domingo, 10 de janeiro de 2010

Cruzeiro começa 2010 como o melhor time do Brasil

Por: Marcello Zalivi

Cruzeiro é o melhor time do Brasil de 2009. Parece prepotência vindo de um torcedor/colunista do Clube celeste, mas não sou eu quem está dizendo. São os números do ranking mundial de clubes da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, em inglês), o mais respeitado ranking de clubes do mundo.

Para entender essa 9° posição, temos que analisar não apenas a temporada passada, mas também todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no time até a campanha de 2009.
Voltamos em 2007 quando o desengonçado Moreno, o talento de Guilherme e a velocidade de Ramirez moldavam juntamente com Fábio, Fernandinho, Roni e os irregulares Jonathan e Wagner, entre outros, a base do time que temos Hoje. Alguns deles foram embora rendendo dólares e abrindo espaços para que novos jogadores tivessem a chance de tentar buscar os títulos de expressões que estão distantes da Toca desde 2003.

O 9° posto de melhor time do Mundo e 1° posto como melhor brasileiro vieram com os resultados de dois títulos estaduais (com direito a duplo 5X0 nas finais), sendo que o último foi invicto, com a 3° classificação seguida para a Libertadores, com a boa campanha na edição passada, alem de 3 campeonatos brasileiros disputados no topo da Tabela. Mas ainda é pouco, poderíamos estar em uma posição melhor neste ranking e com a sala de troféus ainda mais recheada. Porem, temos que levar em consideração que este grupo está em fase de amadurecimento e talvez tenha chegado ao seu auge. Fábio vive o melhor momento da carreira, assim como o lateral Jonathan. Kleber dita um ritmo forte no ataque, sendo apoiado pelo lado esquerdo pela promessa Diego Renan e por um meio campo que vem se firmando depois da perda de peças importantes nos últimos anos.

Apesar disso, não podemos cometer os mesmos erros do passado. O técnico Adilson, tão criticado no passado, parece ter amadurecido e foi sem dúvida nenhuma, um dos responsáveis pela reação do time no Campeonato brasileiro. Mas falta mais, um zagueiro com mais experiência, de nível internacional e de seleção. Cogitou-se o velho Ayala que desce a serra dos seus 36 anos, e descartou-se a boa opção Alex Silva. Esperamos que não seja em detrimento de se dar uma nova oportunidade ao fraco Thiago Heleno como disse Zezé Perrela. Com certeza a zaga foi a principal razão de muitos dos nossos fracassos, e o Heleno leva nas costas pelo menos 50% desse fardo.

Um meia de qualidade também seria interessante, já que o Gilberto (na atualidade um dos melhores do país na posição), não tem condições de jogar a temporada inteira, nem mesmo 90 minutos em grande forma.

Com essa duas contratações, o time fica muito forte e entra como favorito em qualquer competição. No caso do ataque, não vejo a necessidade imediata de uma contratação. Kleber, Guerron, WP, Thiago Ribeiro e Eliandro são boas opções, não tem em nenhum elenco nacional tantas peças. Mas se vier um nome como Deivid, Sobis ou Ricardo Oliveira, será recebido com festa no aeroporto com direito a vestir a Nove sem disputar posição.

No mais, esperamos que a diretoria mova-se rapidamente e que 2010 seja melhor que 2009, com o tri-mineiro, o tri da libertadores e o tri brasileiro.

Que 2010 seja o ano do Tri.

Saudações Celestes.

Nenhum comentário: