POR: JOÃO VITOR VIANA
O Marketing é "a" ferramenta das grandes empresas para trazer investimentos, seja de anunciante, seja do público. No caso do clube de futebol, receitas que são destinadas a diversos fins, como pagamento de funcionários, investimentos em infraestrutura ou contratação de atletas.
Nos clubes mineiros, em especial, no Cruzeiro, o Marketing é visto como uma saleta do clube, que faz jornaizinhos, ações em escolas, aniversários, banners, o que é errado. A mais nova "invenção" do Marketing será o lançamento, no final do Brasileiro, do uniforme número três. Hoje também foi anunciado que em duas semanas as lojas do Cruzeiro irão retornar. Essa é uma boa ação. Embora não seja um tempo de "vacas gordas", é próximo ao Natal e um presente oficial é sempre bom de receber.
Contudo, a camisa 3 sempre teve o intuito de ser o uniforme a ser utilizado fazendo alguma alusão ao passado ou ainda, ser utilizada em competições internacionais. Agora me expliquem: que competição internacional o Cruzeiro vai disputar em 2012 que não o Brasileiro? E me respondam outra: por que a camisa 3, se é que é para lançar, não foi pensada juntamente com a linha 1 e 2 e apresentada na mesma época? Dois eventos, dois gastos, dois aluguéis de salão e, a última, sem sentido. Mesmo que seja na Toca II, onde não há custos com locais, há despesas com pessoal, buffet (sempre há), dentre outros.
Mas a preocupação não fica nem com o gasto. Fica com a estratégia de Marketing. Não é tempestivo lançar agora. O Cruzeiro não está num bom momento, temos apenas mais sete rodadas para finalizar o Brasileiro. O lançamento poderia ficar muito bem para janeiro. Que tal disputar o Campeonato Mineiro com a linda camisa número 3? Seria um atrativo para um campeonato tão ruim tecnicamente.
Seguir uma tradição, como afirmou Marcone Barbosa, diretor do clube, a quem respeito, não é, na minha opinião, uma boa. Acredito que o Cruzeiro erra ao lançar o uniforme nesse momento. Poderia esperar. E poderia, isso sim, intensificar ações em escolas particulares e públicas, como fazia Felicio Brant nos anos 80, levando brindes, patrocinando eventos infantis, mostrando a marca para os futuros torcedores. Formar a opinião na infância é melhor que distribuir panfleto (e de cara ruim) na porta de estádio ou monitorar "mascotes" na entrada do gramado.
Acredito que o Cruzeiro tem um potencial incrível para explorar o Marketing do clube. Faço questão de escrever Marketing com "M" maiúsculo, para destacar a importância dele para a instituição. O Cruzeiro, assim como outros clubes, deveria explorar, no bom sentido, a paixão do torcedor, e não somente, ano após ano, dar opções de compra a ele.
O Cruzeiro, dessa forma, erra ao lançar o uniforme em final de temporada. Espero somente que não façam como a camisa amarela, que foi lançada sem fundamento algum, sem representatividade e, quando deram sentido a ela, usaram em ocasiões que não estava previsto. Ou seja, dando a entender que era mais um mero produto, mais um produto que acabaria em breve, sem sentido, sem importância, sem a menor representatividade.
Um comentário:
Estou prestes a comprar uma camisa de boa qualidade com as cinco estrelas soltas. Aquela de quando comecei a torcer pelo Cruzeiro nos anos 65,66... Porém comprarei essa com a menção da triplice coroa e sem propaganda que "enfeia" o manto pois só se vê nome de banco e outras coisas e não se vê o nome do clube. Aguardo pelo lançamento.
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