quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cruzeiro e Gladiador em retorno triunfal

Por: Marcello Zalivi

Já havia dito na minha última coluna que esse time do Cruzeiro pode ter chegado em 2010 no seu auge técnico e tático. Alguns jogadores como Fábio, Jonathan, o questionado Henrique, entre outros, parecem ter chegado no mais competitivo e forte nível de performance de suas carreiras. Até mesmo o técnico Adílson Batista tem quebrado a resistência de parte da torcida apresentando nas últimas partidas muita evolução. O time chegou a Libertadores deste ano muito em função disso.

É cedo para dizer que o time será uma máquina durante a temporada, afinal, o adversário de ontem não ofereceu muita resistência, mas é inegável que o Cruzeiro parece ter absorvido muito experiência da temporada passada. Seria uma injustiça sacrificar este elenco pela perda do titulo continental. O Cruzeiro tinha time para vencer todos os campeonatos de 2009, e a heróica classificação para a Libertadores deste ano demonstra isso.

Ontem no Mineirão, alguns jogadores mostraram que podem render bons frutos e levar o Cruzeiro a trinca de Tris na temporada (Mineiro, Brasileiro, Libertadores). Thiago Ribeiro que fez uma primeira metade de 2009 sofrível, está em franco desenvolvimento do seu futebol, o gol logo no primeiro jogo demonstra que o atleta passou a ter mais confiança e pode ser novamente decisivo como na reta final do Brasileirão. A movimentação de Henrique e as investidas do abusado Diego Renan são um alento para o torcedor que também aprovou a estréia do promissor Pedro Ken e aguarda ainda o amadurecimento de Guerron (jogador que considero ser fundamental para o time nesta temporada).

Se formos fazer um balanço do time que inicia a temporada, diria que é melhor e mais maduro que a boa equipe do ano passado. Comparando time por time, a única peça que realmente faria falta é do Perna longa azul Ramires. No reesto, estamos em vantagem.

Análise:

2009 - Fábio, Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva, Magrão; Paraná, Fabrício, Ramires, Wagner; Wellignton Paulista, Kleber

2010 - Fábio, Jonathan, Caçapa, Leonardo Silva, Diego Renan; Paraná, Fabrício, Henrique, Gilberto; Thiago Ribeiro, Kleber

Friamente, podemos dizer que Fábio, Leonardo Silva, Paraná e Fabrício, estão na mesma. No caso de Jonathan e Henrique, o futebol dos dois está evoluindo bastante, alem do mais, o volante foi um dos destaques do Cruzeiro em 2009. No meio, o Gilberto é mais decisivo e cerebral do que o inconstante Wagner, e o ataque ganha muitas opções, todas elas em bom momento e com características diferentes, o que ajudará o treinador a explorar diversidades táticas no setor ofensivo. Falando em treinador, o Adilson versão 2010 me parece muito melhor que a versão passada. Caso conquiste um título de expressão no clube, vai se tornar o mais cobiçado técnico do país.

Alem do mais, para a felicidade de todos, a experiência de Caçapa e o bom nível técnico da revelação Diego Renan, são indícios de que o lado esquerdo da nossa defesa será mais forte do que a dupla mais irregular dos últimos anos Magrão/T.Heleno. Apesar do nosso jovem candidato a craque da camisa 6, ainda necessitar de um maior amadurecimento na parte defensiva do seu futebol.

Que venha a altitude de Potosí, e na modesta opinião do blogueiro, se o time entrar para jogar, pode ser até na lua que ganha dos bolivianos. Sem medo de altitude, sou mais Cruzeiro.

Saudações Celestes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima análise Zalivi. Só vou ficar de olhos atentos às estripulias do AB, pq mesmo sendo o responsável pelo ótimo nível em que o grupo se apresenta, me parece o principal obstáculo às conquistas. Veremos! Tô satisfeito com um tri só, desde que seja o da Libertadores ou o do Brasileiro.
Abraço,
Thiago.