sexta-feira, 25 de março de 2011

By bus


Fonte: UOL

Durante a disputa do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro encontrou uma alternativa para, ao mesmo tempo, baratear o custo de viagem e promover uma atração aos torcedores de fora da capital. Em determinados jogos no interior do estado, a delegação celeste tem viajado com o ônibus personalizado do clube. Aprovada pelos atletas, cujo tempo é preenchido com jogos de baralho, música, filmes, como Tropa de Elite, a iniciativa serve também para unir o grupo.

ATLETAS APROVAM E CURTEM INICIATIVA

  • Washington Alves/Vipcomm

    Capitão celeste Fábio destacou a alegria e a união dos jogadores durantes as viagens da delegação

  • Washington Alves/Vipcomm

    Wellington Paulista, que prefere jogar baralho nas viagens, diz que o carinho do torcedor é constante

“Quando vamos de avião, a gente chega direto no hotel e permanece menor tempo na cidade. Quando vamos de ônibus, temos um carinho muito bom dos torcedores. Eles nos incentivam e temos de dar autógrafos e tirar fotos”, observou o atacante Wellington Paulista.

Recebido em uma parceria com a Volkswagen em janeiro do ano passado, o ônibus cruzeirense tem estampado em seu lado de fora imagens de troféus conquistados ao longo dos 90 anos de fundação do clube. “É o nosso azulão”, brincou o técnico Cuca, que também aprova as viagens por terra.

“É maior satisfação. Lembro, quando eu jogava, que viajava para São Borja, era longe. Para Erechim, íamos de ônibus e era a maior satisfação. Não tinha ônibus do clube, mas era uma delícia essa viagem”, relembrou o treinador, saudosista.

A diretoria do Cruzeiro optou por utilizar o veículo terrestre em viagens de curta e média distância da capital mineira em uma alternativa também para lidar com as dificuldades para fretar aviões. A escolha pelo ônibus como meio de transporte ocorreu diante do Tupi, em Juiz de Fora, em jogo antecipado da 10ª rodada do Estadual, no dia 9 passado, e será repetida neste domingo, quando a equipe irá a Varginha, no sul do estado, para enfrentar o América-MG.

“Percebemos que o ônibus é uma atração ao torcedor e, assim, diminuímos nossa dificuldade com fretamento de aeronaves. No caso de Varginha (a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte), teríamos de fazer escala em São Paulo e pagaríamos quatro pernas, ida e volta a São Paulo, e de São Paulo a Varginha”, explicou o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa.

“No interior, o ônibus é uma forma de aproximação direta com o torcedor. O pessoal fica curioso e é um sucesso. Quando o calendário permite ir com antecedência, procuramos optar pelo ônibus”, acrescentou o dirigente, que acompanha jogadores e comissão técnica nas viagens pelo interior.

O fator de atração gerado pelo ônibus personalizado tem sido aproveitado pelo departamento de marketing do Cruzeiro, juntamente com a presença do mascote do clube, no encontro com os torcedores do interior.

“Pelo grande interesse que gera o ônibus, nós procuramos estacioná-lo sempre em via pública para que os torcedores tirem fotos com ele e também acompanhados do Raposão (mascote). Por si só, o ônibus é uma atração e não existe a necessidade de ações especificas de marketing”, afirmou o diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa.

Até mesmo em viagens em que jogadores e comissão técnica utilizam avião, o ônibus segue por terra para o transporte de material até o destino e também para servir como transporte local para a delegação. Internamente, o veículo conta com quatro telas de LCD, mesa para reunião, banheiro, ar condicionado, frigobar e bancos de couros personalizados.

Filmes, baralho e união

Ao longo das viagens, os jogadores cruzeirenses criam alternativas para passar o tempo. Alguns filmes são escolhidos pela comissão técnica para serem assistidos por todos, mas há quem prefira o baralho para um jogo chamado “Uno”, em quem acaba com as cartas primeiro se torna o vencedor.

ALTERNATIVA DE ECONOMIA E MARKETING

  • Washington Alves/Vipcomm

    Ônibus tem 4 telas de LCD, mesa para reunião, ar condicionado, frigobar e bancos personalizados

“Muitos dormem, outros assistem filme, é bom também. E tem um pessoal viciado em Uno que não deixa os outros dormirem”, comentou o zagueiro Gil, que tem seu filme preferido. “Tropa de Elite 2, o pessoal gosta bastante. O pessoal fica assistindo e zoando um pouco”, acrescentou.

A opção do zagueiro não é apoiada pelo atacante Wellington Paulista, um dos adeptos do baralho. “Tem filme pra caramba que não aguentamos mais ver. Tropa de Elite já vimos umas 15 vezes. O Gil, o Dudu e o Pablo adoram. Vamos jogando Uno, escutando música, jogando PSP (Playstation portátil), senão o tempo não passa”, disse.

Com a obrigação de conviver período mais longo pelas estradas do interior, o goleiro Fábio vê nas viagens de ônibus uma forma de aumentar a união entre os jogadores. “Com mudanças de tempo, às vezes, é mais seguro ir de ônibus e não desgasta muito. Outros jogadores de outros estados vão sempre de ônibus e com viagens sempre mais desgastantes. Isso será válido se tivermos cada vez mais focados nos nossos objetivos”, analisou.

“Eu coloco uma música e vou relaxando. Quando tem filme repetido já grito. Assisto a muito filme fora, a gente vai metendo a pilha e os caras vão tirando. A viagem vai passando rapidamente, porque vamos conversando, além de que o telefone vai pegando. Às vezes, entramos na internet. O importante é a alegria e união nessas viagens para ao fim da partida estarem todos mais felizes ainda com o resultado”, acrescentou o capitão cruzeirense.

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