quinta-feira, 24 de março de 2011

ESPECIAL - ANIVERSÁRIO DO RAPOSÃO


Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

O Cruzeiro celebrou o aniversário de oito anos do Raposão, na manhã desta quarta-feira, na Toca da Raposa II e mais uma vez, o clube cinco estrelas mostrou engajamento social e convidou duas instituições que cuidam de pessoas com necessidades especiais para o evento. Cerca de 50 crianças participaram da festa e conheceram o mascote do Melhor Clube Brasileiro do Século XX.

O Raposão foi recebido com muita euforia pelos presentes. Ao lado do Raposinho, os mascotes celestes distribuíram abraços e tiraram muitas fotos, além de presentear os convidados com bolas do Cruzeiro. A ocasião de festa, que contou com o apoio da Ambev, foi oportuna para que o Cruzeiro apoiasse a Escola Municipal Santo Antônio, que é voltada exclusivamente para pessoas com necessidades especiais e a Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa (ABET).

A fundadora e presidente da ABET Márcia Silva, explicou que tipo de enfermidade é a esclerose tuberosa. “A esclerose tuberosa é uma doença que provoca tumores benignos nos órgãos vitais, ou seja, um câncer benigno. E pode comprometer tais órgãos e chegar a cirurgias, hemodiálise, se atingir os rins, além dos olhos, coração, pulmões e na pele. Se afetar o cérebro, pode comprometer a capacidade cognitiva da pessoa. É uma doença bem severa e como afeta os órgãos vitais, não tem cura. Estamos correndo atrás de medicamentos para reduzir os efeitos, mas cura ainda não existe”, disse.

Márcia Silva, que fundou a ABET há dez anos, após viver a experiência de ter uma filha com a doença, citou a parceria da instituição com o Cruzeiro e ressaltou a importância dessa união, visto que as crianças são torcedores fanáticos e como o futebol ultrapassa as limitações que tais deficiências podem impor.

“Já tem três anos que o Raposão vai na ABET, na semana da criança ele está sempre lá nos prestigiando. Os nossos alunos gostam do Cruzeiro, mesmo tendo lesões cerebrais, eles gostam de assistir futebol, adoram os jogadores, são torcedores de carteirinha. As portas estão se abrindo e o Cruzeiro se torna um dos nossos parceiros nessa causa. Estar aqui hoje é fruto do nosso trabalho”, afirma.

A vice-diretora da Escola Municipal Santo Antônio, Eliane Margarete, que há 22 anos cuida de pessoas entre 14 e 52 anos com necessidades especiais, acredita que o convite do Cruzeiro para que o instituição participe do aniversário do Raposão promove uma oportunidade ímpar para que essas pessoas possam ter acesso a socialização e o lazer.

“O grande ganho é dar oportunidade a essas pessoas. Muitos não tem condições de estarem em locais como a Toca da Raposa, por questões financeiras principalmente. Se eles não estivessem matriculados na escola, provavelmente teriam a chance de estar num evento como este, ou no cinema, no teatro, num museu. Essa é a importância da escola, proporcionar a essas pessoas oportunidades como esta que o Cruzeiro abriu para nós. Tomara que continue”, destacou.

Marcele Azzi, do programa “BH para Crianças”, da Secretaria Municipal de Educação também enalteceu a iniciativa do Cruzeiro e pontuou a importância de proporcionar a inclusão social a pessoas especiais. Marcele Azzi frisou a emoção dos alunos ao conhecerem o mascote e os jogadores estrelados.

“Eu acho importantíssimo, eles ficam super felizes ao verem os jogadores que eles gostam, eles se emocionam. Tem a graça de ser os meninos especiais porque para eles tudo é mágico, chegando aqui eles ficam emocionados com o Raposão, com os atletas que viram treinando. Esse estímulo é muito importante para nós, a gente adora porque une o esporte ao social e quanto mais convite recebermos, mais vezes iremos vir aqui. É importante trazê-los aqui na Toca da Raposa, ver como funcionam as coisas no futebol, eles ficaram encantados ao verem o treino”, festejou.

Um comentário:

José Carlos disse...

sou o cara mais feliz do mundo, torço para o melhor do brasil sou mineiro apaixonado pelo estado onde vivo,há e tem gueylo que não me deixa ficar de mau humor.kkkkkkkkk