terça-feira, 10 de setembro de 2013

A FORÇA QUE VEM DO ALTO

As jogadas de bola aérea viraram um dos segredos do Cruzeiro para conquistar o título simbólico do primeiro turno e disparar na liderança da atual edição. Com jogadores de estatura alta e bons cobradores de falta, o time celeste teve, nos primeiros 19 jogos do torneio, um terço dos gols marcados provenientes de lances de bola aérea.

O último chegou com o meia Ricardo Goulart, artilheiro do time celeste no Brasileirão, com seis gols. O jogador fez o gol da vitória sobre o Flamengo, por 1 a 0, nesse domingo. No lance, Goulart cabeceou a bola, que bateu na trave. No rebote, ele mesmo balançou as redes.

Foi o 14º gol de bola aérea em 42 marcados no Brasileiro. O volante Nilton é o maior responsável pelos gols nesse tipo de jogada. O camisa 19 marcou três na campanha: dois na goleada por 5 a 0 sobre o Goiás, na primeira rodada, e também um na vitória de 4 a 1 no clássico com o Atlético-MG, no Mineirão, pela nona rodada.

Também altos, os dois zagueiros titulares, Bruno Rodrigo e Dedé, vêm logo atrás, com dois gols cada, em jogadas de bola aérea. Ainda contribuíram os atacantes Borges, Willian, Luan e Vinícius Araújo, o meia Júlio Baptista, além do zagueiro Léo.

Para contribuir com o bom rendimento, o Cruzeiro ainda conta com bons cobradores de falta ou com bons cruzamentos, como os meias Éverton Ribeiro e Júlio Baptista, além dos laterais Ceará e Egídio.

O cenário é bem diferente do de 2012. Além de não ter bom aproveitamento nas bolas aéreas, o Cruzeiro ainda teve problemas com sua defesa nesse tipo de jogada, durante todo o Campeonato Brasileiro. O time celeste tem 40 pontos, quatro a mais que o Botafogo, segundo colocado. O próximo jogo será contra o Goiás, nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), no Serra Dourada.

FONTE: GLOBOESPORTE

Nenhum comentário: