Fonte: Terra
Melhor ataque da Copa Libertadores com nove gols marcados, o Cruzeiro dependeu da defesa na noite desta quarta-feira para não ser derrotado. Com uma defesa de pênalti do goleiro Fábio na parte final do segundo tempo, a equipe mineira ficou no empate por 0 a 0 com o Deportes Tolima, da Colômbia, e manteve a liderança do Grupo 7 da competição após três rodadas disputadas.
Depois de golear nas duas primeiras rodadas o Estudiantes, da Argentina, e o Guaraní, do Paraguai, por 5 a 0 e 4 a 0, respectivamente, o Cruzeiro perdeu os 100% de aproveitamento diante dos colombianos, que se notabilizaram por eliminar o Corinthians na fase qualificatória. No entanto, a campanha da equipe comandada por Cuca segue excelente: sete pontos e a ponta da chave considerada, antes do início, a mais difícil da competição.
Da mesma forma que o Cruzeiro, o Tolima também segue com uma campanha boa no torneio, e até mesmo surpreendente. O resultado desta quarta-feira faz o clube colombiano chegar aos quatro tentos somados, isolando a agremiação de Ibagué na segunda colocação e jogando toda a pressão para o Estudiantes de La Plata.
Pressão, porque a equipe argentina entra em campo apenas na próxima quarta-feira, às 22h45 (de Brasília), quando viajará até Assunção para encarar o lanterna, e zerado de pontos, Guaraní. O time do meio-campista Juán Sebástian Verón precisará da vitória para assumir o segundo posto ao final do primeiro turno da etapa de grupos.
Depois do empate na Colômbia, Cruzeiro e Tolima voltam a se enfrentar no próximo dia 16, em Sete Lagoas. Uma vitória aproximará a equipe de Cuca da classificação antecipada às oitavas de final e afastará o fantasma do "grupo da morte" da Toca da Raposa.
O jogo
Um dia antes do compromisso desta quarta-feira, o Cruzeiro adotou a mesma postura do Corinthians e reclamou do gramado do Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué. As falhas no terreno de jogo, como no duelo da equipe paulista contra o Tolima, ficaram evidentes nos primeiros minutos de jogo. Com um meio-campo caracterizado pela grande qualidade nos passes, os mineiros sofreram e erraram muitas vezes este fundamento.
Tendo pela frente outra equipe brasileira, o Tolima, por sua vez, adotou uma postura semelhante a do duelo histórico contra o Corinthians. Recuado e buscando a velocidade do trio mais ofensivo formado por Santoya, Murillo e Medina, o clube colombiano, desta vez, encontrou muitas dificuldades no ataque, especialmente pelo bom posicionamento da marcação mineira.
Maduro e bem postado em campo, o Cruzeiro criou a primeira chance de gol aos 18min. Um dos destaques da equipe na temporada, o experiente meia Roger arriscou de longe e obrigou o goleiro Silva a fazer uma linda defesa para evitar a abertura do marcador.
A partir do bom lance do meio-campista, o Cruzeiro assustou o Tolima. Ditando o ritmo do jogo da maneira adequada ao estilo de jogo do clube celeste, a equipe brasileira controlou a posse de bola, mas desperdiçou muitos passes decisivos e criou pouco contra o gol de Silva durante os primeiros 45min.
O domínio cruzeirense na etapa inicial acabou esquecido na parte final do duelo. Precisando da vitória, o Tolima, que se candidatou a uma das surpresas da competição ao eliminar precocemente o Corinthians, avançou a marcação e criou a primeira oportunidade logo aos 6min. Marrugo passou por Diego Renan e viu Fábio cortar o cruzamento. Na sobra, Chara chutou ao lado do gol brasileiro e desperdiçou uma grande chance.
A boa oportunidade criada mudou o comportamento do clube colombiano dentro de campo. Mais ousado e ofensivo, o Tolima buscou pressionar o adversário. Contudo, a fraca qualidade técnica e a segura defesa cruzeirense impedia a equipe de Ibagué de ameaçar a meta defendida por Fábio.
Impedia, porque aos 30min Medina recebeu livre dentro da área, cortou o lateral direito Pablo e acabou derrubado dentro da área. Pênalti assinalado pelo árbitro Jorge Larrionda. Na cobrança, o mesmo Medina foi para a bola e viu o goleiro Fábio fazer uma grande defesa e assegurar a igualdade na pequena cidade colombiana.
FICHA TÉCNICA
Deportes Tolima-COL 0 x 0 Cruzeiro
Deportes Tolima
Silva; Vallejo, Hurtado, Arrechea e Noguera; Chara, Bolívar, Marrugo e Santoya; Murillo (Parra) e Medina. Técnico: Hernán Torres.
Cruzeiro
Fábio; Pablo, Gil, Victorino e Diego Renan (Leandro Guerreiro); Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Dudu) e Montillo; Wallyson e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro). Técnico: Cuca.
Cartões Amarelos
Deportes Tolima: Bolívar
Cruzeiro: Gil
Árbitro
Jorge Larrionda (URU)
Local
Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (COL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário