sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DIRETO DO PARCEIRO

Fonte: Blog Cruzeiro Eu Sou

Aos olhos de todos, talvez até aos do mais crítico e descrente torcedor, a equipe do Cruzeiro é considerada uma das melhores do Brasil. O que é verdade, afinal, nos últimos 4 anos, apenas o estrelado azul se classificou para todas as edições da Copa Libertadores da América. E além disso, jamais foi eliminado na fase de grupos.

Mas, é notório que o reconhecimento em âmbito nacional e internacional hoje alcançado, poderia ser superior. Ou algum de vocês, já se esqueceu do vice-campeonato em derrota fatídica para o Estudiantes, no Mineirão? Ou mesmo do Brasileiro de 2010, no qual, ainda na última rodada tínhamos chances de título?

Porém, são águas passadas. Mas, ocasiões que ainda hoje poderiam ser motivo de comemoração, se diversos fatores negativos não tivessem influenciado, dentre eles, a falta de um camisa “9”. Ainda que muitos possam discordar, creio que um atleta com características semelhantes às de Adriano, ou mesmo, os recém tentados, Marcelo Moreno e Trezeguet seria o ideal.

Mas a realidade celeste, é composta por André Dias, Ortigoza, Reis, WP, Eliandro e Farias para formação de dupla junto ao (de certa forma) incontestável Thiago Ribeiro.

Em enquete realizada com seguidores do perfil @cruzeiro_eu_sou, Ernesto Farias foi o preferido de 47% dos participantes. Logo atrás, vieram WP, com 23% e Ortigoza com 21%. André Dias, Reis e Eliandro, somados receberam 10% da preferência.

Analiso aqui, as opções.

A preferência pelo argentino, talvez esteja mais aliada ao sucesso do compatriota Walter Montillo, ou à irregularidade de WP em 2010 do que ao próprio rendimento, já que o atacante não confirmou as expectativas iniciais que lhe foram depositadas.

Quanto à WP, obteve grande sucesso em 2009. Porém, não conseguiu repetir as boas atuações no ano que se passou, e como plausível justificativa podemos apresentar as constantes lesões, que impediram a sequência do atleta. Ao que parece-me, será o escolhido por Cuca para o início desta temporada.

Ortigoza, o preferido dentre os contratados, talvez tenha alcançado este índice, devido à desconfiança nos atuais atacantes, ou pelo fato de ser “mais conhecido” dentre os contratados. Mas está longe de ser um centroavante matador, apesar da inegável raça paraguaia.

Quanto aos atacantes Reis, André Dias e Eliandro, apesar das características, e das diferentes circunstâncias, vejo-os como apostas.

André, pelo fato de não jogar há cerca de 6 meses, Reis, pelo certo desconhecimento do grande público, e Eliandro pelo fato de pouco (em quantidade e qualidade) ter atuado com a camisa celeste.

Quanto à jovem promessa Thiaguinho. Citá-lo em um momento especial deste texto, deve-se à seguinte situação: Pelo que vejo, este jogador, se assemelha às características de Thiago Ribeiro e portanto estaria fora da disputa pela camisa 9, sendo um eventual substituto do ‘Ribery’ Azul (o mesmo creio que acontecerá com meia Dudu, que deverá ser aproveitado como atacante, vide Cruzeiro x Uberlândia).

Em 2009, e 2010, faltou o 9. Para muitos, no atual elenco, ainda falta. Realmente faltará ao se iniciar a temporada, ou os atuais atacantes, provarão o contrário?

Nenhum comentário: