domingo, 29 de abril de 2012

ESTATÍSTICA: RETROSPECTO NO MATA-A-MATA É FAVORÁVEL AO CRUZEIRO

Se depender do retrospecto em mata-matas, a torcida do Cruzeiro pode ficar esperançosa com a classificação celeste para a final do Campeonato Mineiro. Nos últimos cinco anos, o time celeste participou de 21 confrontos eliminatórios e saiu vitorioso em 16 deles.

O encontro com o América-MG, neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, será o 22º mata-mata de 2008 para cá, e o time da Toca da Raposa precisa da vitória por um gol de diferença para conseguir a classificação. No primeiro jogo, a equipe celeste foi derrotada por 3 a 2.

Apesar dos números favoráveis, o volante Marcelo Oliveira acredita que isso não serve como motivação aos jogadores da equipe. “Não ligo para esse negócio de tabu, de retrospecto. Cada jogo é diferente e esse negócio pode acabar ou ser revertido a qualquer momento”, observou.

Em 2008, o Cruzeiro saiu vitorioso nos mata-matas diante de Ituiutaba e Atlético-MG, pelo Estadual, e Cerro Porteño, pela pré-Libertadores. A única eliminação foi para o Boca Juniors, nas oitavas de final da competição internacional.

No ano seguinte, o único desgosto foi para o Estudiantes, na final da Libertadores. Antes, pelo torneio continental, Universidad de Chile, Grêmio e São Paulo tinham sido eliminados pela equipe mineira. No Campeonato Mineiro, o time sagrou-se campeão ao derrotar Ituiutaba e Atlético-MG, na semifinal e final, respectivamente.

Em 2010, o time não levantou nenhuma taça, mas continuou com retrospecto positivo em jogos eliminatórios. Na Libertadores, despachou Real Potosí-BOL e Nacional-URU, mas o São Paulo parou os mineiros nas quartas de final.  No Estadual, a equipe passou pelo Uberaba nas quartas, mas perdeu para o Ipatinga nas semifinais e não disputou a final.

Na temporada passada, o Cruzeiro foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo Once Caldas-COL. Mas, no Mineiro, ganhou os confrontos diante de América-TO e Atlético-MG e foi campeão. Este ano, pela Copa do Brasil, o time já eliminou Rio Branco-AC e Chapecoense.

Para o técnico Vagner Mancini, este é o momento de buscar inspiração para entrar mais motivado para o confronto. “Nossa equipe deixou de fazer algumas coisas nos últimos jogos. É hora, neste momento, de buscarmos raízes do clube, do estilo de jogo, da tradição, para poder entrar forte”, ressaltou o treinador.
 
FONTE: UOL

Nenhum comentário: