segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vitória tranquila mas que ainda não serve de parâmetro

Por: Marcello Zalivi

Olá amigos, chega de férias e vamos começar a escrever as colunas do Zalivi aqui após as partidas e quando me der na teia (como sempre).

Cruzeiro 3 x 0 Caldense – 1º rodada do campeonato mineiro.

Não foi a estréia de gala, mas foi o suficiente, e na verdade, não esperava mais do que isso. O forte calor em Sete Lagoas aliado ao começo de temporada, é mais do que natural que o time jogue um pouco com o freio de mão puxado.

O certo é que já conseguimos ter uma prévia do time que deve lutar por uma das vagas na fase de grupo da LA11. É evidente que não se pode cobrar muito, até porque os fatores destacados acima, mais a fragilidade do adversário, não servem de parâmetro ainda para uma avaliação da equipe. O certo e esperado foi feito. O time se poupou no primeiro tempo, alguns jogadores ficaram mais presos, a defesa não sofreu sustos, Fábio quando exigido apareceu bem, o meio campo sentiu a falta de Fabrício e Paraná, mas foi só acertar alguns passes em seqüência e dar um pouco mais de “sangue” que o time chegou aos gols, e como é de praxe perdeu algumas oportunidades para ampliar.

Um amistoso e uma estréia pelo placar 3 x 0, mostra que o time continua com pegada e entrosamento. Apesar de certas coisas ainda preocuparem. Rômulo já fez duas partidas na lateral direita e parece ainda estar longe de ser o jogador ideal para a posição. Apesar de ter feito alguns jogos excelentes no ano passado, o atleta continua muito irregular. A titularidade bancada de Gilberto também preocupa, ele esteve nitidamente mais lento e fora de ritmo que os demais, não sei se Cuca continuará bancada seu lugar no time com tanta convicção. E no ataque, Wellington Paulista com um gol e assistência ainda não convence. Ta certo que o cara fez a parte dele e isso já deveria ser o bastante para afastar as desconfianças, mas como disse antes, o desafio de domingo não serve de base ainda para definir o time na temporada.

CUCA
Não concordei muito com o Cuca e o Gilberto após o jogo atirando gasolina e um fogo que já parecia controlado. O Cruzeiro não tem crise, mas costuma criar ou cair de cabeça em “crises” plantadas. O caso Roger deveria ter sido resolvido a portas fechadas, e como comandante, Cuca não deveria jogar Roger na fogueira como fez. Tentar justificar as vaias da torcida, suas escolhas ou a atuação apagada de Gilberto queimando um jogador importante não me aprece o melhor a se fazer. Depois as declarações do técnico após o jogo, acredito que o Sr. Débora Secco não deve mais ter espaço no time.

ROGER/ CARLOS ALBERTO
Acho que essa troca não é boa nem para o Cruzeiro nem para o Roger. O jogador está entrosado no time e tem talento de sobre para atuar na equipe. Por outro lado, entendo que tentar ganhar posição no grito não é uma conduta acertada para um jogador do nível do Roger. A situação poderia ter sido resolvida, mas depois do chilique do Cuca após o jogo, fica a dúvida se o jogador continuará ou não. Mas a sua troca pelo meia Carlos Alberto parece eminente.

Carlos Alberto é um jogador de técnica reconhecida, mas há muito tempo não consegue jogar o futebol que o destacou mundialmente. Vem colecionando insucessos e encrencas em todos os times que passa. A última foi bater boca com presidente em vestiário. Ta certo que o Vasco é uma zona, mas é certo também que o Carlos Alberto vem sendo mais reconhecido pelos problemas fora de campo do que pelo futebol. Sua contratação é uma incógnita tão grande como a do Ortigoza.
Obs: Carlos Alberto não vai criar caso em ser reserva?

VICTORINO
Sinceramente, já tinha ficado desapontado com a posição da diretoria em dizer que só iria realmente comprar o jogador caso vendesse outro. Situação que não tinha sido informada anteriormente. Por isso fiquei incrédulo na contratação. Hoje ao prestigiar os zagueiros atuais e desistir da contratação do xerife uruguaio a diretoria acabou jogando mais um balde de água fria nas pretensões da torcida em ver uma dupla de zaga 99,9% confiável. Vamos ter que ir de Gil. “Andar com fé eu vou, porque a fé não costuma falhar”. Oremos!

SERÁ QUE COM ESSA GRANA QUE ACABOU NÃO USANDO NA COMPRA DO ZAGUEIRO, O CRUZEIRO VAI USAR PARA PROLONGAR O CONTRATO DO FÁBIO E DO HENRIQUE QUE É PRETENDIDO PELO SANTOS? FORTES EMOÇÕES EM BREVE.



FIGURINHA DA RODADA (1º rodada Campeonato Mineiro 2011)


NOTA DOS JOGADORES

FÁBIO: Mostrou a tranqüilidade de sempre quando exigido. Pouco participou. - 6
RÔMULO: Muito irregular, ainda não conseguiu se firmar na lateral direita. - 4
(WALLYSON): Entrou e como sempre acelerou o ritmo do jogo, mas falta mais controle de bola. - 5
GIL: Atuação segura. Sem falhas - 7
LEO: Atuação segura e com boa presença no campo de ataque. - 7
DIEGO RENAN: Defendeu bem e foi uma das figuras mais participativas em campo, principalmente no ataque. Marcou o segundo gol. - 8
PABLO: Atuação destacada como volante, porem, contido no segundo tempo atuando na lateral direita. – 6
HENRIQUE: Manteve a regularidade do ano passado. – 6
GILBERTO: Ainda lento, sem ritmo de jogo, jogou numa freqüência mais baixa que os demais. – 4
(PEDRO KEN): A única coisa que me lembro e de dar uma dominada esdrúxula de canela dentro da grande área. – 4
MONTILLO: Primeira metade do 1º tempo esteve bem, movimentando-se e dando bons passes. Depois sentiu o calor e cansaço e desapareceu do jogo. – 5
(DUDU): Entrou elétrico, movimentando e aparecendo bem no campo de ataque. Marcou o 3º gol. - 7
THIAGO RIBEIRO: Foi o jogador mais perigoso do ataque, sofreu pênalti maroto. – 7
WELLINGT ON PAULISTA: Muita reclamação, um gol e uma assistência. – 7

CUCA: Errou apenas em manter Gilberto no campo por tanto tempo. - 7

FICHA DO JOGO Cruzeiro 3 x 0 Caldense

Cruzeiro
Fábio; Rômulo (Wallyson),Gil, Leo e Diego Renan; Pablo, Henrique, Montillo (Dudu) e Gilberto (Pedro Ken); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.
Técnico: Cuca

Caldense
Glaysson; Ivo (Robinho), André Alves, Anderson Carvalho e Márcio Loyola (Flavinho); Rafael Dias, Mário, Maxsuel e Luisinho; Mirandinha e Rivaldo (Fabrício).
Técnico: Paulo Cezar Catanoce

Motivo: Primeira rodada do Campeonato Mineiro
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: Domingo, 30 de janeiro de 2011

Gols: Wellington Paulista, aos 20, Diego Renan, aos 22, e Dudu, aos 40 minutos do 2º Tempo.
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF/FMF)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (CBF/FMF) e Marcus Vinicius Gomes (CBF/FMF)

Cartões amarelos: Rômulo (Cruzeiro), Leo (Cruzeiro), Rivaldo (Caldense), André (Caldense)
Público: 4.151 pagantes
Renda: R$ 82.980,00

Nenhum comentário: