sexta-feira, 20 de março de 2015

MARCELO: COMO TREINADOR, UM ÓTIMO COMENTARISTA

POR: JOÃO VITOR VIANA

Não sou um fã inveterado de Marcelo Oliveira e nunca tive rabo preso para falar o que penso. Respeito o profissional pelos últimos dois anos de trabalho, o qual nos levou a dois títulos brasileiros. Mas, sem querer ser corneta ou tumultuar, o Cruzeiro está oscilando demais esse ano. Não por ter mudado tanto em relação a 2014. Mas nas partidas importantes, não necessariamente contra adversários qualificados, o time tem titubeado, jogado de forma porca. Ontem venceu, mas jogando assim, não há de pensarmos em êxito contra equipes mais bem ajeitadas.

Após o jogo, é impressionante como Marcelo analisa bem a partida. Diz que o time jogou muito mal, que foi a pior atuação sobre seu comando. Ainda assim venceu, pois enfrentou um time que no meu modo de ver, disputaria as últimas colocações do Campeonato Mineiro. O problema, no meu entender, é na forma de o Cruzeiro abordar a partida. Não peço que jogue o fino da bola, mas que seja atuante. Não peço que faça do toque refinado dos anos 60/70 e início dos anos 2000 uma prática. Peço tão somente que seja um time forte e que intimide o adversário.

Ontem não levamos gol porque o Mineros é muito ruim. Time que procura na raça compensar a completa falta de categoria técnica. Um horror de time que desonra a Libertadores com um futebol medíocre. E que mesmo assim ainda teve chances de marcar e não o fez justamente por ser muito ruim. A defesa do Cruzeiro falhou em vários momentos, os laterais não acertam, os volantes se perderam e a criação simplesmente é deficitária. Se o treinador acha que cruzar bola na área é criar jogada, peça o boné!

Para mim, o futebol é simples, de toque de bola, forte marcação e dinamismo. Não sou treinador, mas jogando em um gramado bom, estrutura boa, sem altitude, com um time infinitamente superior ao adversário, esperamos um mínimo do time, que não aconteceu. Marcelo disse que a equipe jogou muito mal. Mas lógico que jogou! Ao escalar Willian Farías, o time abre mão de um jogador em campo; Marquinhos não passa de um corredor, que acredita ainda ser "o craque das bolas paradas"; Leo vive dando chutão e furando a bola a torto e a direito; Mayke ataca pouco e Mena, menos ainda. 

O que dizer disso? Que o time está mal escalado, mal orientado, tem sido alterado mal e o treinador vem pecando quando dele é exigido uma motivação e uma alternativa para o time.

Não quero ouvir nem ver que o Cruzeiro não tem alternativas. Tem. Tem 30 jogadores inscritos e Marcelo levou 19. Banco fraco, por sinal, o que mostra que falta discricionariedade do técnico ao optar por fulano ou cicrano.

Marcelo, no meu modo de ver, deve rever seus conceitos, parar de apadrinhar jogador e dar chance àqueles que realmente merecem. Neílton, Eurico, Bruno Ramires, Xavier...

Marcelo, abra os olhos e faça esse time jogar. Se continuar assim, perde para o Huracán (que é um time horroroso) e tenho minhas dúvidas se vence o Sucre, no Mineirão. Faça do Cruzeiro um time dinâmico, envolvente, capaz e agressivo! Ontem queríamos ver um leão em campo. Não passou de um gatinho... e um gatinho bem "mequetrefe". 

38 comentários:

Marcelo cr disse...

Pois é, vc fala fala, e em uma vc diz assim " não quero nem ouvir que o Cruzeiro não tem opções que tem sim". Pelo visto vc quer encobrir a realidade, ou mentir pra vc mesmo. A VERDADE VENHO FALANDO AQUI DESDE O INÍCIO DO ANO ( POIS SOU COERENTE E VOU REPETIR SEMPRE), EM 2015, ESSA DIRETORIA VEM FAZENDO CAGADA ATRÁS DE CAGADA, COM CONTRATAÇÕES RIDÍCULAS PARA DIZER O MÍNIMO, E A CULPA É DO TÉCNICO QUE GANHOU 2 BRASILEIROS. ELE TEM DEFEITO?? TEM SIM, MAS A CULPA É DA DIRETORIA.


O DIRETORIA, SE VC TIVER LENDO ESSE BLOG, FAZ O SEGUINTE: ATENDE A VONTADE DESSAS PESSOAS, MANDA O MARCELO OLIVEIRA EMBORA E TRAZ O CELSO ROTH OU FELIPÃO E ETC.

Jonas Mendonça disse...

Quando o Marquinhos é destaque do time é porque a situação está feia. Como eu disse em comentários anteriores, entende a titularidade do Marquinhos, pela vontade demonstrada. Mas pra que insistir com ele nas bolas paradas? porque não testar Eurico? Que já mostrou qualidade no desarme e boa saída para o jogo. E o Gabriel? Será que está sendo preparado para 2016? Não estou aqui para defender a diretoria nem o treinador. A diretoria errou em contratações equivocadas. E o Marcelo vem errando sim nas escolhas das peças. Não adianta querer fazer do Marquinhos algo que ele não é. O que não está dando certo tem que ser mudado, essa é a função do técnico, não ficar engessado em uma idéia. Não temos o time dos sonhos, mas o que temos deveria classificar nesse grupo horroroso com muita facilidade, e não é o que vemos. Vamos acordar Marcelo. Classificar o time para depois pensar em reforço. Com o que temos, a classificação é obrigatória.

Jonas Mendonça disse...

Entendo*

Unknown disse...

Esqueçam Libertadores este elenco é muito ruim.Vamos pensar no camp brasileiro, montar um time pra tentar ganhar a copa do Brasil ou ate mesmo outro brasileirão.Time não tem qualidade técnica para dar bons passes e tabelas, é MUITO frouxo na marcação(culpa do técnico)mal escalado, esse time parece que nunca fez um treino tático juntos jogadores estaticos sem movimentação Marquinhos sempre na esquerda Alisson sempre na direita Arrascaeta nem marca nem ataca.O arrascaeta é mais atacante do que meia compramos gato por lebre.Esse time só passa das oitavas se pegar um mineiros da vida.Marquinhos ser o melhor do time a que ponto chegamos,Wiliam Farias nem falo nada,Mayke parece que esqueceu como se joga futebol.GANHOU NO SUFOCO PRA UM TIME SEMI-AMADOR DA VENEZUELA.QUE TIME FEIO QUE TIME HORRIVEL!!

Unknown disse...

Bom tbm acho q a culpa nao e do marcelo. O cruseiro ta muito limitado em suas peças. Na defesa ontem foi horrorosa mais não coloco a culpa no leo nem no Paulo André. Coloca a culpa no W.Farias no mayke no arrascaeta q não volta de feito nenhum pra ajudar na marcação. No ataque não temos surpresa, nao temos criação, cade um volante aparecendo ajudando no ataque??? O Henrique e horrível pra isso. Nosso armador craque ate agora não mostrou nada de amardor e nada de craque nos jogos. Alison tbm ontem não jogou nada. Marquinhos ate tenta, corre mais eh fraco tecnicamente.e quero descobrir quem foi q colocou ele como homem das bolas paradas. Damião ta isolado la na frente tentando fazer algo sozinho pois a bola nao chega.

Unknown disse...

Time que nao acerta nenhum escanteio e nenhuma falta. Lateral horroroso é esse tal de Mena, Willian Farias sem comentarios. Tudo bem que o Arrascaeta nao tem nenhum companheiro na armação, mas tambem nao mostrou a que veio, Ter Marquinhos como melhor em campo é o fim do mundo, corre muito e sem qualidade, erra passe de 2 metros, Leo em todos os jogos faz o possivel para entregar alguns gols, com furadas e espanadas bisonhas.
Concordo que M.O. tá fazendo muita cagada e que o time esta mal treinado, nao que tenhamos um grande time, mas tbm nao é um time tao ruim como a imprensa esta tentando colocar.

Unknown disse...

Cara vc não sabe o que fala, o marcelo ganhou dois titulos sem nenhum jogador de expressão no time, ele apostou no marquinhos que todo mundo criticava e tem sido uns dos menos piores do time, apostou no alisson quando o torcida queria o Elber e vc vem falar que ele é um mal treinador, acho que vc ta com saudade do Roth ou do Mancine. Esse blog é uma piada quando não copia matéria dos outros fala bobagem.

Unknown disse...

O time do Cruzeiro está jogando de maneira medrosa, apenas cercando, os adversários não são incomodados e trocam passes a vontade, os nossos jogadores só vão afastando não dão o bote para tomar a bola.

RUTILHO disse...

Para começar vou repetir: o Henrique ontem, escutando na rádio CBN, o locutor citou seu nome 6 vezes nos 90 minutos, 2 desarmes, 2 faltas e 2 passes errados. Precisa falar mais?
Metem o páu no W.Farias mas ele aparece no jogo, acerta mais que erra. Marquinhos deu passe para Arrascaeta chutar e Damião pegou o rebote para fazer; fez o segundo gol. Segundo informações Gabriel está passando por um condicionamento físico pois estava parado na Portuguesa em litígio na justiça. Para mim ele deve entrar no lugar dessa praga chamada Henrique para fazer a ligação meio com ataque.Mas acho isso difícil, esse cara deve ter um padrinho muito forte. Sai meia, entra meia mas ele não sai. Vocês vão ver, Willians também vai ser detonado aqui, a lacuna vai continuar, o ataque menos eficiente. Ontem e nos jogos anteriores houve necessidade de 2 volantes de marcação? Esse cara insiste em voltar e não fazer a ligação. Aliás ele não sabe fazer isto!

Unknown disse...

O Cruzeiro tem jogadores bons, mas esse esquema não tá funcionando.
Um esquema perfeito para o Cruzeiro seria o 3-4-2-1 do Liverpool, que não usa meia armador.
3 zagueiros.
2 alas que podem atuar mais ofensivamente ou defensivamente dependendo da situação da partida.
2 volantes.
2 meia atacantes (como o Alisson e o De Arrascaeta.
1 centro avante.

Luciano Andrade disse...

JOAO VITOR VIANA, CONTINUE FALANDO A VERDADE QUE IRRITA OS COXINHAS! Tem coisa pior que torcedor coxinha? Nao reconhecer que bom era O Time dos ultimos dois anos e nao este pseudo tecnico (Abel Braga ta ai) ou o presidente gaga?! Hora de mudar. O time esta jogando para Marquinhos????!!!! Tenha do!!!! Hora de tentar tres volantes ou tres zagueiros. Hora de tentar Gilson de meia. Gabriel Xavier. Para e, principalmente, Riascos que tem experiencia de Libertadores. Mas com esta diretoria e este tecnico nao tenho esperança...

Unknown disse...

Pessoal vejo o Marcelo Oliveira como grande tecnico, conseguiu enxengar que o time estava perdido na marcação e trocou muito bem. Ele esta colocando as melhores peças disponiveis pra jogar.
Não sei pq pegam no pé dele qdo esse mesmo time já arrebentou no mineiro joga tão mal na libertadores.

O De Arrascaeta não marca velho, o Damião corre mais que ele... O cara acerta uns passes bons dá pra ver que ele tem tecnica mas não corre, não se dedica, é pior que o GANSO do SP.

O Marquinhos todo mundo pega no pé, mas tá jogando pra karai! num tem boca, ele junto com o Damião é o melhor do Time hoje.
Concordo que ele não é o Everton Ribeiro mas ele tá fazendo a diferença. Eu queira ver esse time com ele de volante e o time com uma tatica diferente. 4-1-2-2-1

Ceará, Paulo Andre, Leo e Mena -->4
Willians --> 1 na frente da zaga
Henrique e Marquinhos -->2 volante com saida de bola
Alisson e Arrascaeta --> 2 abertos
Damião --> 1 homem de frente

Minha opinião, preenchia mais o meio campo, daria mais saida de bola com marquinhos e Henrique saindo jogando e jogaria o arrascaeta pro lado do campo que eu acho que ele rende mais, daí não precisaria voltar tanto.,

O que axam?

Anônimo disse...

Eu acho q esta faltando o marcelo ver uma champions league, assim podendo observar q os 11 jogam no time , e os atacantes se movimentam, n ficam e posicoes fixas, mais pelo q é visto no meu cruzeiro, parece q omarcelo esta acompanha um campeonato do cata.

Anônimo disse...

O q eu vi n é digno de ser chamado de futebol, e sim uma pelada, um jogo treino,uma coisa ai q n da pra explicar, quando essses sites falam q marquinhos foi melhor da partida, é pq Coisa foi horrivel, nessa partida n teve o melhor e sim o menos pior.
Como tenho dito antes o problema do cruzeiro e o psicologico, esses mata mata ate hj , nesses dois anos de marcelo n me convenceu uma partida, e pra aqueles q falam pro cruzeiro montar um time pro brasileiro, isso é coisa de time pequeno, pq vcs sabem q nosso cruzeiro é bom em pontos corrido, quero ver em competicoes acirradas, é triste!! Hj o cruzeiro n é digno de ser chamado de la bestia negra.
Eu quero q alguem diga uma partida q o cruzeiro convenceu, quando joga um mata mata e competicoes decisivas,
e outra eu vejo o cruzeiro com um medo de jogar bola, parece q a bola machuca, pois ninguem chama o jogo, espero q o cruzeiro ache um meia de ligacao, estou aceitando qualquer, ate valdivia, guilherme .... O q n pode é ter um time q faz um esquema tatico q é obrigatorio ter um meia e quando esta no jogo tem atacantes fazendo papel de meia..

Unknown disse...

De Arrascaeta jogou um ano bem e enxeram a "bola" dele, akele cara não se encaixa no Cruzeiro... Coloquem o ta Gabriel Xavier pra jogar.

Revétria disse...

O Arrascaete é um péssimo jogador. Bom mesmo é o Cárdenas,não é frangas desgraçadas?

Unknown disse...

Arrascaeta é craque, gostaria q tirasse o Marquinhos e colocasse o Gabriel Xavier de teste, quem sabe o time fique organizado e tocando bem

Unknown disse...

Isso mesmo!!! Manda o Marcelo embora e traga outro tecnico. Celso Roth, Mancine, Papai Joel, Enderson, Ney Franco....
Blog piada!!!! Criticar o melhor tecnico do Brasil.... As matérias boas daqui são as copias de outros sites.....
Estamos precisando é de jogadores!!!!

Marcelo cr disse...

Com certeza, essa diretoria em 2015, FEZ CAGADA ATRÁS DE CAGADA, TROUXE UM MONTE DE AMEBAS, SENDO QUE O PRÓPRIO MARCELO DISSE ISSO E O GILVAN FICOU NERVOSINHO. VOU REPETIR AQUI O MARCELO É TÉCNICO E NÃO MÁGICO. OUTRA COISA VEJO AS PESSOAS FALANDO QUE TEM QUE CONTRATAR UM MEIA, COMO SE ISSO OCORRESSE RESOLVERIA TUDO. NA VERDADE O CRUZEIRO HJ PRECISA DE 4 a 5 JOGADORES NO MÍNIMO.

Lasmar disse...

O problema de todos que fizeram estes comentarios e o seguinte voces estão ouvindo de mais a radio itatigalo, la e assim guando o atletico esta mal ,toda a hora falam isso e galo, o galo e time de virada e tantas outra babozeras, e o prato fez um unico lance durante o jogo todo, ai eles dizem que contratação o galo fez o tal Cardenas estao quaze perdendo as calcinhas querendo fazer estes pernas de pau, no cruzeiro eles so falam mal do Mena do Arrascaeta, e ontem duvidaram do Damiao a toda hora falavam que ainda não jogamos com time bom p/ testa.lo. Guando o cruzeiro estava formando o time a dois anos atraz o bla bla bla era o mesmo esses torcedores burros que não entente um pouquinho de futebol meteram o pau em varios jogadores daquele time que foi bi campeão como goulart Egidio, Everton R Bruno Rodrigo na verdade ninguem prestavam, o Gilvam então coitado, Hoje vejo as mesmas opiniões, estes que se dizem cruzeirence, E eu estou aqui postando que este time e melhor que aquele bi campeão, mas temos que ter paciencia o time vai alternar mas vai ser muito forte escreve isto ai.

Revétria disse...

Lasmar: para mim,você está com toda a razão, os caras nem de longe parecem cruzeirenses.

Unknown disse...

Concordo com vc lasmar, só criticam apoiar mesmo nada!!! O gilvan é sem dúvida o melhor presidente de clube do Brasil,pegou o cruZeiro todo fudido, arrumou a casa o Marcelo é muito inteligente o melhor treinador do Brasil !!! E se tratando de elenco ainda temos o melhor elenco do Brasil ,entrosamento não se consegue com 13 partidas não !!! Vamos apoiar e não ficar criticando criticando,

Anônimo disse...

junior brasil disse hj sexta feira, no donos da bola, que conversou c gente da raposa e gabriel xavier não é o cara p por no meio n. foi o q ele disse

Luciano Andrade disse...

COXINHAS, PARA SER CRUZEIRENSE PRECISA SER CEGO E BURRO? Vcs sao umas comedias! O tecnico eh burro sim! Nao sabe jogar mata mata, quando e tecnico faz a diferença. Pontos corridas basta ter um timaço, montado pelo Alexandre Mattos que ele ganha sozinho. Sem tecnico. E o presidente gaga? Defendem tambem? Pergunto: qual jogador do Cruzeiro seria titular no Corinthians hoje? Nenhum! Acordem!

Unknown disse...

To com dó do meu cruzeiro esse ano.
Infelismente ;(
Saudade daquele time que encantou o Brasil!

fercesiram disse...

Concordo com você, meu caro! Precisa treinar o time. Não nenhuma jogada! O que se vê é um amontoado de jogadores sem saber o que fazer em campo. Time do chutão para a frente! Alguém já fez as contas de quantos chutões em uma partida? Mesmo o time venezuelano, sem jogadores de técnica, mostraram mais entrosamento. Falar que a mudança foi grande, é desculpa esfarrapada. Quanto estão pagando para o cabeça de bagre do Marquinhos? E o Arrascaeta? Por que não trocar as peças? Há muita jogador esperando chance! E o Gabriel? Por que não teve nenhuma oportunidade? Creio que Dagoberto estava certo! Marcelo apadrinha alguns e se esquece dos outros. E as substituições? O cara endoidou de vez! E, lembrando, as contratações são sempre as que o treinador pede! Quem pediu Willian Farias? Já não bastava aquele gringo Farias que aqui não fez nada? Mais uma lembrança! Treinador não vive de títulos que ganhou! Se quer permanecer no cargo, precisa pelo menos demonstrar que está trabalhando para, pelo menos, chegar à final! Classificar para a próxima fase, em Libertadores, nunca foi problema para o Cruzeiro! Mas, na seguinte, com o ridículo que se tem visto em campo, vai cair! E vai se abrir o caminho par uma crise e sufoco no Brasileirão!

fercesiram disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fercesiram disse...

Isso aí, Jonas! Marquinhos é cabeça de bagre, dos grandes! Vontade só não basta! Vai errar assim na ponte que caiu! E o cara não é sacado do time, nem substituído! Engessado em uma ideia definiu bem a atitude do Marcelo! Ele cismou que existe um time titular! Com esse pensamento vai se ferrar, como se ferrou na Copa do Brasil, vai nos ferrar na Libertadores e, quiçá, no Brasileirão!

fercesiram disse...

Falar de limitações em peças não é justificativa! Quantos times de elenco quase desconhecido surpreendem, porque o técnico fez a diferença? O time venezuelano mostrou muito mais entrosamento! Não passaremos da fase seguinte, se o treinador não desengessar a ideia!

fercesiram disse...

Não acreditei que o cara disse que o Marquinhos está jogando ''pra karai''! É cego, ou não entende nada de futebol! Cabeça de bagre, nada mais!

Luciano Andrade disse...

So cego não vê que Marquinhos é um cabeça de bagre que esta correndo muito para se manter no time. Ja que qualidade ele nao tem. O o "tecnico" coloca um incapaz para batar faltas e escanteios!!!! Precisamos testar Xavier e Riascos. Tenho mais esperança neles que neste refugo do Palmeiras.

Unknown disse...

Esqueçam libertadores !!

Observandotudo disse...

O MARCELO TEM CONTRATO ATÉ O FINAL DO ANO; LOGO O ALEXANDRE VAI LEVAR PRA TREINAR O PALMEIRAS QUE ESTÁ SE REARMANDO ESTE ANO COM O DEDO E A MÃO DO ALEXANDE; qual a motivação do técnico que não sabe jogar mata mata no cruzeiro este ano? nenhuma; só embolsar o polpudo salário e no final do ano dar uma banana pra todos nós; se o presidente não vê paciência; vamos cair fora das conquistas da libertadores, copa do brasil, brasileirão e nem o campeonato mineiro tá garantido; no mata mata com as franguinhas elas sempre levam a melhor, tem tabu veja que ponto chegamos; FORA MARCELO OLIVEIRA AGORA ANTES DE COMEÇAR O BRASILEIRÃO; A LIBERTADORES JÁ FOI PRO ESPAÇO.

Jonas Mendonça disse...

Quando perdemos a Copa do Brasil de 2013, Libertadores e Copa do Brasil 2014, tendo o melhor time da América. Será que a culpa também foi do Gilvan? Gosto do trabalho do Marcelo, mas que ele está errando é público e notório. Então não adianta meter o pau na diretoria e esquecer quem está escalando Marquinhos e William Farias, Willian bigode que tava mal e só saiu porque se contundiu. Porque não trocar o homem das bolas paradas? Com esse elenco dá pra fazer um trabalho melhor. Espero que o Marcelo consiga. Pois não vejo outro pra treinar o Cruzeiro no momento. Só precisa rever algumas idéias.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciano Andrade disse...

Primeiro aprenda a escrever "competentes" e depois olhe la em cima o cara chamando de frangas quem discorda dele. Então se me chamam de franga, chamo vcs defensores da mediocridade de coxinhas. Pq coxinha é isto: defender o lado errado e afundar o clube!

Unknown disse...

Tem uns caras que pegam birra de jogador e mete o pau sem motivo...
O Marquinhos tá jogando muita bola e tem gente que critica o cara, o cara pode ser o melhor do mundo que os caras vão continuar criticando. Mas é opinião e cada um tem a sua...
Eu axo o Marquinhos com as mesmas características do nosso antigo Ricardinho (carequinha), por isso sou a favor dele como volante com saída de bola.

Ceará, Paulo Andre, Leo e Mena -->4
Willians --> 1 na frente da zaga
Henrique e Marquinhos -->2 volante com saida de bola
Alisson e Arrascaeta --> 2 abertos
Damião --> 1 homem de frente

Pra mim o que tá errado é o esquema tecnico, tem que mudar pq as peças do cruzeiro não são iguais a do ano passado.





E fercesiram vai pra pqp... Dê sua opinião é pronto, ninguém quer saber se quem opina entende de futebol ou é cego! Seu retardadu...

Unknown disse...

Boa rodrigo novaes cada um opina oque quiser este blog nem parece que e do cruzeiro de suas opiniões mas sem ofender um au outro parece que tem lurdinhas nesse blog eles adoram o maior de mg