terça-feira, 19 de agosto de 2014

FEZ-SE JUSTIÇA!

POR: JOÃO VITOR VIANA

A lista de convocados, divulgada no início da tarde de hoje pelo técnico Dunga, mostra mais coerência da feita na Copa do Mundo, quando Felipão priorizou um tipo de jogador, fez deles a sua família e morreu abraçado com todos. Chorões ou não, aquele time não representava uma seleção, pois não eram os melhores.

A lista de Dunga, talvez, ainda não tenha sido justa o suficiente. Mas é mais adequada à realidade brasileira que a lista de Felipão. O treinador quer que o jogador chegue pronto. "Não há tempo para moldá-lo e ele deve chegar para jogar pouco ou muito", destacou. E isso é uma verdade. Assim como também não haverá - diferente do que fez Felipão - um esquema engessado, com um centroavante fixo. Mas o melhor da convocação de Dunga foi premiar alguns atletas que vêm se destacando: Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. 

Os dois jogadores são termômetros do Cruzeiro. Enquanto o primeiro cria e acelera o contra-ataque, o outro usa da força física e do poder no chute para estufar as redes adversárias. Coerência de Dunga ao chamá-los. Acredito que anos depois, fez-se justiça.

Há nomes na lista de Dunga que eu não concordo, como Hulk e Rafael (goleiro do Napoli). Não são, no meu modo de ver, jogadores do nível da Seleção Brasileira. Mas diferentemente da minha opinião na Copa, quando discordei de quase meio time convocado, dessa vez se discute um ou outro jogador. Gil, ex-Cruzeiro e atualmente no Corinthians, vem fazendo um bom trabalho e não é surpresa. Danilo e Alex Sandro, ambos laterais do Porto, por aqui não tem muita divulgação, mas jogador que sai e não volta é porque deve estar fazendo um bom trabalho.

Vamos dar tempo ao Dunga de mostrar que o espírito da Seleção é outro. Ao menos, fora das quatro linhas, não há mais o discurso de "vamos juntos até o fim e quem não gostar que vá para o inferno". Agora, ao que parece, há um consenso, que existe, dentro de uma avaliação pelo trabalho, não pela confiança.

4 comentários:

Unknown disse...

O lado negativo é que vao desfalcar o time, vamus perder 3 jogadores titulares por causa deste calendario horrivel.

Unknown disse...

O jogo com o flu no RJ é importantissimo, vamos prá lá com 4 desfalques por conta das convocações. E se perdemos mais jogadores por contusão?

Cruzeiro Online disse...

São jogadores importantes, mas acredito que há um mérito nisso. Há tempos não se convocava pelo merecimento, mas pela amizade. Então, é apostar que vão jogar bem por lá e que teremos peças aqui (Marlone, Júlio Baptista, Dagoberto, Willian, Neilton e Nilton) que poderão dar conta do recado

Unknown disse...

por outro lado vai ser um teste para observamos se este elenco do cruzeiro tem jogadores para substituir a altura esse que estaram fora.