quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PACIÊNCIA, TÉCNICA E FINALIZAÇÃO:O QUE O CRUZEIRO PRECISA PARA VENCER OS CAMPEONATOS

POR: JOÃO VITOR VIANA

Futebol é simples. Os jogadores, a imprensa, os torcedores e os treinadores que complicam. Nos últimos jogos, o Cruzeiro não esteve bem. Sim, o calendário prejudica, há uma sequência de lesões, mas todos os times estão na mesma toada. E se quiser vencer, terá que superar os percalços.

Teremos duas decisões na semana. A primeira será contra o Santos. Não podemos tomar gols, mas também temos que fazer. O que fazer nessa situação. Primeiramente, se motivar. Se o time se sente limitado ou desgastado, deve jogar poupando suas forças e apostando em lances-chaves. Não falo que o treinador deve poupar jogador. Mas o jogador se poupar. Jogar com tranquilidade, paciência, rodando a bola até criar um lance de gol. E quando a jogada ocorrer, finalizar. E finalizar várias vezes.

Um dos pontos que o Cruzeiro tem pecando muito é justamente no chute a gol. Nos últimos jogos, ou cria e perde ou não cria. É hora de criar e fazer. Ser objetivo. O Cruzeiro tem qualidade, mas precisa ser menos ansioso. A ansiedade tem sido o principal adversário do time, que não pode sentir-se pressionado, mas fazer o adversário se sentir, fazer o adversário se cansar e fazer com que eles entrem no nosso jogo. O discurso por lá é de jogar no contra-ataque. Ou seja, vão vir fechados, esperando o lance, esperando "a" bola. Não podemos dar essa chance. Precisamos, com calma, estufar as redes deles o quanto mais. Se conseguirmos dois gols, eles sairão e o contra-ataque será nosso. E aí sim, nós jogaremos por uma bola para sacramentar praticamente a classificação.

Cruzeiro tem que ser Cruzeiro. Tem que ter atenção, mas acima de tudo saber envolver o adversário. Marcar bem, caprichar nos passes e finalizações. Não podemos ficar apenas lançando bolas na área do adversário. Nem quarta nem domingo. Temos que ser criativos, mostrando nossa capacidade, não nosso pragmatismo.

Confio na evolução do Cruzeiro e confio nos jogadores do Cruzeiro. Que Marcelo Oliveira saiba tirar de cada um o seu melhor e treine fundamentos diferentes que simples bolas alçadas. O Cruzeiro é mais que isso e tem tudo para conquistar a Tríplice Coroa novamente. 

2 comentários:

RUTILHO disse...

Aí está o ponto chave. O time foi treinado, foi escalado da melhor maneira. Envolve o adversário mas erra nas finalizações. Onde está a culpa que tantos aqui dizem ser do técnico? Hoje precisamos ganhar e não levar gol para no jogo da volta deixá-los preocupados em não tomar gol. Aí, com inteligência e sem o covarde recuo poderemos voltar finalista.

Observandotudo disse...

Marcelo Moreno contundido; Borges em recuperação; Júlio Batista em recuperação; estamos sem centro avante contra o Santos; e o menino JUDIVAN nem relacionado pra o jogo está; por essas e outas decisões infelizes que o Marcelo Oliveira está quase perdendo o brasileirão; e ele é ruim de mata-mata; eu avisei; vamos torcer pelo cruzeirão.