terça-feira, 26 de agosto de 2014

EM BUSCA DE UMA NOVA TRÍPLICE COROA

Líder do Brasileirão com sete pontos de vantagem, campeão do primeiro turno e dono de um futebol mais que convincente, o Cruzeiro inicia nesta semana mais um objetivo: brigar pelo título da Copa do Brasil. Mais do que isso. Sonha repetir o feito de 2003, quando conquistou a Tríplice Coroa, vencendo o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileiro. Em 2014, o Estadual já foi. E cada vez mais forte no objetivo de defender o título nacional, o time mineiro vê a possibilidade de repetir o feito de Alex & Cia, 11 anos depois. Para isso, no entanto, tem que encarar um calendário apertado, além de superar o rendimento recente em torneios de mata-mata. Enquanto o time de Marcelo Oliveira sobra nos pontos corridos, disputas como a Copa do Brasil têm se mostrado um calo para a Raposa, que não consegue mostrar a mesma autoridade do Brasileirão.

O sonho de repetir a Tríplice Coroa é real, embora não seja um objetivo definido, como explica o gerente de futebol do clube mineiro, Valdir Barbosa.

- Nós não temos um projeto para conquistar a Tríplice Coroa. Esse projeto não existe. Agora, é lógico que o caminho está aberto. Temos condição de ganhar a Copa do Brasil e o Brasileiro. Se a gente fechar dessa maneira, ótimo, batemos mais uma vez a Tríplice Coroa. Mas não há programação nenhuma em torno disso.
Não há programação, mas oportunidade. O Cruzeiro já entra nas oitavas de final da Copa do Brasil, encarando o Santa Rita-AL nesta quarta-feira, no Mineirão. Para levar mais duas taças este ano, terá que comprovar a força do grupo, pois vai praticamente até o fim do ano jogando no meio e no fim de semana.

Histórico recente serve de alerta
O atacante Willian lembrou que a saída precoce para o Flamengo nas quartas da Copa do Brasil do ano passado acabou ajudando na conquista do título Brasileiro, já que permitiu ao time mineiro se concentrar no campeonato. Em 2014, no entanto, com chance de brigar pelos dois, o Cruzeiro terá de usar a qualidade do elenco.

- A gente tem grupo para isso. Creio que quando o Marcelo optar, quando for mesclar, todo mundo está preparado para fazer seu melhor, independentemente da competição. O Cruzeiro tem um plantel vitorioso, que quer marcar história. Tem que contar com todo mundo. Esperamos avançar na Copa do Brasil, chegar mais longe que no ano passado e manter esse ritmo no Brasileiro para novamente conseguir o título de novo - diz Willian.

Se para levar o Brasileirão basta manter o ritmo, para conquistar a Copa do Brasil e, consequentemente, a Tríplice Coroa, o Cruzeiro precisa fazer algo de diferente. Se o time de Marcelo Oliveira sobrou no Brasileirão passado e tem a chance de fechar um primeiro turno em 2014 ainda melhor que o anterior, o rendimento em torneio eliminatórios não é o mesmo. Na Copa do Brasil de 2013, queda nas quartas de final para o Flamengo, após vitória no Mineirão no primeiro jogo. Na Libertadores deste ano, saiu também nas quartas, de forma considerada precoce, para o San Lorenzo.

O lateral-direito Ceará admitiu que é diferente jogar partidas eliminatórias como a Copa do Brasil. Para ele, o Cruzeiro precisa evoluir em alguns pontos, se concentrar em não sofrer gols como mandante, e buscar tentos fora de casa.

- A diferença é que o Cruzeiro tem a mesma dinâmica todos os jogos. E as equipe que jogam tudo numa competição de mata-mata se motivam de uma maneira diferente, acabam reunindo forças de onde não tem. São diretores prometendo bicho, premiações, para que aquele seja o jogo da vida das equipes. O Cruzeiro não tem esse hábito. O Cruzeiro tem o hábito de jogar todos os jogos como finais, então, dá o máximo possível. Por isso temos essa regularidade dentro dos pontos corridos. Às vezes, no mata-mata, um detalhe ou outro acaba nos prejudicando. Mas vamos tentar ir até o fim nas duas competições.

Cruzeiro e Santa Rita-AL jogam nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo da volta será na outra quarta, no mesmo horário, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Se passar pelo time alagoano, a equipe mineira vai enfrentar Vasco ou ABC nas quartas de final. Maior vencedor da competição, com quatro títulos, o time celeste pode ver um clássico contra o Atlético-MG, algo que foi muito esperado na Libertadores, ocorrer na final da Copa do Brasil.   
 

Nenhum comentário: