domingo, 30 de janeiro de 2011

Jogo contra a Caldense será histórico para Fábio


Fonte: Superesportes

O jogo contra a Caldense, neste domingo, na Arena do Jacaré, será histórico para Fábio. Ele ultrapassará Geraldo II e se tornará o segundo goleiro que mais vestiu a camisa do Cruzeiro, atrás somente de Raul.

Fábio já jogou 368 jogos com a camisa do Cruzeiro. Curiosamente, os números oficiais do clube celeste contabilizam 367 partidas, pois deixam de fora o amistoso contra o Tupi, ano passado, na Arena do Jacaré, vencido por 3 a 0 pelo Cruzeiro.

O clube alega que aquele duelo era um jogo-treino, embora tenha sido disputado com uniformes oficiais de jogo, trio de arbitragem, força máxima de ambas as equipes e com transmissão ao vivo pela televisão, a exemplo da partida do último domingo, contra o Uberlândia, que é contabilizada nas estatísticas celestes.

Atualmente, o segundo goleiro que mais vestiu a camisa celeste, ao lado de Fábio, é Geraldo II, que atuou no clube entre 1934, quando a equipe ainda se chamava Palestra Itália, até 1955. O campeão de atuações é Raul, com 557 partidas.

"O patamar que consegui conquistar no Cruzeiro foi com bastante empenho, dificuldades e alegrias, é muito gratificante ter esse número de jogos em uma grande equipe. A gente sabe que não é somente a identificação, mas a entrega, a responsabilidade. Estou muito feliz de ter conseguido mais este número. Se for da vontade de Deus, espero jogar muitas vezes ainda pelo Cruzeiro”, comemora Fábio.

Divergência nos números

O Cruzeiro apresenta divergência em alguns números em suas estatísticas. Os dados atuais oficiais da Raposa não são os mesmos do Almanaque do Cruzeiro, publicação do início de 2007, assinada pelo pesquisador Henrique Ribeiro, à época funcionário responsável pelas estatísticas estreladas.

O autor do Almanaque desconsidera jogos amistosos em que o clube utilizava menos de três atletas titulares em sua formação, dando conotação de ‘time B’. Esse critério é utilizado também pela Seleção Brasileira e por diversas equipes no mundo. Já as estatísticas atuais do Cruzeiro contabilizam diversos jogos antes não considerados.

De acordo com o Almanaque, o goleiro Geraldo II fez 354 jogos pelo clube. Dessa forma, Fábio já teria ultrapassado o arqueiro há algum tempo. O ídolo Raul teria feito 549 partidas, pelas contas do historiador Henrique Ribeiro.

Nenhum comentário: