quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MAIS UMA... DERROTA

A cada partida do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro a torcida celeste tem mais certeza do seu fardo no restante da competição: torcer para o clube alcançar a marca dos 45 pontos o mais rápido possível e se livrar do rebaixamento à Série B. Nesta quarta-feira, o clube estrelado foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 1, no Couto Pereira, e completou a sexta rodada sem vitória. Pior que isso, a equipe não mostrou perspectiva de melhoras e nem muita evolução no seu futebol.

Facilmente envolvidos pelo ataque do Coritiba, os jogadores celestes estiveram perdidos em campo, sem inspiração e dependentes das jogadas individuais de Montillo outra vez. Com cinco jogos sem vitória, o técnico Emerson Ávila seguiu com o fardo de ter o pior início de trabalho de treinadores do Cruzeiro nos últimos, pelo menos, 25 anos.

Com a derrota, a Raposa pode terminar a rodada em 16º lugar – uma posição acima da zona da degola – se o Ceará derrotar o Palmeiras, nesta quinta-feira. No próximo domingo, o clube celeste recebe o Vasco, na Arena do Jacaré, às 16h, buscando a reabilitação. Já o Coritiba encara o Ceará, às 18h, em Fortaleza.

Cruzeiro envolvido

O Coritiba começou a partida honrando o posto de melhor ataque do campeonato, com 40 gols até então, e buscou o jogo ofensivo incessantemente. O Cruzeiro, em contrapartida, marcava de longe e se perdia nos contragolpes, sem organização.

Não demorou muito para os donos da casa chegarem com perigo ao gol de Fábio. Aos 4 minutos, em bola cruzada da direita da intermediária, Bill desviou, próximo à pequena área, e a bola passou rente à trave. Aos 17, novo cruzamento da direita, desta vez da linha de fundo, Fábio saiu bem da meta e tirou a bola da cabeça de Bill, quando o atacante estava pronto para testar na pequena área.

A pressão do Coritiba culminou no previsível: o gol. Aos 21 minutos, Fábio fez milagre em uma cabeçada de Emerson, mandando a bola à linha de fundo. No minuto seguinte, o goleiro tirou a bola de soco da área, mas não conseguiu segurar a bomba de Marcos Aurélio, no rebote, para abrir o placar.

Aos 31, quase o Coritiba ampliou o marcador, em jogada de Rafinha pela direita. O Cruzeiro seguia perdido no jogo, envolvido pelo Coxa e dependente das jogadas individuais de Montillo. Aos 42, o Coritiba voltou a assustar, novamente com jogada de Rafinha. O jogador do Coxa entrou fácil pela esquerda da defesa celeste e chutou forte e rasteiro, mas a bola pegou na rede pelo lado de fora.

Na saída para o intervalo, o volante Marquinhos Paraná disparou. “Temos que ter mais alguém aqui na frente para ajudar o Ortigoza e Montillo”.

Ataque desorganizado: contragolpes mortais

No segundo tempo, o técnico Emerson Ávila fez a modificação cantada por Marquinhos Paraná e colocou Bobô no time, no lugar de Gil Bahia. O time começou um pouco mais agressivo. Em contrapartida, se expôs mais aos contragolpes do Coxa.

Aos 9 minutos, Tcheco aproveitou a zaga celeste aberta e lançou Bill na entrada da área. O atacante pegou de primeira, mas o disparo saiu à direita do gol de Fábio.

Pouco tempo depois, Emerson Ávila tirou Ortigoza e colocou outro jogador de meio-campo, o meia Bruninho. O time passou a ter presença de ataque, mas completamente sem organização, tática ou entrosamento.

O resultado veio aos 17 minutos. Everton Costa lançou Bill na entrada da grande área, pela esquerda. O atacante driblou Leo facilmente e chutou na saída de Fábio, ampliando o marcador.

Aos 21, o Cruzeiro descontou em um lance de bola parada. Montillo cobrou escanteio pela direita com perfeição, na cabeça de Bobô, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro e quebrou um jejum dos atacantes celestes, que não marcavam há mais de um mês.

O gol animou o time do Cruzeiro, que esboçou uma pressão, mas ainda sem organização. O Coritiba seguia explorando os contra-ataques, mas também sem competência para ampliar o marcador até os 48 minutos, quando o árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro apitou o fim do jogo.

Coritiba 2 x 1 Cruzeiro

Coritiba
Vanderlei; Jonas, Emerson, Luccas Claro e Eltinho; Leandro Donizete, Leo Gago (Willian), Tcheco e Rafinha (Everton Costa); Marcos Aurélio (Anderson Aquino) e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

Cruzeiro
Fábio; Gil Bahia (Bobô), Léo, Victorino e Everton; Fabrício, Paraná, Leandro Guerreiro (Sandro Manoel) e Montillo; Ortigoza (Bruninho) e Élber.
Técnico: Emerson Ávila

Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Data: 21 de setembro (quarta-feira)
Gols: Marcos Aurélio, aos 21 (1ºt), Bill, aos 17 (2ºt), Bobô, aos 21 (2ºt).
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (Goiás)
Assitentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (Goiás)
Cartões amarelos: Leo Gago, Everton Costa (Coritiba); Everton, Fabrício e Leo (Cruzeiro)
Público pagante: 17.166
Renda: R$ 276.740,00

FONTE: SUPERESPORTES

A OPINIÃO QUANTO AO JOGO FOI DADA ONTEM, COM PROPRIEDADE, LOGO APÓS A PARTIDA. A COBERTURA DO BLOG CRUZEIRO ONLINE É NOTA 10.

Nenhum comentário: