quinta-feira, 17 de maio de 2012

A BASE QUE SE CUIDE: ROTH NÃO COSTUMA APROVEITAR JOVENS...

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro acertou essa semana a contratação de Celso Roth, um técnico que tem uma boa rejeição da torcida celeste. Foi ele o escolhido, mesmo depois de vários. E é com ele que vamos disputar o Brasileirão 2012. Estranhamente mudei minha opinião quanto ao futuro do time: acho que não briga mais para não cair. Os times que Celso Roth monta são sempre operários. O time é uma engrenagem. O jogador, mesmo não sendo o ideal, é capaz de exercer certas funções que acabam sendo úteis. O que já não consegue o jogador burro. E burro e ruim temos aos montes. Esses, espero, Roth deixe de lado.

Outros que ficarão de lado são os jovens valores. Celso Roth gosta de trabalhar com atletas experientes. Para aproveitar um menino da base, só se for craque. É o que me disse um amigo e jornalista gaúcho. "Pode apostar que se não pintar um craque na ba, o Roth não puxa", me disse. E eu lamento profundamente. Não que hoje a base do Cruzeiro tenha jogador para resolver problemas do profissional, mas Roth deveria olhar com um maior carinho para eles vislumbrando, talvez, 2013. Para o Campeonato Mineiro, o que não fez o trágico Mancini, são ideiais para serem testados. Ainda mais contra adversários bem inferiores. E ano que vem serão adversários piores. O Ipatinga não subiu. Vem aí Araxá e Tombense, candidatos ao rebaixamento logo de cara.

Fiquei triste ao saber que Roth não trabalha a base, não observa os jovens talentos. Dos relacionados para esse viagem à Europa, passeio que mais me parece um leilão de promessas e refugos pelo Velho Continente, a maioria será emprestado. Uns, talvez, até dispensados. Fábio Lopes, Árias, Mateus e Gilson estão fora dos planos da diretoria e também da atual comissão técnica. Aí pergunto: e o Lucas Silva? E o Éber? Pedro Paulo? Quando esses meninos irão ter oportunidade?

Da base do Grêmio aproveitados por Roth somente Ronaldinho Gaúcho e Adilson, anos depois. Um de cada vez. O primeiro, por ser um prodígio. Adilson, por uma necessidade e que acabou dando certo. Nenhum outro. Quando subiram, amargaram a reserva. Precisamos que essa filosofia mude. Queremos voltar a ser um celeiro de craques, de bons jogadores ou mesmo de jogadores úteis. Por ano gastamos uma fortuna (mais de R$ 10 milhões na base). Que frutos estamos colhendo? Roth, ajuda aí!

4 comentários:

Anônimo disse...

Cruzeiroonline, queria uma opinião de vocês, posso estar enganado, mas de repente vocês concordam comigo...
Vi no Superesportes.com agora, que o roth treinou a equipe no coletivo com o Léo titular e o vitorino no banco, eu não concordo, acho que os dois são limitados, mas o Vitorino apesar que vem mal, é claramente mais tecnico e melhorzim do que o Léo, tendo em vista que o Leo alem de ser muito lento, é lerdo tambem... O que vocês acham sobre isso? Se fosse vocês jogariam Leo ou Vitorino? E a reformulaçao da diretoria? cade os reforços? Qual a sua opinião Blog? Abraços. Victor (Ipatinga-MG)

Luiz disse...

Victor, eu não faço parte do blog, mas também vou comentar sobre seu questionamento...

Cara, o Victorino é sem duvida melhor que o Leo, mas esse ano eu acho que ele esta do mesmo nivel do Leo(que é fraco). Futebol é momento cara, e acho que seria uma boa mesmo colocar o Victorino no banco, mostrar pra ele que não tem lugar garantido no time e fazer ele recuperar o futebol que o colocou na seleção Uruguaia!

Mas agora falando sobre o treino de ontem, o Roth tava conhecendo o grupo, fez diversas alterações. É normal que ele tenha uma certa preferência com atletas que ele já conhece(como é o caso do Leo e do próprio Amaral que entrou no time titular).

Portanto, frase de AB: 'vamos aguardar' os próximos coletivos e jogos para ver o que o Roth vai fazer.

Cruzeiro Online disse...

Victor, desculpa a demora. Mas sinceramente, qualquer um que jogar ali, se não melhorar de fase, será uma tormenta para nós. É claro que Alex Silva é titular. Hoje eu jogaria com o Leo, pois vejo mais comprometimento com o time que o Victorino. Leo é limitado, mas é mineiro, é cruzeirense de infância... O Victorino, pelo que dizem, é baladeiro, descompromissado... sei não. Acho que o Roth, inicialmente, está certo.

Cruzeiro Online disse...

Comentando o segundo post, concordo. Até o Amaral, aquele lixo, foi testado. Vamos aguardar, mas também vamos torcer. Afinal, esse time tem e vai dar liga...