quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MINEIRO 2013 DEFINIDO

A fórmula de disputa do Campeonato Mineiro de 2013 está definida. Em reunião do Conselho Técnico nesta terça-feira, na Federação Mineira de Futebol, foi acordado que o sistema de disputa da edição passada será mantido. Dos representantes dos 12 clubes presentes na competição, sete optaram pela manutenção da fórmula e cinco desejaram mudança. Por maioria de votos – 7 a 5 –, o formato atual foi mantido para a temporada seguinte, que acontecerá entre os dias 3 de fevereiro e 19 de maio.

Durante a reunião houve duas propostas: a primeira, encabeçada pelo Atlético, defendeu a manutenção da fórmula recente de disputa, com os 12 clubes se enfrentando em turno único e, ao final da primeira fase, classificando apenas os quatro melhores colocados. A segunda, apresentada pelo Nacional, intencionava colocar oito classificados à fase seguinte, assim originando a disputa das quartas de final.

A favor do Atlético votaram seis clubes – Cruzeiro, América, Caldense, Tupi, Villa Nova e Boa Esporte. Ao lado do Nacional estiveram quatro times – Araxá, América de Teófilo Otoni, Guarani e Tombense.

Clubes da capital


Insatisfeito com a possibilidade de árbitros mineiros nos jogos eliminatórios do Regional, o América se manifestou contra a posição defendida por Atlético e Cruzeiro.

"A visão do América é que na época correta, fase semifinal e final, que se discuta a posição de árbitros de fora. A Federação não aceita uma decisão prévia e esperamos na época correta que se decida isso", disse Jair Albano Félix.

O diretor de futebol do Atlético Eduardo Maluf comentou sobre a necessidade de profissionalização da arbitragem para diminuir as polêmicas. "Dos clubes que jogam, 80% reclamam da arbitragem. Num futebol milionário de hoje, o único amador é o juiz. Alguma coisa está errada! Você tinha que colocar os árbitros num ranking, profissionalizar, e dar um bônus de participação em cada jogo. Isso não pode ser a segunda atividade do árbitro. Espero que a FMF tenha bom senso e a tendência é de mudar em relação ao campeoato’2012 e ter juízes mineiros nas fases decisivas do ano que vem", afirma Maluf.

O Cruzeiro manteve posição parecida com a do Galo e concordou com os pontos discutidos no arbitral. "Da maneira que foi colocada, o Cruzeiro entendeu que foi mellhor manter a forma. O campeonato cresce a cada ano. Se está dando certo, não tem porque mudar", frisou o diretor de futebol Alexandre Mattos.

Houve também uma posição contrária em relação às datas do Campeonato Mineiro. O Villa Nova defendeu a ideia de dar início à competição no dia 17 de fevereiro, porém, não teve apoio de nenhum outro clube. Assim, o Estadual começará mesmo no terceiro dia do mês.

Participaram do Conselho Técnico os seguintes representantes: Jair Albano Félix (América), Nadje Walter (América de Teófilo Otoni), Taílson Letteri (Araxá), Eduardo Maluf (Atlético), Rone Moraes (Boa Esporte), Alex Joaquim (Caldense), Benecy Queiroz (Cruzeiro), Edílson de Oliveira (Guarani), Roger Galvão (Nacional), Iane Gaviolle (Tombense), Áureo Fortuna (Tupi) e Edir Castanheira (Villa Nova).

Formato de disputa

Doze clubes se enfrentam em turno único e os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais. Já os dois últimos lugares serão rebaixados ao Módulo II.

As semifinais do Campeonato Mineiro serão definidas em cruzamento olímpico - primeiro contra quarto e segundo contra terceiro. Os donos das duas melhores campanhas têm a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Na final do Estadual, essa regra também se aplica a favor do time de melhor desempenho na primeira fase.

As novidades do Campeonato Mineiro de 2013 serão as presenças do Araxá Esporte Clube e do Tombense, que conquistaram o acesso à elite estadual após serem, respectivamente, campeão e vice do Módulo II de 2012.

Preço de ingressos

Além da definição de datas e sistema de disputa, a reunião entre os representantes dos clubes serviu também para confirmar o valor de ingressos dos jogos do Campeonato Mineiro. Ficou estabelecido que o preço mínimo será de R$ 10 em todos os estádios. Vale ressaltar que o clube que cobrar esse valor, poderá disponibilizar normalmente a meia-entrada (R$ 5) aos estudantes e maiores de 60 anos.

FONTE: SUPERESPORTES

COMENTÁRIO DA NOTÍCIA
Acreditamos que o Campeonato Mineiro é muito fraco, mas deveriam haver mais clubes na Série A para que os jogos servissem como preparação do ano. Apesar da diferença entre os grandes e os pequenos, aos grandes o Mineiro serve para observar os garotos e para testar formações. Os jogos são praticamente amistosos. Aos pequenos, uma oportunidade para mostrar jogadores aos grandes e fazerem negócios. Acreditamos que o campeonato com 14 a 16 clubes seria o ideal, já que há um turno único e os times são muito fracos. Datas não faltam. Falta investimento e credibilidade aos clubes do interior, que fazem equipes temporárias e agem como amadores. Já os grandes insistem em por jogadores experientes nos pastos do interior e não testam o que têm de melhor: os meninos da base.

Nenhum comentário: