segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ESPECIAL: SAIBA COMO É A ALIMENTAÇÃO CELESTE!

A pré-temporada é o período em que um clube de futebol prepara seu elenco para encarar em alto nível todas as competições que disputará no decorrer do ano, a fim de deixar os atletas no auge do condicionamento físico e evitar lesões. Para ter êxito nessa missão, além de suar a camisa nos treinos e serem acompanhados de perto por preparadores, médicos, fisioterapeutas e toda a comissão técnica, os Guerreiros do Cruzeiro precisam de uma boa alimentação.

Desta forma, o bom rendimento dos atletas cinco estrelas também está diretamente ligado ao trabalho da nutricionista do Cruzeiro, Flávia de Almeida (foto) e de sua equipe de cozinha, que garante ao elenco celeste a quantidade exata dos elementos que suprem as necessidades nutricionais de cada jogador.

Em 2012, o Cruzeiro optou por deixar seu elenco concentrado na Toca da Raposa II durante a pré-temporada. Esta iniciativa é fundamental para que se possa acompanhar e oferecer a cada atleta uma alimentação equilibrada, visando o alcance do peso adequado e a reposição nutricional para cada jogador, conforme explica Flávia de Almeida.

“A pré-temporada é um período muito importante sob o ponto de vista nutricional. A gente quer que o atleta volte à sua rotina e à sua performance, porque o período de férias, por si só, faz com que os jogadores aumentem seu percentual de gordura e  percam um pouco de massa magra, por ficarem um mês sem treinar. Procuramos fazer o atleta voltar ao seu peso ideal e realizamos exames para que ele não tenha nenhum problema durante o ano; ele estando concentrado em período integral, asseguramos as cinco refeições diárias: o café da manhã, o almoço, o lanche da tarde, o jantar e a ceia. Todo o planejamento de cardápio é feito de acordo com os treinamentos que serão realizados em cada dia, junto com a preparação física e alguns testes, para que possamos repor na quantidade adequada os carboidratos, proteínas, lipídios, etc. que cada jogador precisa. Tudo isso é feito com base nas necessidades nutricionais deles. Eles estando aqui na Toca em período integral, conseguimos garantir uma alimentação melhor, mais balanceada e equilibrada”, disse ao Site Oficial.

O período de treinos que antecede as competições é peculiar. Boa parte dos atletas chega das férias acima do peso e encara um planejamento alimentar mais leve para entrar em forma. Em contrapartida, eles treinam em dois períodos diariamente e precisam compensar o esforço à mesa.
“O atleta tem um desgaste físico muito maior que uma pessoa que não trabalha diretamente com atividade física. Por causa disso, a reposição alimentar tem que ser maior e mais criteriosa. Eles ingerem mais calorias, carboidratos e proteínas e temos que ter atenção para que eles comam de tudo, como alimentos antioxidantes, alimentos e nutrientes com propriedades antiinflamatórias, pois tudo isso é muito importante. Eles precisam muito de vitaminas C, E, A, cálcio, ferro, selênio, zinco, cobre, que são elementos que fazem com que o corpo trabalhe melhor e de maneira equilibrada e harmônica, para que o organismo reponha tudo que é necessário diante do desgaste físico intenso”, frisou.

O trabalho da equipe de cozinha e da nutricionista Flávia de Almeida não é nada fácil neste período de pré-temporada. Além de um consumo maior de alimentos, por estarem concentrados em tempo integral na Toca II, os atletas precisam receber um cardápio específico, de acordo com as funções que exercem em campo, o que exige um gasto maior de um ou outro nutriente. Portanto, a reposição tem de ser pontual.

“De acordo com a posição e o metabolismo do jogador, as quantidades vão variar. O perfil biofísico muda de acordo com o tipo de atividade física. Por exemplo, um jogador de meio de campo vai correr mais, certamente vai queimar mais gordura, enquanto um goleiro não queima tanta gordura, mas sim carboidrato. Então, a quantidade de carboidrato, proteína ou gordura, que cada atleta precisará ingerir tem a ver com a posição que ele atua e seu gasto calórico, assim como em outras atividades, como musculação, dança, tênis. Desta forma, temos que ter uma variedade em cada um das cinco refeições diárias, até para adaptar as preferências e hábitos dos jogadores”, ponderou.

A nutricionista celeste ainda destaca os tipos de alimentos que são prejudiciais a um atleta de alta performance e por isso não fazem parte das refeições servidas na Toca da Raposa II.

“Os vilões do atleta são a bebida alcoólica, porque o álcool interfere na capacidade de recuperação muscular dentre outros malefícios e gorduras e refrigerantes em excesso. Na rotina dos jogadores aqui na Toca, não servimos refrigerantes, mas sempre sucos de frutas naturais, concluiu. 

FONTE: SITE OFICIAL DO CRUZEIRO

Nenhum comentário: