terça-feira, 12 de agosto de 2014

PRESSÃO QUE NÃO IMPRESSIONA

POR: MARCÃO ANTI-GALO

A imprensa adora jogar a isca. Gosta de fazer de um time, o candidato, o favorito ao título. Quando é de fora do tão aclamado eixo Rio-São Paulo, ainda mais. Para que? Talvez para desestabilizar um time e dar força a algum protegido que está abaixo.

Não interessa à Globo que o Flamengo seja rebaixado e interessa muito que o Corinthians seja o campeão. Por que? Mais dinheiro para ela, maior audiência. E sem pestanejar, descaradamente deixa isso bem claro. É cristalino que se algum time que não seja carioca vence, é ruim. Foi assim com o Cruzeiro, Atlético-PR e, esse ano, novamente pode acontecer.

Vira e mexe cogitam acabar com os pontos corridos. Tudo pela audiência, com justificativas imbecis. Mas para eles, o que importa é a grana e o que for possível fazer para que isso aconteça, será feito.

Já começaram a divulgar pesquisas, relatórios de institutos sobre o campeão. Talvez para por mais pressão ainda sobre o Cruzeiro, que vê os adversários se aproximando depois de duas rodadas sem vencer. Aliás, o UOL, em sua manchete, deixa isso bem claro, como se o Cruzeiro estivesse derrapando. Empatar fora, na conjuntura do campeonato, não é ruim. E empatar, quando deveria ter vencido, porque o Cruzeiro foi roubado contra o Criciúma, ainda mais.

O Cruzeiro é um time equilibrado, que não pode se deixar levar pela imprensa paulista e carioca, que é inescrupulosa, bairrista e chata. A nossa, fraca, deixa-se levar pela pressão e finge-se de besta, pois sendo maioria alvinegra, aumenta o coro contra o Cruzeiro.

A pressão não impressiona. O Cruzeiro é capaz, é competente para levar o tetra. Tem que por os pés no chão, sabendo que a trajetória é longa, difícil, mas completamente possível. E dane-se a imprensa, dane-se a pressão e dane-se a emissora que transmite os jogos, assim como seus jornalistas e comentaristas.

Nenhum comentário: