quinta-feira, 24 de março de 2011

Vontade de ser Cruzeiro

Fonte: UOL

Ao longo de suas passagens pelo futebol do Atlético-MG, quando ocupou os cargos de diretor, no final da década de 90 e início dos anos 2000, e agora como presidente, Alexandre Kalil, demonstrou interesse em reforçar o seu time com jogadores que atuaram no rival Cruzeiro. O dirigente atleticano já contratou quase dois times inteiros de ex-cruzeirenses.

Com a contratação do atacante Guilherme, junto ao Dínamo de Kiev, anunciado no último domingo, para substituir o artilheiro Diego Tardelli, que se transferiu para o Anzhi Makhachkala, da Rússia, Alexandre Kalil contratou o 20º reforço para o Atlético que atuou com a camisa do maior rival Cruzeiro. Ele assumiu o posto de diretor de futebol em 1999 e ficou até o início de 2004.

No mesmo ano, o mandatário também dividiu o cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Clube. Neste período como diretor, o dirigente contratou dez reforços que tiveram passagens pelo Cruzeiro: Belletti, Gelson Baresi, Cleisson, Ramon Menezes, Marcelo Djian, Djair, Valdo, Alex Alves, Fábio Júnior e Alessandro “Cambalhota”.

O primeiro ex-cruzeirense contratado foi Belletti. O jogador atou no Cruzeiro nas temporadas 1994 e 1995, onde fez 60 jogos. Em 1999, o lateral e volante se transferiu para o Atlético, ajudando a levar o clube ao vice-campeonato Brasileiro. Com a camisa atleticana, o atleta disputou 29 jogos. Depois se transferiu para o Villarreal, da Espanha.

LEONARDO SILVA ADMITE DIFICULDADES

  • Bruno Cantini/site do Atlético-MG

    O zagueiro Leonardo Silva, que não renovou com o Cruzeiro e assinou contrato com o Atlético-MG, no início deste ano, dá dicas para Guilherme e reconhece que o começo da troca entre rivais é complicado. “A gente enfrenta críticas, xingamentos, uma série de situações, mas de uma certa maneira a gente se prepara para sempre dar o melhor, independentemente dessa situação. Acho que o Guilherme vai chegar, vai procurar fazer o trabalho dele da melhor maneira possível e esquecer as críticas que ele terá”, comentou.


Gelson Baresi vestiu a camisa celeste de 1995 até 1997. Também em 1999, o zagueiro se transferiu para o Atlético. Porém, no alvinegro mineiro o defensor não mostrou bom futebol e acabou sendo reserva. No ano seguinte, chegaram Cleisson e Ramon Menezes. O volante atuou no Cruzeiro na temporada 92 e 93, transferindo-se para o clube atleticano em 2000. Com seu estilo guerreiro, permaneceu até 2002, caindo nas graças do torcedor.

O meia Ramon Menezes atuou no inicio da sua carreira no Cruzeiro, onde realizou 43 jogos, entre 1989 e 1993. Depois de atuar por várias equipes, o armador chegou ao Atlético em 2000, onde fez 27 jogos. Após passagem pelo Fluminense, o meia retornou a Belo Horizonte, onde vestiu a camisa atleticana em 2002, realizando mais 13 jogos.

O ano de 2001 marcou a transição na presidência do Galo. Ricardo Guimarães herdou o posto de Nélio Brant. Alexandre Kalil manteve-se como diretor de Futebol. À época, o dirigente apostou no maior número de contratações de atletas vindos do rival Cruzeiro.

O zagueiro Marcelo Djian foi contratado para ser a solução da defesa do Atlético naquele. O experiente jogador, que era ídolo do Cruzeiro, clube que defendeu entre 1997 e 2001. Com bom futebol, o atleta se manteve como titular, caiu nas graças do torcedor atleticano, ajudando o clube a chegar à semifinal do Brasileiro. O volante Djair e o meia Valdo se transferiram também para o Atlético em 2001.

Valdo chegou à equipe atleticana com desconfiança pela idade avançada, mas conseguiu cair nas graças da torcida, realizando 23 jogos. Ele atuou no Cruzeiro em 1995. Djair esteve no rival celeste em 1998 e 99, depois indo para o Corinthians. No alvinegro mineiro o volante atuou até 2002. Também entre 2001 e 2002, o zagueiro Alexandre, que defendera o Cruzeiro em 2000, fez 37 partidas pelo Atlético-MG.

Em 2003, aconteceram as duas maiores apostas de Alexandre Kalil, ainda como diretor de futebol atleticano, que foram os atacantes Fábio Júnior e Alex Alves. Ambos se destacaram com a camisa do Cruzeiro, mas estavam no futebol europeu. Fábio Júnior foi formado na equipe celeste até 1998, quando foi negociado para a Roma. Em 2002, retornou para o time celeste, completando 65 jogos, com 30 gols. No ano seguinte, transferiu-se para o rival Atlético, onde fez 34 partidas e 14 gols. Em 2005, retornou para o alvinegro mineiro, com mais 15 jogos e apenas três gols.

4 comentários:

Fábio disse...

O problema é que o Kalil sempre pega o jogador ex Cruzeiro em tendencia de baixa.
Leonardo Silva: Fez uma cirurgia no joelho, era pra voltar em Outubro, estranhamente não voltou e o Cruzeiro não fez o mínimo esforço para renovar seu contrato. O Atlético tomou gols em todos, digo TODOS os jogos nos quais o "traidor mor" participou.
Guilherme: Estava encostado na Ucrania e Kalilzinho pagou mais por ele do que o Cruzeiro o vendeu.

Eles só pegam jogadores descendo a ladeira. Contrataram de baciada no início do ano e pelo andar da carruagem, se não contratarem uns 5 bons reforços lutarão para não cair novamente no brasileirao.

Fábio disse...

Me esqueci de citar os "excelentes" números de Guilherme no leste europeu: 32 jogos e 15 gols. Média de 1,6 jogos por mês, considerando-se dois meses sem jogos por ano. E 7,5 gols por ano. Isso disputando campeonato russo e ucraniano, que devem ter excelentes times! Grande artilheiro!!!!!!!!!!!

Diego disse...

O Kalil é cruzeirense, e é doido pra ter um time do Cruzeiro só pra ele. Como ele não pode fazer isso no nosso time, tenta montar um pra ele na estrutura do galinho. Pena que não vai dar certo, hahaha! Galo na segundona em 2012, mais uma vez!!

José Carlos disse...

olha!esta diretoria galista vai acabar pirando,não sabe mais o que fazer para montar um time tá querendo copiar o azul estrelado de minas!hummm?isso não vai acabar bem!tá cheirando segundona.