terça-feira, 29 de outubro de 2013

AO QUE PARECE, CRUZEIRO VIRA "INIMIGO DO FUTEBOL"

POR: JOÃO VITOR VIANA

Nada como comparar duas campanhas em anos seguidos. Nada como ver o quanto a imprensa mede seus comentários de duas equipes em situações semelhantes. O Cruzeiro, em 2013, parece ser o vilão do campeonato.

Parte da imprensa nacional começa a diz, ou melhor, volta a reforçar que campeonato de pontos corridos perde em emoção. Falam isso agora. Ano passado, quando o Fluminense liderava e, diga-se de passagem, foi bem beneficiada pela arbitragem durante todo o Brasileirão, os comentários eram outros. "O Fluminense joga o fino da bola", diziam uns. Os comentários de agora, com o Cruzeiro líder, se inverteram. "O campeonato não tem emoção. Um time disparou e o campeonato acabou cedo demais".

Acabou cedo? Ou seria que se preparou melhor? E como assim não tem emoção se nem o segundo colocado está garantido na Libertadores a sete rodadas do fim? E no Z-4? O Náutico, esse mais que rebaixado, é o único garantido na Série B em 2014. Os demais ainda lutam para sair dali. Mais emocionante que isso seria ver um Fluminense, um Corinthians ou um Flamengo na ponta, não é Globo? Não é Bandeirantes?

É ridículo como alguns "jornalistas" se prendem ao bairrismo e se negam a reverenciar o melhor time do Brasileirão. Alguns torcedores rivais dizem que "se tivessem levado mais a sério estariam no lugar do Cruzeiro". Comentaristas dizem que o elenco do Corinthians é melhor... que o do Fluminense é melhor, mas a fase não ajuda.

Sabem qual é a verdade? Esse pessoal vê com os olhos que somente eles enxergam. Preferem procurar chifre em cabeça de cavalo e ver a realidade do futebol, que se faz com planejamento, bons negócios e administração bem organizada, apoiada diretamente pelo seu torcedor, pelo seu sócio. Só faz futebol, hoje, com investimento e competência. Para 2013 o Cruzeiro fez isso, amadureceu seu time, mesmo com deslizes, mas chega ao final da competição de forma anos-luz à frente de qualquer outro.

Campeonato de ponto corrido é vencido por quem, de fato, é competente e tem o melhor time. 

E como disse o Zagallo uma vez, "vão ter que nos engolir".

5 comentários:

Anônimo disse...

É incrível como a imprensa fora de MG tem ignorado o Cruzeiro. De duas semanas para cá então parece um gelo geral. O pessoal fala adoidado do glorioso Palmeiras, que garantiu o acesso por antecipação, do Flamengo e sua tradição na Copa do Brasil e do São Paulo, que graças ao milagreiro Murici pode se sagrar campeão da Sul-Americana. E claro, sempre tem alguma importante notícia sobre a crise do Corinthians. Quer saber? Vou dar uma de Juca Kfouri...vão todos se catar!

Anônimo disse...

A toda poderosa globo e a Band Piram mesmo,ainda bem que naum vejo jogo em nenhum dos dois canais e se dependesse de mim nenhum cruzeirense via tbm.um conselho pra globo e pra band pq vcs naum investem nos times de vcs Flamengo e corinthians respectivcamente,quando roubaram o titulo do cruzeiro pro corinthians ninguem falou nada.e que bom eu acho essas emissoras pobres e naum falarem do meu cruzeiro assim evita de ficarem nos secando.deixa que do cruzeiro falamos nos cruzeirenses.o flamengo deixa pra globo e o corinthians pra band

Anônimo disse...

A imprensa fora d minas fala q curintia tem elenco melhor? Kkkkkkkkkkkkkkkk me perdoë pela gargalhada pq se a imprensa diz q esses outros times tem elenco melhor e é melhor q o cruzeiro pq nao estao na ponta do brasileirao?...... certa vez um velho sabio do futebol disse assim: Aki é trabalho meu filho..... E quem trabalhou e ainda trabalha melhor é o Cruzeiro...... E já podemos preparar o grito de: O CAMPEAO VOLTOU E TRI CAMPEAO

Thiago disse...

A imprensa de televisao nao tem meu ibope ha muito tempo... Prefiro os sites, pois a gente tem ampla liberdade de eleger o que nos interessa para ler e assistir. Essa coluna mesmo, acaba de mencionar de forma imparcial as ajudas recebidas pelo Flu, quando sabemos muito bem quem foi vice em 2012. Podem ter certeza que se nosso time vestisse as cores do Curintia, do Sao Paulo ou do Flamengo ia ser uma babacao insuportavel. Nao me importo! A gente torce por empatia, por amor, por raizes! Nao pelo tamanho da audiencia. E dessa forma, a gente pode falar de peito aberto que amamos demais o Cruzeiro!

Guilherme disse...

Ótimo texto! Parabéns! Cruzeiro contra tudo e contra todos! Desta vez, o eixo do mal dançou!