enganado, mas o que pareceu foi que o Cruzeiro comprou gato por lebre. No segundo tempo, Vagner Mancini promoveu a entrada de Marcos, que parece ser o melhor dos laterais, tendo boa chegada ao ataque.

No meio-campo, o técnico optou por manter o esquema com três volantes, que não funcionou como deveria, muito porque estes não se aproximaram de Montillo como deveriam. Leandro Guerreiro é somente o cão de guarda. Isso ele até que fez bem, mas para sair com a bola... que horror! Amaral chegou ao Cruzeiro sendo o nome  da vez para as bolas paradas, mas ainda não conseguiu calibrar o pé, muito também pela falta de referência na linha de frente. Marcelo Oliveira dá mostras de que é o jogador com mais qualidade técnica destes volantes, foi ele quem mais tentou jogadas durante o confronto, tanto com passes quanto em jogadas individuais. Por enquanto, esta me parece uma contratação que renderá frutos. Já Montillo não foi bem, sumiu em meio ‘a marcação do Guarani e me pareceu bastante apático e sem vontade durante a partida. Tem que acordar, “Pirata Azul”!

Na linha de ataque, o Cruzeiro entrou mais uma vez com a dupla Anselmo Ramon e Wellington Paulista. O primeiro é até bastante esforçado, tenta ser uma boa presença na área adversária, mas esbarra nas suas claras limitações técnicas. Sobre o WP, acho que já deixei bem claro isso em meus antigos posts, mas repito agora: não acho que ele seja a solução para a posição, e se for para manter uma aposta, deixe o Anselmo, pois pelo menos este mostra mais vontade durante a partida. No segundo tempo entraram Bobô e Wallyso. O primeiro não mostrou nada até agora. Já o último começa a preocupar se volltará à forma que o fez artilheiro da Libertadores.

Para terminar, só gostaria de deixar a minha opinião sobre um assunto que pipocou em espaços de torcedores cruzeirenses. Realmente o trabalho de Vagner Mancini não está rendendo frutos, mas não acho benéfica a vinda (desejada por parte da torcida) de Vanderlei Luxemburgo, que, sem dúvida, é um grande técnico, mas é muito caro para um time que passa claramente por problemas de caixa, e além disso, não é do estilo do Luxemburgo arrumar seus times, ele só trabalha com elencos montados por ele, que sempre são recheados de jogadores tarimbados, algo fora da realidade atual do Cruzeiro.

Abre o olho, pessoal!


INDIQUE ESSA COLUNA A UM AMIGO SEU CRUZEIRENSE E COMENTE! SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE, TANTO NAS COLUNAS, QUANTO NAS NOTÍCIAS!





4 comentários:

RÁDIO RAPOSA disse...

A questão do Luxemburgo é que o Cruzeiro precisa de um treinador de pulso firme. Um cara que chegue e imponha respeito.
O Mancini não é esse treinador.
O problema é realmente o dinheiro. O Cruzeiro não tem como pagar altos salários e fazer contratações espetaculares. Mas depois de tantos vexames como foi no gaylo e no Flamengo, quem sabe o luxa resolve baixar o preço e começar um projeto novo e sério no maior de Minas?

Alyson Soares disse...

Rádio Raposa, obrigado pelo comentário, mas sobre a questão do Luxemburgo, eu não acho que ele baixará o preço.

Resende disse...

é...do jeito q tá o melhor é colcar o fabio ,marcos na leteral victorino e thiago carvalho na zaga e gilson na esquerda..no meoi coloca o leandro guerreiro e o arias com montillo e roger armando as jogadas e o wallison e o walter no ataque,pois o ultimo já falou q esta cem por cento..é e mesmo assim esse time num briga nem pela copa do brasil :(

Alyson Soares disse...

Resende, Copa do Brasil é mata-mata, e nisso nem sempre a equipe com melhor elenco vence. Agora, concordo que para o Brasileirão o time está longe do aceitável.