quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

UMA LENDA CHAMADA FÁBIO

Para contar a história desse, que é um dos maiores ídolos do Cruzeiro, tendo vestido o manto celeste por 806 vezes e conquistado títulos importantes pelo clube, é preciso saber adequar os momentos vividos por esse goleiro único e tão talentoso. Fábio Deivson Lopes Maciel, nascido no dia 30 de setembro de 1980, em Nobres, interior do Mato Grosso, tem 38 anos e muitos anos como defensor da meta cruzeirense. 
Desde a sua chegada ao Cruzeiro, pela primeira passagem, até agora, já se passaram 18 anos. Embora tenha se saído bem, o arqueiro ficou apenas um ano, por empréstimo. Depois disso, passou pelo Vasco quatro anos e retornou para a Toca da Raposa em 2005, trocado por Alex Dias. Já são 13 anos de muitos momentos emocionantes e títulos levantados. É bem verdade que Fábio já protagonizou um lance inusitado na final do Campeonato Mineiro de 2008, mas que são "águas passadas".
Desde a sua chegada ao Cruzeiro, foram conquistados dois Campeonatos Brasileiros e duas Copas do Brasil, ambos em sequência, finalista da Libertadores e inúmeros Estaduais, como o de 2018, em cima do rival de Vespasiano.
Muito religioso, Fábio sempre faz questão de exaltar o responsável pelo seu trabalho, seja nos bons momentos ou nos ruins também, sobretudo da equipe. E o seu jeito carismático, atencioso e transparente para lidar com as adversidades, ou grandes fases, ajuda na liderança dentro e fora de campo com seus colegas. 
Fábio foi capitão do Cruzeiro bicampeão Brasileiro de 2013 e 2014. Com defesas sensacionais e liderança do grupo, o camisa 1 se tornou o homem de confiança do então técnico Marcelo Oliveira. 
Das fases mais difíceis na carreira, em 2016, ano da lesão que o afastou dos gramados, de agosto até o inicio da pré temporada de 2017, Fábio viu seu substituto, Rafael, se destacar no gol e teve sua titularidade contestada por boa parte da torcida, mas aos poucos, o goleiro retomou a boa forma debaixo das traves. 
Após reconquistar a titularidade, Fábio pegou um dos pênaltis contra o Flamengo na final da Copa do Brasil e saiu como um dos heróis do penta celeste na competição. 
O jogador quase encerrou a carreira após a lesão de 2016, mas ainda renovou o contrato para conquistar mais um bicampeonato seguido pelo Cruzeiro. Dessa vez foi a Copa do Brasi. De novo, herói, após ter pegado três pênaltis nas quartas contra o Santos. Sem contar o Campeonato Mineiro 2018, conquistado em cima do rival no Mineirão. 
Fábio é considerado por muitos, uma lenda viva com o manto celeste e um dos intocáveis no elenco de Mano Menezes. 
Quem diria, que aquele garoto, do interior do Mato Grosso, fosse fazer tanto sucesso e entrar para a história do Cruzeiro, seja por número de títulos, carisma, defesas incríveis ou por ser o jogador que mais vestiu a camisa do clube que viveu páginas heroicas em Minas Gerais, Brasil e no mundo.
Por: Maicon Vasconcelos

Texto também divulgado em www.nacao5estrelas.com.br

Um comentário:

Revétria disse...

Fábio,um gigante!Tem personalidade,chama a responsabilidade e ainda é espelho para os outros goleiros do CRUZEIRO.