terça-feira, 31 de julho de 2012

FORMAÇÃO DEVE SE REPETIR CONTRA A PONTE

Depois de quatro jogos, Wallyson voltou a ser utilizado pelo técnico Celso Roth nesse domingo. Atuação do atacante na vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 1, satisfez o treinador, que já fala em repetir a escalação na partida contra a Ponte Preta, no próximo domingo, no Independência.

No triunfo sobre o Palmeiras, Roth adotou nova formação tática. Montillo atuou pelo lado esquerdo, enquanto Tinga ficou mais centralizado e Wallyson jogou pela direita. Os três estiveram à frente da dupla de volantes, formada por Leandro Guerreiro e Charles.

“Grande ponto do Montillo é que, centralizado, todo mundo marca individualmente, pela capacidade de drible que ele tem. Pelo lado, sabíamos que causaria dúvida na marcação. Quando tiramos o jogador para uma função tática de marcar a passagem do lateral e sair num espaço vazio, isso desmonta qualquer esquema. O treinador pode armar qualquer esquema, mas a vitória pessoal desmonta tudo. Junto com velocidade do Wallyson, presença do Borges, e chegada do Tinga, o time se complementou, encaixou. Vamos ver se repetimos no próximo final de semana”, destacou Roth.

Antes de atuar contra o Palmeiras, Wallyson havia sido aproveitado pela última vez na derrota para o Internacional, por 2 a 1, em Porto Alegre. Ele sequer foi relacionado para os jogos seguintes, contra Grêmio, Portuguesa, Flamengo e Corinthians.

Novamente titular, Wallyson recebeu elogios de Roth. “O Wallyson nos dá uma alternativa que sempre vi nele e eu não conseguia ver nos treinamentos. Ele tem um perfil para a posição que nos deixa satisfeitos. Tive essa experiência no Internacional com o Taison. O Wallyson ainda é mais alto, tem velocidade, e, tecnicamente, encaixa no sistema e faz gol. Ele tem tudo para se firmar. Depende dele. Espero que ele consiga manter o nível de apresentação. Aí fica mais fácil, o treinador enxerga e põe para jogar”, ressaltou o treinador.

Quer reascender
Wallyson passou quatro rodadas do Campeonato Brasileiro sem sequer ser relacionado pelo técnico Celso Roth. Nesse domingo, ele recebeu nova oportunidade com o treinador e foi titular na vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 1, no Independência. O atacante vislumbra agora reascender no Cruzeiro.

“O tempo que passei fora da equipe não me fez abaixar a cabeça. Todo mundo da Toca sabe o trabalho que fiz enquanto estive fora da equipe, respeitando os companheiros. Nunca desisti e vou lutar até o fim para dar a volta por cima”, afirmou.

O último jogo de Wallyson havia sido na derrota para o Internacional, por 2 a 1, em Porto Alegre. Na sequência do Brasileirão, ele esteve ausente inclusive do banco de reservas contra Grêmio, Portuguesa, Flamengo e Corinthians.

Em todo o Campeonato Brasileiro, Wallyson foi aproveitado por Celso Roth em cinco rodadas. Porém, ele foi titular apenas nas vitórias sobre Figueirense e Palmeiras, em dois jogos disputados no Independência.

Garçon eficiente

Contestado e irregular em 2012, Wallyson ainda busca recuperar a titularidade absoluta no ataque cruzeirense. Mas, apesar de ainda não ter conseguido o mesmo destaque do ano passado, o atacante já coleciona bons números este ano.

Das 23 ‘chances’ de Wallyson em 2012, somente 10 foram como titular, a última delas contra o Palmeiras, na vitória por 2 a 1, no domingo. Um levantamento realizado pelo Superesportes apontou que, embora o velocista tenha marcado poucos gols (cinco), ele já é o ‘garçom’ mais eficiente da equipe.

Wallyson deu seis passes diretos para gol nesta temporada. No último fim de semana, foi dele a assistência para o segundo gol de Borges – o primeiro foi de pênalti, sofrido por Montillo. É do argentino o posto de maior assistente do clube no ano em números absolutos. Foram sete passes diretos para gol, em 28 jogos disputados, todos como titular.

Em 2011, ano em que foi artilheiro da Copa Libertadores da América, com sete gols, Wallyson fraturou o tornozelo em agosto e ficou sem atuar até o fim do ano. Até ficar inativo, o atacante era o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 17 gols. Na época, Montillo tinha 15. O argentino, porém, era mais eficiente nas assistências, com 14 passes para gols, enquanto Wallyson era o segundo melhor garçom do grupo, com nove.

Melhores assistentes do Cruzeiro em 2012:
Montillo – 7 assistências em 28 jogos, todos como titular
Wallyson – 6 assistências em 23 jogos, 13 como titular
Walter – 3 assistências em 10 jogos, 7 como titular

Melhores assistentes do Cruzeiro em 2011, até a lesão de Wallyson:
Montillo – 14
Wallyson – 9
Roger – 8

Artilheiros do Cruzeiro em 2011, até a lesão de Wallyson:

Wallyson – 17
Montillo – 15
Thiago Ribeiro – 12

Um comentário:

Guilherme disse...

Como disse em outro tópico, o desespero de ver o WP titular é tão grande que basta o Wallyson ser razoável pra todo mundo elogiar sem parar! Particularmente, acho que o Wallyson não é craque, mas também não é mau jogador, até porque permite que o time tenha possibilidade de jogadas de velocidade pela direita. De toda forma, acho que tem mais bola pra mostrar. Ainda não mostra a mesma confiança do primeiro semestre de 2011. Precisa de apoio neste momento! Depois que renovou, WP voltou ao normal.