sexta-feira, 26 de setembro de 2014

JOGOS CONTRA CORINTHIANS E INTER SERÃO NO MINEIRÃO

O Cruzeiro será julgado na quarta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode perder até 20 mandos de campo na Série A do Campeonato Brasileiro. Entretanto, mesmo se for punido, o clube poderá utilizar o Mineirão em jogos contra Internacional e Corinthians.

Caso o clube perca mandos de campo, a penalização somente valerá depois de 10 dias do julgamento, conforme estabelecido no Regulamento Geral de Competições da CBF. Assim, a pena somente seria cumprida a partir do jogo contra o Palmeiras, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 22 de outubro.

O duelo com o Internacional, atualmente o vice-líder do Brasileirão, será disputado no dia 4 de outubro (sábado), às 18h30. Já a partida contra o Corinthians será em 8 de outubro (quarta-feira), às 22h. Como o julgamento será realizado no dia 1º, esses dois jogos já estão garantidas no Mineirão.

Se o clube celeste for punido com perda de mando de campo em cinco ou mais jogos, o último jogo do Cruzeiro no Mineirão nesta edição do Campeonato Brasileiro será justamente contra o Corinthians. Além do Palmeiras, a Raposa teria de enfrentar Botafogo, Criciúma, Goiás e Fluminense a pelo menos 100 quilômetros de distância de Belo Horizonte.

O Cruzeiro, assim como o rival Atlético, foi denunciado pela Procuradoria do STJD por incidentes no clássico disputado no último domingo e vencido pelo time alvinegro por 3 a 2. Na partida realizada no Mineirão, o uso de bombas e sinalizadores gerou transtornos e a paralisação do jogo no fim do primeiro tempo.

Denunciados por infração dupla ao artigo 213, os rivais mineiros responderão por desordens e lançamentos de objetos no estádio. Caso sejam condenados, a multa aplicada pode chegar a R$ 200 mil e a perda de até 20 mandos de campo por infração. A Procuradoria pede ainda a aplicação do artigo 69-B do Regulamento Geral das Competições que determina portões fechados em caso de punição com a perda de mando.

Caso sejam punidos, os clubes terão de cumprir a pena de perda de mando de campo no Campeonato Brasileiro deste ano e, se necessário, na edição de 2015. A eventual penalização não interferirá nos compromissos de Atlético e Cruzeiro na Copa do Brasil.

Segundo o presidente cruzeirense Gilvan de Pinho Tavares, o clube já está colhendo imagens de TV para tentar comprovar que as bombas foram originárias dos torcedores alvinegros e da Polícia Militar.
 

Nenhum comentário: