terça-feira, 29 de março de 2011

Brandão começa os treinamentos


Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

Enquanto a delegação do Cruzeiro segue para Assunção, no Paraguai, após a vitória de 3 a 2 sobre o América-MG, no último domingo, no Estádio do Melão, em Varginha, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro BMG, os atletas que não foram relacionados treinam na Toca da Raposa II. A novidade na manhã desta segunda-feira foi o atacante Brandão.

Contratado e apresentado na semana passada pelo Cruzeiro, o jogador teve que viajar para a França para assinar o empréstimo do Olympique de Marselha ao Cruzeiro, até 31 de dezembro. Brandão retornou a Belo Horizonte no domingo e já iniciou a preparação na Toca II.

“Foi muita correria. Cheguei ontem de viagem, deu para descansar um pouco. Agora é me readaptar logo ao futebol brasileiro, e pretendo fazer isso o mais rápido possível. O treino foi tranqüilo, puxado. Não estou mais acostumado com o ritmo do Brasil, já que estava fora há nove anos e meio. Mas vou entrar no ritmo logo, treinar melhor para jogar e fazer os gols”, disse o atacante, que gostou da receptividade.

“Meus companheiros me receberam muito bem, o pessoal é muito tranquilo, todo mundo é gente boa. Estou feliz aqui no clube e vou torcer para que o Cruzeiro consiga a série de vitórias nesse jogo de quarta-feira”.

Uma diferença que já foi notada por Brandão em sua primeira atividade foi o clima, já que o atacante treinou sob sol forte com os demais atletas em um dos campos. “O clima é completamente diferente. Lá é frio, aqui é calor. Mas vou me adaptando aos pouquinhos e logo estarei acostumado novamente”.

O preparador físico Quintiliano Lemos disse que nesta terça-feira, o reforço cruzeirense vai ser submetido aos testes físicos pelo Departamento de Fisiologia. Serão esses testes que vão mostrar as reais condições de Brandão, para a sequência do trabalho de preparação.

“O Brandão chegou de viagem, um pouco cansado, mas treinou normalmente com o grupo, no trabalho que foi feito, com os atletas que estão aqui. O Brandão ficou parado uns 10 ou 15 dias, mas não perdeu muita coisa. A partir de amanhã ele vai fazer um trabalho mais direcionado, com avaliações físicas, quando a gente vai saber como o Brandão está, no que se refere a força, equilíbrio muscular, resistência. Isso tudo será feito pelo Departamento de Fisiologia”.

Brandão já sentiu que os treinamentos no futebol brasileiro são bem diferentes daqueles que são feitos na Europa. “Amanhã pela manhã eu vou fazer os testes físicos. Aqui é bem diferente. Na Europa a gente treinava uma vez por dia, os treinos são mais leves. Aqui no Brasil é tudo corrido. Mas espero estar preparado logo para poder jogar”.

Sem poder atuar pelo Campeonato Mineiro BMG, já que as inscrições foram encerradas antes de sua contratação, e aguardando as oitavas de final da Copa Santander Libertadores, quando poderá ser inscrito, Brandão quer aproveitar esse perídoo sem poder jogar para se condicionar bem e pegar ritmo. “Esse tempo será favorável a mim, para poder pegar o ritmo da equipe, que já está indo muito bem. Então, é só dar continuidade a esse trabalho, pegar ritmo de jogo e entrosamento”.

'Pré-temporada'

Quintiliano Lemos explicou que o atacante passará por uma espécie de pré-temporada. “Sem dúvidas. Esse será um tempo para a gente fazer uma pré-temporada com o Brandão, trabalhos específicos para ele. Conversei com ele hoje sobre ritmo de jogo, a diferença da forma de jogar no Brasil e na Europa, já que aqui os jogos são mais pegados, o ritmo é mais forte. Ele vai voltar a se adaptar ao futebol brasileiro”, disse Lemos, que também destacou a diferença de temperatura entre Brasil e a Europa.

“A gente mora em um país tropical, com o clima completamente diferente da Europa, muito mais quente. O Brasil é um país continental. O atleta joga em um dia em São Paulo, no Rio, e depois vai jogar na Bahia, onde é mais quente, ou no Sul, onde é mais frio. Tem toda essa avaliação, e ele tem que se adaptar a isso tudo”.

Nenhum comentário: