Para americano ver
Por: André Luís Mapa
Vale a pena para todos os torcedores cruzeirenses que compreendem minimamente um áudio em inglês assistir ao vídeo de apresentação do Cruzeiro na sessão “Cruzeiro USA”, do site do clube.
O vídeo, de cerca de oito minutos, conta parte da história celeste, apresentando ao público norte-americano alguns dos recentes ídolos da equipe estrelada, como Alex, Cris e Sorín, além de citar a passagem do técnico Luiz Felipe Scolari pelo clube.
Boa parte dos torcedores que assistem ao vídeo estranham alguns dos jogadores mencionados. Os exemplos mais claros são o goleiro Doni, que passou rapidamente pelo clube e hoje atua pela Roma, da Itália, e o atacante Adriano Louzada, que teve participação ridícula pela equipe celeste.
Entretanto, os momentos mais interessantes do vídeo são as cenas que exibem a estrutura do clube, que também são vistas em fotos nessa sessão do site. Algumas imagens mostram setores internos dos centros de treinamentos, como o CARE, Centro Avançado de Reabilitação Esportiva, e os escritórios da sede administrativa, além da bela visão aérea da sede campestre do Cruzeiro, partes desconhecidas para grande parte da torcida.
Em outro tópico da sessão “Cruzeiro USA”, há descrições de atividades promovidas pelo clube no exterior e de modelos de intercâmbio. Segundo informações do site, há ainda a possibilidade de jogadores norte-americanos serem integrados às equipes de base celeste e existe a possibilidade da criação de um time profissional do Cruzeiro nos Estados Unidos, ao que parece, seguindo o modelo do Chivas Guadalajara, do México, que disputa, além do Mexicano, a Liga Norte-Americano de Futebol (MLS) com uma espécie de filial.
O Cruzeiro Esporte Clube tem uma marca forte no mundo esportivo, sobretudo, na América Latina. Ações como esta, que divulgam o clube no exterior e ajudam a “vender” a marca celeste em um país que tem a maior economia do mundo e em que o interesse pelo futebol cresce sensivelmente são muito importantes para a manutenção do Cruzeiro como uma das principais forças do futebol no mundo globalizado.
Um comentário:
Faltou falar das implicações que isso acarreta no futuro do clube
Postar um comentário