quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EM JOGO SOFRÍVEL, VIERAM NOVAMENTE OS TRÊS PONTOS

Em um jogo que foi "um teste para cardíaco", Cruzeiro bate o Fluminense por 1 a 0 e chega aos 62 pontos

POR: JOÃO VITOR VIANA

Quem esperava um futebol vistoso, para frente e encantador ficou desiludido com o jogo de ontem. Tirando o fato de termos conseguido, mesmo que às duras penas, conquistar mais três pontos, até o final do jogo foi um sofrimento que poderia ter sido evitado. Muitos erros de passes, de conclusão de jogadas e de construção das mesmas. E isso proporcionando contra-ataques que deixaram os torcedores de cabelos em pé. Foi, de fato, um teste para cardíaco e acabou vencendo quem foi menos incompetente.

Fiquei, sim, feliz, pelo resultado. Mas será que teremos que passar por isso mais quantas vezes? Já não jogamos bem contra São Paulo e contra nosso rival. Ontem, diante de um time desfalcado de 10 jogadores e tendo um de seus titulares (Wagner) se machucado, tendo que ser substituído, esperávamos, no mínimo, um futebol mais envolvente. Ao contrário, vimos um emaranhado de jogadores, com erros primários e que irritaram seu torcedor, que só ficou aliviado ao apito final do juiz e com a conquista de mais três pontos, chegando aos 62 pontos.

E olha que a rodada não foi boa. Um tropeço no Mineirão, ontem, poderia ter diminuído a vantagem que temos, uma vez que Grêmio e Atlético-PR venceram. Contudo, estão a 10 e 11 pontos ainda de distância.

Que o Cruzeiro mude sua postura de jogar. Que o time entre inflamado em campo e quem entrar, que entre ligado. Uma observação à entrada de Dagoberto, que tanta gente quer ver como titular: entrou em campo andando e de nada acrescentou ao time. Desmotivado e sem "sangue no olho". Vamos acordar e vamos nos entregar de corpo e alma nessa reta final, Cruzeirão! Faltam só nove jogos!

O jogo

Recorrendo à mística camisa branca, que sempre nos levou às grandes vitórias, o Cruzeiro entrou em campo pressionado por duas derrotas seguidas e desconfiança de alguns, que apostavam na contínua oscilação da equipe. De fato, o Cruzeiro voltou a jogar mal. Mas tinha pela frente um time que está em uma queda brusca, não vencendo há vários jogos, o que acabou acontecendo novamente. Estacionado nos 35 pontos, o Flu corre sérios riscos de rebaixamento na minha opinião. O nervosismo é tanto que teve jogador (Felipe) expulso depois do jogo ter se encerrado.

Bom, quanto à partida, a tensão foi total nos 90 minutos por parte do torcedor. No primeiro tempo, o Cruzeiro teve muita posse de bola e pouca objetividade. Já o Fluminense teve menor posse de bola e chegou com perigo duas vezes. Mas foi Borges, aos 17 minutos, após jogada meio atrapalhada de Ricardo Goulart que abriu o marcador e acabou selando a vitória.

Na volta para o segundo tempo, a tensão aumentou. O Cruzeiro embolada com a bola nos pés, principalmente Everton Ribeiro, que parece ter posto uma coroa na cabeça se achando "o rei das belas jogadas". Ao invés de simplificar o jogo, jogadores buscavam jogadas de efeitos, na maioria delas, proporcionando contra-ataques perigosos ao Fluminense. Fábio, por duas vezes, salvou o Cruzeiro. E a Raposa, ao chegar próxima ao gol, se perdia e desperdiçou boas oportunidades. No jogo, duas reais: uma com Ricardo Goulart e outra com Willian.

Muitos erros de passes e excesso de nervosismo marcou a partida. Não sei se pela pressão ou por deficiência técnica, a partida foi uma verdadeira "pelada". Mas valeu pelo resultado. Que na próxima partida o time se porte melhor e faça o torcedor sofrer menos. Mas se tiver que ganhar sem dar show, também não vou achar ruim, já que os três pontos são o que interessa. Mas quero ver, ao menos, entrega dos jogadores. Acredito que faltou muito isso hoje, o que acabou acarretando em excesso de erros, tanto de passes quanto de conclusões, e também no excesso de faltas, o que tornou o jogo chato.


2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a observação feita sobre o Dagoberto....sem dúvida, é um grande jogador, mas tem algo de estranho nele....se observarmos, é um cara que não deixou saudades em nenhum clube que passou. Isto faz pensar né? Outra coisa que também ficou claro foi que o time caiu de rendimento sim. Espero que sábado, com a volta do Dedé, motivado pela seleção, o emocional dos caras mude. E vamos esperar que sábado joguem melhor, mesmo porque vamos encarar um time no desespero.

RUTILHO disse...

1 x 0 - magrinho né? mas valeu 3 pontos, 62, entramos nos sessenta.
Tirando o Fábio, o resto pouco fez.
Gol de quem? Borges. Que muitos não querem sua titularidade. É, RUIM COM ELE, PIOR SEM ELE!