Pré-Jogo: Cruzeiro VS Flamengo
Por: Alyson Soares de Oliveira
Hoje o Cruzeiro tem uma prova de fogo em Sete Lagoas, onde tenta derrubar o último invicto do Campeonato Brasileiro 2011: o Flamengo. O jogo é valido pela 14ª rodada e está marcado para 21h50min.
O Cruzeiro tem os desfalques do zagueiro Victorino, do meio-campo Roger e do atacante Thiago Ribeiro, todos contundidos. Com os desfalques certos, as novidades do técnico Joel Santana foram as presenças de Diego Renan que, recuperado de um estiramento na coxa direita, volta a atuar pela lateral-direita, o atacante Brandão, que volta a ter uma oportunidade no comando do ataque, e o meia-atacante Bruninho, contratado do Bahia de Feira de Santana, que aparece pela primeira vez no banco de reservas.
Dito isso, a provável escalação do Cruzeiro é: O capitão Fábio no gol; Diego Renan, Gil, Naldo e Gilberto; Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná, Fabrício e Montillo; Wallyson e Brandão.
Na história dos Campeonatos Brasileiros, as duas equipes se enfrentaram 44 vezes, com vantagem celeste, que tem 20 vitórias, contra 13 do rubro-negro e mais 11 empates. Considerando apenas os jogos com mando cruzeirense, como acontece hoje à noite, foram 21 jogos, com 10 vitórias azuis, 4 flamenguistas e 7 empates. Observando as estatísticas vê-se um confronto muito equilibrado, mas nos últimos anos o Cruzeiro defende um tabu de 8 jogos sem perder em casa para o Flamengo, foram 7 vitórias e 1 empate desde Novembro de 2001. Soma-se a isso o fato de o Cruzeiro ter vencido os últimos 5 confrontos e vê-se uma certa vantagem azul.
Mas isso tudo é apenas estatística, e isso não ganha jogo, o Cruzeiro terá um time duríssimo pela frente, que não á toa é o vice-líder e único invicto do Campeonato. Além disso, o Flamengo ainda conta com o artilheiro isolado do campeonato: Ronaldinho, que parece estar reencontrando seu futebol, que estava perdido desde os tempos de futebol europeu.
Mas não só de Ronaldinho vive o Flamengo, o time tem em seu banco o mais vitorioso treinador de futebol do Brasil que, apesar de merecer algumas críticas, sempre aparece com times competitivos.
Para jogar contra uma equipe como a do Flamengo, o Cruzeiro tem que dar uma atenção especial para a marcação, principalmente de seus dois principais jogadores: Thiago Neves e Ronaldinho. Mas quando eu digo atenção na marcação, não é para fazer como no jogo contra o Atlético Goianiense, em que o time jogou de maneira medrosa. Atenção sim, medo jamais! Até porque se ficar o tempo todo na defesa dará oportunidade para as boas finalizações de fora da área do adversário, considerando que jogadores como Thiago Neves, Ronaldinho, Léo Moura e Renato Abreu são especialistas nesse fundamento.
O Cruzeiro tem plenas chances de vencer, basta jogar com atenção e vontade, além de torcer para mais uma exibição de gala de Montillo, que Wallyson volte a velha forma e que Brandão consiga, enfim, fazer os gols que andam em falta para os centroavantes celestes.
2 comentários:
Muito bom, o Cruzeiro vai derrubar mais um invicto e manter a sua "crise de Robin Hood", ganha dos grandes e perde dos fracos.
O Brandão foi para o Grêmio!
Postar um comentário