sábado, 14 de julho de 2012

CRUZEIRO COM UMA MÉDIA DE IDADE BEM ALTA...

Para evitar repetir o fracasso do primeiro semestre e não passar pelo mesmo “sufoco” do último Brasileiro, o Cruzeiro aposta na experiência como estratégia para disputar o título. Dos seis contratados da ‘era Celso Roth’, que chegou à Toca na metade de maio, três já ultrapassaram a casa dos 30 anos. O clube defende a estratégia e se espelha no Corinthians, atual campeão da Libertadores, para ter sucesso no atual Campeonato.

Nas partidas pelo Brasileiro, o time celeste teve média de 29,1 de idade, até agora. No jogo contra o Internacional, em que a equipe foi derrotada por 2 a 1, na oitava rodada, foram quatro atletas que já ultrapassaram a casa dos 30: Tinga, com 34 anos, que é chamado “vovô” pelos companheiros, Fábio, 31, Leandro Guerreiro e o armador Souza, que entrou na etapa final, ambos com 33.

“Experiência é importante para nós. Temos jogadores experientes, mas temos outros que estão começando agora também. O mais importante é ter essa mescla, que tem nos ajudado bastante no começo do Brasileiro. Mais para frente, isso pode ser muito importante”, afirmou o atacante Wellington Paulista, que ajuda a aumentar a média de idade dos titulares, já que está com 29 anos.

Além de Tinga, que chegou já com Celso Roth no comando, ainda vieram para a o clube celeste o lateral Ceará, 32, que estava no futebol francês há cinco temporadas, defendendo o Paris Saint-Germain. E o atacante Borges, 31, que rescindiu contrato com o Santos.

Em sua chegada ao Cruzeiro, o atacante disse que ainda tem “muita lenha para queimar” no futebol e que gostaria de atuar por mais cinco anos, tendo a pretensão de pendurar as chuteiras no time mineiro. Outros 11 jogadores do elenco cruzeirense têm idades entre 27 e 29 anos, entre eles Montillo, Wellinton Paulista, Charles, Everton e Fabinho.

Há cerca de dois meses no Cruzeiro, o volante Tinga disse que já ganhou um apelido dos companheiros pela idade, mas afirma não se incomodar. “Sou chamado de vovô, por ser um dos mais experientes no grupo do Cruzeiro. Tem jogadores da minha idade que não estão em uma equipe como eu. Então, sou muito grato por estar aqui”, afirmou o jogador.

O preparador físico do clube, Flávio de Oliveira, afirma que o Cruzeiro faz trabalhos preventivos para evitar contusões, principalmente daqueles jogadores mais experientes. “Estamos procurando fazer os trabalhos preventivos. O índice é baixo, é pequeno, e estamos sujeitos a ter contusões, pelo desgaste que há no jogo de futebol, pela demanda de entrega dos atletas”, ressalta.

No início da competição, o Cruzeiro teve de jogar apenas uma partida por semana, geralmente. Em algumas atividades, alguns atletas chegaram a ser poupados, como o volante Tinga. Porém, isso não foi o bastante para evitar a contusão do jogador, que ficou fora do jogo contra o Figueirense, pela quinta rodada.

Além dele, já se machucaram no Brasileiro e ficaram fora de jogos o lateral Diego Renan, um dos mais jovens, com 22 anos,  e o volante Charles, 27. O técnico Celso Roth considera que, por causa da idade, os jogadores estão mais propensos a ter contusões. Porém, considera que isso não é matemático.

A partir de agora, com uma “agenda” mais cheia, o treinador afirma que precisará do grupo, para que o Cruzeiro não perca rendimento. “Agora, chegou o momento de jogar no meio de semana e final de semana. O que não pode é estender demais esse período, porque senão complica. A gente não tem mais tempo para trabalhar e tem que preocupar também com os problemas físicos”, observou o técnico celeste.

Para o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, o clube está adotando a política de outras equipes brasileiras, que procuram por jogadores experientes, pois têm dificuldades de contratar atletas mais jovens e com alto valor de mercado. O mandatário cruzeirense confirmou, por exemplo, o interesse do clube em Riquelme, de 34 anos, que não joga mais pelo Boca Juniors.

“Não vejo a idade como impedimento. A gente acabou de assistir este ano o Corinthians, que foi campeão da Libertadores, com um ataque com todos os atletas tem mais de 30 anos”, afirmou Gilvan. Ao se referir a Emerson Sheik, autor dos dois gols da vitória corintiana sobre o Boca, o dirigente celeste aumentou a idade dele: “O Emerson Sheik, que decidiu partida, tem 36 (na verdade, 33) e mostrou que está em plena forma”. O presidente celeste ainda citou a vinda do uruguaio Forlán, para o Internacional.

FONTE: UOL


Nenhum comentário: