terça-feira, 17 de julho de 2012

COMO É DIFÍCIL CONSERTAR UM TIME NO MEIO DO ANO...

POR: RAPOSO SENSATO

Sempre defendi que o Cruzeiro deve começar o ano com o técnico que será o responsável pelo time durante todo o ano. É ele que monta o time, que orienta os jogadores desde o início, que cria o melhor ambiente para um entrosamento e que sabe das necessidades da equipe de um ano para o outro. Jogadores saem, outros chegam e é o técnico, juntamente com a diretoria, que monta o time. Esse ano a diretoria errou muito ao manter o péssimo técnico Vagner Mancini no comando. Foi dele a responsabilidade de montar o time à cara dele. E conseguiu. Olha onde chegamos e por quem saímos na Copa do Brasil. Campeonato Mineiro? Não, também não levamos. Nem isso!

Celso Roth chegou com a missão de fazer uma faxina no elenco. Quem saiu? Poucos. Na verdade, saíram alguns que nem jogavam muito, que nem eram aproveitados. Coitados, nem foram responsáveis pela caótica campanha do primeiro semestre. A faxina não foi bem feita. Sim, chegaram jogadores de renome, não vamos esquecer. Mas uns de 32, 33, 34 anos... jogadores bem velhos, que são, sim, necessários, mas para um grupo jovem. E eles nunca serão soluções. São complemento de um time. Sempre em um grupo e média de idade de 24, 25 anos, há aquele jogador mais veterano com seus 35, 36 anos. São os que passam experiência ao grupo. Mas o grupo do Cruzeiro já era experiente e chegaram mais jogadores. Para que? Até agora, só para aumentar ainda mais a nossa média de idade.

Nossas carências maiores, as laterais, ainda não foram atendidas. Ceará deverá estrear amanhã. Mas e a outra lateral? Não há ninguém disponível melhor que Diego Renan, Everton ou Marcelo Oliveira? Aposto que nos juniores deve ter uma opção melhor. Mas Celso tem renegado a base e dois deles já saíram do clube por falta de oportunidade. E duas promessas! Um deles, um atacante.

Montar o time no meio do ano é muito mais custoso e nem sempre dá certo. O erro maior ocorreu no início do ano, como já disse. Agora é tentar arrumar um pouco para não ficar ainda mais feio. Mas bem que as mudanças prometidas por Roth podiam ser mais profundas. Afinal, já tem um bom tempo que ele está aí e já sabe com quem pode ou não contar. Pelo menos a torcida sabe e vários têm jogado seguidamente. Resultado? O que vimos diante do Grêmio ilustra bem o que quero dizer...

3 comentários:

Marcello Zalivi disse...

João, o erro alem de manter o Mancini foi de manter o Dimas, que ajudou a montar um péssimo time no começo do ano.
Gosto do trabalho do Alexandre Mattos, mas é inegável que teremos um problema de reformulação de elenco ao longo dos anos. A base tem sido deixada de lado nos últimos anos, a mesma base que revelou Guilherme, Gabriel, Bernado, Leo, Dudu e muitos outros.
Ta na hora de fazer uma faxina e colocar sangue azul novo em campo. Lucas Silva, Gabriel Araujo, entre outros.

Cruzeiro Online disse...

Marcello, viu que hoje o Roth carcou o Mancini tambem ne?

“Ninguém faz escolhas erradas sem pagar o preço. Quando inicia uma temporada, se fizer, em qualquer situação ou qualquer clube, escolhas erradas nas contratações de jogadores ou da comissão técnica, você vai pagar depois”, afirmou o treinador.

cruzeiro sobre tudo disse...

celso rot tambem tinha que da chance ao elber, diego arias, lucas silva, gilson e outros, mais sera porque que ele insisti so em pipoqueiros