sábado, 2 de janeiro de 2010

Parabéns, Cruzeiro!


Há 89 anos era fundado esse time que tanto nos orgulha e que foi o melhor time brasileiro do século XX

Por: João Vitor Viana

Em 2 de janeiro de 1921, com o nome de Società Sportiva Palestra Itália, surgia um dos grandes clubes brasileiros da atualidade. Localizado no Barro Preto, o time levava as cores da bandeira italiana, semelhante ao que hoje é a Portuguesa de Desportos. Devido à Segunda Guerra Mundial, teve que mudar de nome, juntamente com o Palmeiras, time que também tinha o mesmo nome, mas era e é localizado em São Paulo.

Assim, o verde e vermelho deram lugar ao azul e o time passou a ser chamado de Cruzeiro. Com esse nome e com grandes administrações, de um simples time pequeno do Barro Preto, uma grandeza começou a ser construída, campeonatos começaram a ser conquistados e uma torcida começou a surgir. De centenas, passou a milhares, depois milhões. Hoje, por cálculos de institutos de pesquisa, a torcida cruzeirense gira em torno de 7 milhões de torcedores em todo o Brasil. Fatores que culminaram com tamanho crescimento em tão pouco tempo foram os títulos conquistados, como o tetracampeonato da Copa do Brasil, o bi da Libertadores, o Campeonato Brasileiro, Recopa, Copa Sul-Minas, Supercopa, Copa Master e Campeonatos Mineiros. Em 2009 foi apontado como o melhor time brasileiro do século XX.

Agora, 89 anos depois, o clube comemora mais um ano de vida, na certeza de ter um ano como os anteriores: com título. Além disso, busca o tri da Libertadores, o bi Brasileiro, entre outros. Sob a batuta de Adilson Batista, o Cruzeiro quer mais. Quer ser cada vez maior. E levado pela China Azul, quer voltar a ser o melhor das Américas. Que assim seja e ficam aqui os parabéns pelo aniversário e a esperança por mais conquistas. Parabéns, Cruzeiro!

Nenhum comentário: