quarta-feira, 4 de março de 2015

CRUZEIRO CARECE DE TÉCNICA E DE UM HOMEM DA BOLA PARADA

POR: MARCÃO ANTI-GALO

Fui ao Mineirão ontem e não gostei do que vi. Um amontoado de jogador que não sabe o que fazer com a bola, um treinador que não grita e fica somente com a mão no queixo, e um armador que me tira do sério: Marquinhos.

Não tenho nada contra a pessoa do jogador, mas tecnicamente é horroroso. E o pior é que ele é o homem da bola parada. Bate escanteio, bate falta. Daqui a pouco bate até tiro de meta. E como bate mal! De Arrascaeta, a quem deposito ainda minhas esperanças, é outro que não sabe exercer esse fundamento. Perdemos Everton Ribeiro, Lucas Silva, Nilton. Nos restou Marquinhos. E em vários momentos quase arranquei os meus cabelos nas arquibancadas.

Achei, por alguns jogos, que a coisa poderia melhorar em 2015. Em 2014 ele teve alguns lapsos de jogador, fez gols importantes. Em 2015, iniciou mal, melhorou, mas ontem voltou a ser abaixo da crítica. Horrível! Volta a bola em vez de acelerar o jogo; cobra mal escanteio, não tabela, não cria. Se ele é o armador, deveria ser quem cria a jogada, certo? Mas não é capaz disso! E vou culpá-lo? Não! Vou criticá-lo. Porque não tem a menor condição de ser titular do Cruzeiro, assim como Willian Farias não tem e, graças a Deus, contratamos o Willians, para mim, o melhor em campo ontem. Marquinhos não dá. Culpo o Marcelo. Ele escala. E outra: o Marcelo, em breve, vai queimar o De Arrascaeta! No Defensor ele jogava pela esquerda, com Gedoz centralizado. No Cruzeiro, ele deveria ocupar o mesmo setor, Willian (ou Alisson) na direita e um armador no meio, no meu modo de ver, Gabriel Xavier (ou até o Neílton). Mas jamais Marquinhos, a quem agradeço desde já os serviços, mas amanhã dispensaria por produtividade.

O time carece de técnica, de jogador inteligente, que põe a bola no chão, que olha, que passa, que cria, que tabela, que faz algo de diferente. Diante do Huracán jogamos como se estivéssemos jogando contra times pequenos do Campeonato Mineiro. É assim que queremos ser tricampeões? É sem ter um homem que assuma a bola parada e faça a diferença que vamos querer ganhar os jogos? É simplesmente cruzando bolas na área do adversário que vamos triunfar?

O time está mal escalado, é mal modificado e o treinador deve corrigir isso o quanto antes. Se não pudemos, ontem, contar com Joel, por que não promover ao menos a inclusão de Gabriel Xavier no banco? Willian Farias e Gilson eram melhores opções porque?

Ainda estamos no início, mas a paciência com tanta bobagem feita em pouco tempo também está acabando.

14 comentários:

Unknown disse...

AH PARA!! quem é o camisa 10 e ARMADOR do time é o Arrascaeta que não ta jogando nada, não o marquinhos que tambem não ta jogando e concordo que não é jogador para ser titular do Cruzeiro.Em entrevista ao FOX Marcelo falou que o Arrascaeta disse que gosta de jogar centralizado.Não é porque o 4231 deu certa que vamos ter que forçar e tentar criar novos Goulart e Everton Ribeiro não temos jogadores com essas caracteristicas JA PASSOU DA HORA DE MUDAR O ESQUEMA TATICO.

cruzeirohexa disse...

O atual time do cruzeiro é fraco! Antes do inicio da liberta eu ja falava. Sei q o marquinhos nao e o unico culpado do futebol horroroso do time,q empatou em casa com o FRAQUÍSSIMO huracam, mas cà entre nos,nao e jogador pra ser titular,ele e limitado d+,cobrei junto a torcida o gedoz q seria o titular da posiçao o homem das bolas paradas,mas nao...ele é "caro"demais pro cruzeiro. E o Willian? Sempre foi jogador de segundo tempo,o marcelo oliveira nao tem culpa pelo fraco elenco repleto de volantes e sem meias de qualidade,mas erra tambem em escalar jogadores fora da posiçao,em substituir equivocadamente durante a partida,ele nao tirou o marquinhos q so sabe tocar a bola pra tras,e tirou o arrascaeta,q estava mal,mas poderia ao lado de alisson ou judvam melhorar por nao ficar tao precionado em ter q criar jogadas sosinho.eo gabriel chavier? Nem no banco ficou...mas o ridiculo w.farias estava là.o marcelo tera q fazer mais modificaçoes nesse time,de ordem tatica,e de troca de alguns jogadores considerados titulares.

Unknown disse...

Bom depois de ler os comentarios de meus colegas cruzeirense venho expor minha opiniao:
Concordo que o time pecou muito tanto nas armações como nas finalizações mas gosto de fazer uma critica mais voltada para o lado positivo.
Todos nos sabemos que nao tem como recriar o mesmo estilo de jogo do cruzeiro 2013/2014 ja q as peças mudaram. O tecnico sabe disso e ao meu ver mudou o estilo de jogo que é sim meio parecido com o cruzeiro bicampeao mas a mudaças e o estilo de jogo necessariamente tambem muda.
Todos ja citaram os pontos negativos que viram no jogo eu agora cito os que vi como positivos:
Saiu fabiano entroi Mayke: velocidade e ofensividade no lado direiro do ataque, como Mena e mais defensivo as melhores jogadas saiam da direita com Mayke dando um baile naquele lado mas pecou sim nos cruzamentos.
Willians no Lugar de Willian Farias: agora sim temos um 1 volante marcador, isso da tranquilidade para que Henrique se solte mais para o ataque aparecendo como fator surpresa mas creio que ainda falte uma melhor qualidade no passe. Penso que poderia ajudar Arrascaeta criando tabelas entre eles e conduzindo a bola ate ele para que o mesmo nao tenha que vir buscar a bola na defesa para armar as jogadas.
Marquinhos: Muitos o-crucificam, tambem acho que nao tem qualidade tecnica no mesmo nivel que os outros da sua posição mas pergunto se esses mesmos que tem vantagem tecnica sobre ele fariam o mesmo papel tatico que ele desempenha! Quando saiu o volante Henrique ele fez o papel de um falso "2 volante" voltando para marcar, saindo em velocidade, creio que ate por saber da cobrança da torcida sobre ele, ele talvez hesite em fazer um passe pq na maioria das vezes que erra a torcida o vaia. Nao critico o fato da torcida vaiar mas creio que a hora seja de apoiar.
Willian- Nao vem jogando bem. Quando jogo bem no cruzeiro e pq entrava no 2 tempo para incendiar o jogo. Sei q faz um papel tatico pedido pelo marcelo que e marca a subida do lateral mas pelo que vem mostrando ofensivamente pode ou Deve ser substituido.
Judivan e Alisson: sao novos o primeiro vai conquistando o seu lugar ao sol as poucos o segundo ja tem confiança do marcelo e ao meu ver assumiria o lugar de Willian no time titular.
Bem continuamos no 4-2-3-1 com uma diferença em que Marcamos mais com a entrada do Willians, temos um pivô melhor com o Damiao, uma segurança pelo lado esquerdo da defesa com Mena e Paulo André. Ou seja um time com uma pegada mais forte uma marcação melhor e com velocidade de contaataque. E de novo repito so falta entrosamento. Que vem melhorando por que se nao, nao veríamos aquele volume de jogo criado pelo time.
Do jogo gostei desse volume( mesmo que nao tenha feito gols) isso mostra que o time vem evoluindo. Gostei das viradas de Bola o que em um jogo com um time bem fechado conta muito. Faltou um pouco mais de apoio do Mena no lado esquerdo do ataque.Gostei sim das alterações tirou Willian, Arrascaeta e Henrique e colocou Alisson, Judivan e Henrique Dourado . A intensao nao era tabelas, com o adversario muito fechado e com o pouco entrosamento que tinhamos elas seriak dificies de serem realizadas. Entao jogamos pelas beiradas com jogadores rápidos( alisson e judivan) com 2 centroavantes que se posicionam muito bem na area com o matquinhos na sobra da grande area.
O time vem melhorando e agora e classico
Penso que uma variaçao tática possa ser feita: com Alisson entrando no Lugar de Willian so que fazendo a area central do campo deslocando Arrascaeta para a Direita.
Abraçosva todos torcedores que comentam nesse Blog

Unknown disse...

Bom análisar jogo quando o time ganha é facil, porém quando o time perde ou empata com um time muito inferior ao que torcemos é muito difícil, muito complicado, mas uma coisa devemos ter cuidado, temos que ser imparcial.
Temos que deixar as rusgas daquele jogador que não gostamos, e avaliar o time como todo e algumas individualidades que contribuíram para a derrota ou empate.
Primeiro não podemos deixar de destacar a vontade e o comprometimento dos jogadores, que estão com muita raça dentro de campo, porém a limitação em criar jogadas no ataque é o X da questão.
Não temos esse jogador que carrega o piano, aquele que faz a jogada acontecer, quando o time está em uma situação de falta de inspiração.

Quem foi contratado para colocar em prática esse aspecto foi o arrascaeta, porém é um jogador muito novo (20 anos), e que não tem esse perfil, que no meu modo de ver é um jogador de lateral do campo, mas o jogador deixou bem claro para o treinador que se sente avontade jogando no meio, fazer oq? Não é culpa do treinador já que nao temos outra opção, talvez seja o Gabriel Xavier, porém é uma outra promessa.

Agora o Marquinhos que sempre está sendo criticado pela torcida, no meu modo de ver ontem foi o jogador que mais buscou o jogo, porém o time do cruzeiro não da opção de tabela, de movimentação inteligente no ataque, ae fica complicado para o jogador criar algum tipo de situação de ataque.

Enfim, o grande desafio do Marcelo Oliveira é encontrar alguma forma de que os jogadores entrosem o mais rapido possível, para que essa transição meio campo ataque aconteça, sendo na inteligencia ou na agilidade.

O grande responsável por essa situação, é Willian, De Arrascaeta, Marquinhos e Leandro Damião, não podemos colocar a culpa somente no Marquinhos, que por sinal é o cara que mais se doa dentro de campo.

Unknown disse...

Fabio Luiz perfeito em sua analise, fico indignado quando tentão por a culpa em apenas um jogador quando o conjunto foi mal.

Anônimo disse...

O marquinhos ontem fez um bom 1 tempo, n vou crucifica lo, mais quando ele joga bem eu elogio quando joga mal eu crucifico. O marquinho é mt esforçado mais ele n serve para bater falta , é horrivel ver uma cena dessa e tbm ele é egoista, ontem teve momentos do jogo q ao invez de tocar ele prefiriu um chute, um outro ponto q quero deixar claro, o marcelo esta queimando o arrascaeta, ele tem mt potencial , mais n esta conseguindo exercer seu futebol, tomara q n seja tarde demais testar o gabriel xavier com o arrascaeta, pois sozinho n vai dar n

RUTILHO disse...

Marcelo queimar Arrascaeta? Ele que se queime sozinho. Deu entrevista semana passada dizendo que tem dificuldades para sair da marcação homem a homem. Agora tá dizendo que a dificuldade é o entrosamento. Sua bola tá pequena pelo tanto que falaram. Converse com seus colegas(você não está na china) para conseguir um entendimento de qual a melhor maneira para jogar. Marquinhos concordo não é bunitinho e nem o titular absoluto. Mas joga para time, combate, corre, toma bola do atacante, se entrega. Mas querem que ele seja também o batedor de faltas, o homem da criação, isso ele não vai ser. E o Willian, morto lá na esquerda. Que dê lugar para o Allisson.

Unknown disse...

O time sem dúvidas é fraco... O presidente Gilvan tem sua culpa ele prometeu um time forte em 2015... cadê esse time? Não veio nenhum jogador de seleção para amenizar as saídas de Everton e Goulart. Precisamos de um meia armador experiente tipo Conca ou D'alessandro para ser o maestro do time e não sobrecarregar o De arrascaeta.. Posso estar enganado mas com esse time infelizmente o tri campeonato não vem

Unknown disse...

Esse começo fraco na LA é somente da diretoria,nesse momento falar do tecnico e dos jogadores é conversa fiada, o Marcelo Oliveira insistiu e ainda insisti em um meia esquerda habilidoso não é atoa

Unknown disse...

Marquinhos , William , mena, no maximo opção de jogo suplentes mais sem contratações vão ser titulares sempre.

Unknown disse...

Marquinhos , William , mena, no maximo opção de jogo suplentes mais sem contratações vão ser titulares sempre.

Unknown disse...

Esse começo fraco na LA é somente da diretoria,nesse momento falar do tecnico e dos jogadores é conversa fiada, o Marcelo Oliveira insistiu e ainda insisti em um meia esquerda habilidoso não é atoa

Luciano Andrade disse...

Cade o Gedoz que eu pedi? Cade o meia que dividiria a armaçao com o Arrascaeta? O Jadson ta matando a pau no Corinthians! Cade o nosso dinheiro? Pq este dinheiro eh da torcida e nao do velho gaga! E por fim, se vcs aplaudem correria do Marquinhos, tem o pessoal do caminhao de lixo que passa aqui na rua! Correm muito. Tem raça. Podem jogar seis horas direto que nao cansam! Vcs vao aplaudir os lixeiros igual vcs estao fazendo com o Marquinhos?

Marcelo cr disse...

Perfeito. Eu também estou esperando até agora a satisfação da fortuna arrecadada. Estou esperando contratações decentes ( Gedoz/ Lucas Lima/ Jean e etc. E com relação a esse Marquinhos vc disse tudo. Jogador fraquíssimo, que alguns dizem: a ele corre, dá carrinho, volta pra marcar mas..... E futebol?? Bola???? Que interessa???? Ae passa longe. Eu como tenho certeza também, a grande parte da torcida do Cruzeiro não se acostuma com JOGADOR FRACO/ MEDÍOCRE, que é que a maioria desses jogadores que estão ae no Cruzeiro hoje são.