segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ANÁLISE DA RODADA: TUDO COMO DANTES... E O FLANELATION SE MANTÉM

POR: JOÃO VITOR VIANA

Uma rodada de poucos resultados estranhos, poucas zebras e lógicas futebolísticas. Se futebol tivesse lógica, essa seria a frase e é a que uso, mesmo não havendo lógica. Os resultados deste final de semana foram, até certo ponto, normais. Comecemos, pois, a análise pelos jogos de sábado.

Flamengo e Cruzeiro empataram por 1 a 1. Nada que seja estranho à rivalidade da partida. O Cruzeiro teve chances de marcar, o Flamengo também. A arbitragem errou ao invalidar o gol de Liedson, que viraria o placar, mas não foi, ali, o que determinou o placar. Pelo que mostraram as duas equipes, ficou de bom tamanho. Ao Flamengo resta a preocupação ainda com o rebaixamento. Está ali, com 36 pontos, em uma região perigosa da tabela. O Cruzeiro chegou aos 40 pontos e com mais duas vitórias está mantido na Série A. Time segue incaível, para a raiva alvirosa do outro lado da Lagoa.

O placar, talvez o mais surpreendente, foi do Atlético-GO, que bateu o Internacional por 3 a 1 e ainda sonha em não ser degolado, embora seja quase impossível isso acontecer. Foi surpreendente porque, mesmo jogando em casa, tem sido um time fraco, tanto tática como tecnicamente. E o Inter, pelo brilhantismo de seu elenco, não deveria ter levado essa surra. Talvez mereça um olhar da diretoria para um técnico, o que Fernandão não é.Portuguesa e Corinthians, em jogo ruim, empataram por 1 a 1. Para dois times que praticamente não querem mais nada nesse campeonato, o placar mais indicado para apostas.

Os jogos de ontem também não trouxeram nenhuma novidade, apenas certezas. No lado de cima da tabela, a chegada do São Paulo no G-4, o que já era esperado. No Z-4, a permanência terrível do Palmeiras que, a cada dia, vê a vó pela greta. Não acredito em reviravolta e 2013 é Verdão na Série B.

Santos, mesmo sem Neymar, bateu o fraco Vasco, que deixou o G-4, por 2 a 0. Elenco limitado, com problemas financeiros: esse é o Vasco que tardou a sair dos quatro melhores. Eram mais de 50 rodadas (desde o ano passado por lá). A tendência é a queda até o final da segunda fase do Brasileiro. O São Paulo, pelo mesmo placar, afundou o Figueira, que está apenas participando do campeonato. É nítido que os próprios jogadores já entregaram os pontos. Ficaram com inveja do Avaí, peo jeito.

De virada, nossos rivais venceram o Sport, em jogo que o time pernambucano mereceu perder. É muita incompetência do lado de lá. Com 1 a 0 no marcador teve uma chance incrível para marcar. Não me venham culpar arbitragem. Perderam por falta de mérito. E fez a franga rosa sonhar que poderia tirar pontinhos do Flu por alguns momentos. Obrigado, Sport, por esse momento de ilusão à chacota de Minas.

Com o mesmo número de pontos antes de iniciar a partida, o Coritiba bateu o Bahia, em Curitiba, por 2 a 1. Jogo no Couto Pereira é sempre complicado. E jogando em seus domínios, o Coxa fez o dever de casa. O mesmo fez o Náutico, do atacante Kieza. Venceu o Palmeiras por 1 a 0 e afundou o Verdão numa crise sem precedentes. O rebaixamento está batendo na porta e tocando a campainha...

Encerrando a noite de domingo, o Flu virou o placar sobre a Ponte: 2 a 1. Assim mantém os nove pontos à frente das frangas, que a cada dia, choram mais (cacarejam). Já o Grêmio, crendo na vitória, nos acréscimos levou o gol de empate em bobeira da zaga. Faltou maturidade para o Imortal Tricolor, que, agora, está com 57 pontos. O título ficou mais, bem mais distante. Tudo ficou como Dantes, no quartel de Abrantes. E o Flanelation está aí. A vaga do Flu, que era guardada pela franga, foi e está sendo muito bem ocupada. Cuidado somente com a vaga da Libertadores! Ainda pode perdê-la!

Aos que estão no Z-4, um aviso: o sexto colocado já fez 45 pontos. No momento que o 16° fizer, quem estiver abaixo possivelmente caiu. Então... alerta mais que ligado. E a corrida rumo aos 45 pontos nunca pode parar para os times chamados de limitados.

Na próxima rodada, quarta e quinta, muita coisa pode mudar. Esperemos que ocorram coisas boas em nosso favor e terríveis para o lado alvirosa. O lema é esse. Saudações celestes!

Nenhum comentário: