segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SUSPENSE E INDEFINIÇÃO NO CRUZEIRO (NOVAMENTE)

POR: JOÃO VITOR VIANA

"O importante é competir", já diria o maior dos derrotados. Mas assim está sendo o que o Cruzeiro está fazendo nesse Brasileiro. Com um início de tirar o fôlego, quando chegou até a ser líder, a Raposa foi caindo dentro de si, dentro da sua limitação.

Mudou de técnico às vésperas da competição e coube a ele fazer a faxina na sujeira de Vagner Mancini. No começo, conseguiu. Depois disso, passou a fazer sua própria sujeira e dentro disso, continua a fazê-la. O time voltou a se perder. Porém, melhor tecnicamente do que era no início do ano (não havia como ficar pior), o Cruzeiro passou não a jogar, mas a colaborar com o campeonato.

A realidade celeste passou longe da queda. Mas mais longe ainda da premiação, seja com título ou vaga na Libertadores. Um erro básico de planejamento aconteceu esse ano. Como já foi comentado inúmeras vezes por mim e pelos colaboradores do Blog, o erro capital foi renovar com Mancini. A partir daí o caos se instalou na Toca.

Vimos este profissional de péssima categoria deixar o Cruzeiro dizendo que "livrou o time da sua maior vergonha em sua história". A maior vergonha, na minha opinião, foi acreditar que um treinadorzinho do nível dele pudesse nos levar à glória. Que erro, Gilvan!

E a indefinição quanto ao futuro voltou ao Cruzeiro nesse momento. A torcida não sabe quem ficará para o ano que vem, não sabe qual será o treinador e o planejamento fica, desde já, prejudicado. A torcida não quer Celso Roth assim como vários atletas. E parece que temos que engolir. A diretoria se faz de surda, olha apenas para o próprio umbigo e para os próprios propósitos.

Se a diretoria acredita que o torcedor é apenas mais um, está enganada. O torcedor move o time. Tem força. Não para ferir os membros, mas para exigir trabalho. Futebol move a paixão do brasileiro e ninguém pode governar sem o povo. É bom que a diretoria defina logo o futuro da comissão técnica, dos jogadores e já planeje 2013. Estamos há 10 anos sem ganhar nada. E queremos logo levantar as taças. Gilvan, Alexandre Mattos e cia., favor fazer desse time não um projeto, mas uma realidade. Estamos cansados de apenas participar. Isso não combina com nossa história.

Um comentário:

RUTILHO disse...

Tudo bem, os dois técnicos são ruins. Mas o primeiro me deu um presente: 6 X 1 nas frangas. Eu já informei a elas que só discuto derrota prá elas com placar acima de seis. No mais, abaixo disso ou igual significa vantagem nossa ou empate. Agora esse Roth tá me dando medo: e se ele resolver perder de 6 ou mais na ultima rodada prá elas... comecem a bater na madeira!