terça-feira, 1 de março de 2011

TERÇA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ANDRÉ!

Por: André Luis Mapa

Sensatez no impasse pelos direitos de transmissão

Como bom mineiro, Zezé Perrella observou, avaliou a situação e tomou a decisão mais sensata que podia a respeito da negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro do triênio 2012-14.

Ao declarar que negociará diretamente com as emissoras interessadas, Zezé ganha independência para barganhar maiores valores para o clube celeste, o que dificilmente conseguiria na negociação conduzida pelo Clube dos 13, já que, atualmente, o Cruzeiro recebe o mesmo valor que equipes que têm menores torcidas, mas que politicamente são fortes, como Botafogo e Fluminense, por exemplo.

No entanto, a parte mais inteligente da declaração de Perrella é quando afirma que não sairá do Clube dos 13, abrindo portas para que, caso a proposta recebida pelo C13 seja vantajosa, o Cruzeiro não encontre empecilhos para voltar atrás em sua posição e aceitar os termos propostos na negociação conjunta.

Alguns presidentes de clubes se precipitaram ao tomar posições mais radicais. Exemplo maior dessa precipitação é Andrés Sanches, presidente do Corinthians, que pediu a desfiliação do Clube dos 13 e corre o risco de não conseguir melhores valores em uma negociação independente, além de criar um grande desconforto caso queira aderir à negociação conduzida pelo C13.

O Cruzeiro, valorizado pelas recentes boas campanhas a nível brasileiro e continental, negocia para aumentar em mais de 100% o valor que recebe pelos direitos de transmissão, subindo de algo em torno de 12 milhões para mais de 50 milhões. O que é contestado por alguns analistas que afirmam que o mercado publicitário não seria capaz de sustentar essa elevação dos valores pagos aos clubes.

A abertura dos envelopes com as propostas das emissoras na negociação com o C13 acontece no próximo dia 11. Enquanto esse dia não chega, o Cruzeiro aguarda. Sem fechar suas portas para o dinheiro de ninguém e com o poder nas mãos para optar pela melhor proposta.


A Coluna do André acontece toda terça-feira. Comente!

5 comentários:

Jonas disse...

Santa ingenuidade sua André. Você realmente acha que as posições do Corinthians e do Flamengo foram precipitadas? Foram na verdade, premeditadas. Eles irão receber uma fortuna para deixar o C13. Sabe por quê? Para enfraquecer o C13 politicamente e aumentar o poder do Marcelo (Globo) e Ricardo (CBF). A intenção é fortalecer os dois e as duas entidades politicamente, afundar o C13, e com isso barganhar e conseguir manobrar os clubes conforme seus interesses.
O enfraquecimento do C13 é a pior coisa que pode acontecer no futebol brasileiro, os clubes ficaram no futuro a mercê da Globo e CBF. Que poderá inda mais, manipular o futebol nacional.

André Luís Mapa disse...

Caro Jonas, acredito que a posição do Corinthians foi, sim, precipitada. Caso o C13 e boa parte das equipes fechem com uma emissora, que pode ser a Record, já que esta deve oferecer um caminhão de dinheiro pelo campeonato, o Corinthians poderia ficar sozinho com a Globo e assim seria impedido de negociar seus jogos e teria que voltar ao C13.
Porém, ao retornar, não teria poder dentro do C13 para barganhar uma posição superior em termos de cotas dos direitos, o que há muito tempo é requerido tanto por Corinthians quanto por Flamengo.
A postura do Cruzeiro é idêntica à do Flamengo e dos outros clubes cariocas, já que se dispôs a negociar de forma independente, mas NÃO SE DESFILIOU ao C13, o que, em um possível retorno, não reduziria o poder de negociação do clube no C13.
Penso também que a posição do Atlético, por exemplo, é tão ruim quanto a do Corinthians, já que o Kalil e o Juvenal Juvêncio, do São Paulo, são os dirigentes mais fiéis ao C13 e, se todo mundo for embora, tb terão que negociar sozinhos e com pouco poder de negociação.

Se tivesse que dar um palpite, apostaria que quem ficar no C13 vai se dar bem porque ao que parece o dinheiro da Record vai ser alto.

Fábio disse...

Creio que a Globo comprará os times e o mata-mata volta em 2012 com o clube dos 13 mais que enfrequecido.

Jonas disse...

André, se você pesquisar o assunto vai ver que não tem nada disso que você está falando. Não que eu esteja desmerecendo sua opinião, mas a verdade infelizmnete é outro. O interesse é somente politico. É tão politico, que aliciaram o Corinthians e depois o Ricardo (que sempre foi contra o título de 1987), inesperadamente voltou atrás e prometeu taça das bolinhas ao Fla. Para quê? então meu amigo, coloque as barbas de molho, o C13 terá de ter muita moral, segurar Cruzeiro, Gaylo, Palmeiras, SP, Inter, Santos e Grêmio na marra,alem de outros clubes como Bahia, Vitória, etc.
Vibrei como um gol com a justiça não reconhecendo o título do Flamengo e dizendo que a CBF não tem poder para fazer o que fez. Alguma coisa certa neste país.

Fábio, infelizmente concordo com vocês, a Globo está manobrando apra ter força politica e tentar impor o mata a mata goela abaixo.

Alyson Soares disse...

Briga de cachorro grande!!!