sábado, 7 de março de 2015

O CRUZEIRO, PARA ENGRENAR, TEM QUE POR OS "PINGOS NOS IS"

POR: JOÃO VITOR VIANA

"O futebol é simples, as pessoas é que complicam", diria o filósofo. E é bem por aí mesmo. A maior sofisticação está na mais pura simplicidade. No entanto, treinadores, comentaristas e até jogadores não entendem isso. Jogador fora de posição, esquema tática assim, assado. Mas no fim, se cada um fizer aquilo que sabe, na posição que sabe, a chance de dar certo é muito maior do que adaptar a funções e posições mirabolantes.

No meu modo de ver, o Cruzeiro tem um elenco forte, precisando, talvez, de um armador, caso Gabriel Xavier, depois de testado e retestado, não der certo. Mas é isso aí. Falta por "os pingos nos is". Ou seja, falta tão somente os jogadores certos estarem nas posições certas, fazendo aquilo que sabem.

Não adianta recuar um atacante, adiantar um armador, nada disso. Cada um na sua, no seu quadrado. Não sou de questionar algumas escalações. No entanto, quando adapta-se Marquinhos e Judivan no meio-campo, o Cruzeiro perde muito e os jogadores não mostram aquilo que sabem. Marquinhos e Judivan, inclusive, jogam na mesma posição: segundo atacante. No entanto, Marquinhos tem sido escalado com o meia-direita e Judivan, como opção a De Arrascaeta. Não concordo. Como também não concordo em não convocar Gabriel Xavier nem para o banco do jogo amanhã. Será mesmo que ele não tem condições de jogar pelo time? Será que ele vai tentar adaptar o Joel no meio também?

Os "pingos nos is" também passam pela escalação do banco. Marcelo, no meu modo de ver, não tem sabido modificar o time durante o jogo porque não escolhe as peças corretas. Nem Gabriel nem Neílton foram convocados para amanhã. Já Charles, está lá. Por que? Pergunte ao comandante!

5 comentários:

Jonas Mendonça disse...

Concordo contigo João Vitor. Vejo muitos ai pedindo a cabeça do MO. Não acho que seja o momento para isso. Mas acho também que se ele não pensar melhor suas escolhas, ele mesmo vai cavar sua saída. Cada um tem sua convicção, respeito, pois cada cabeça pensa à sua maneira. Mas não entendo algumas atitudes do MO. Judivan vem entrando bem e William vem jogando mal. Ele mantém o William. Neilton entrou bem em quase todos os jogos que foi acionado. Não foi nem convocado para o banco. Gabriel Xavier foi contratado treina e também não é convocado para o jogo. Charles e Ceará estão há meses sem jogar e são chamados. Até entendo o fato do Marquinhos ser titular no momento, mas se ele quer manter o mesmo esquema de jogo do ano passado, tem que escalar o Gabriel com o Arrascaeta no meio.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

assino embaixo!!!! é isso q eu estava escrevendo ontem João.

Unknown disse...

o MO tem que mostrar repertório querer insistir no 4321 com as caracteristicas dos jogadores que temos não da.

Luciano Andrade disse...

Pessoal!!! Este tecnico eh burro! Ele nao sabe fazer o diferente. Com ele eh mesmice, preguiça e previsibilidade. Acha que a moda eh 4231 e nao eh capaz de entender que este esquema servia para o ano passado, mas nao para este. Lembram do Real Madrid ganhando do Atletico a Liga dos Campeoes? Lembram que o tecnico armou uma retranca e so deixou Bale e Ronaldo na frente? Quem sabe suas limitaçoes tem vantagem sobre o adversario. Mas nosso tecnico nao tem este feeling. Sem falar que falta o meia atacante que o Gilvan gaga nao trouxe! Por fim, estou dizendo hoje heim! ... Riascos eh melhor que todos os outros atacantes de lado que nos temos e eh capaz de ser mais criativo e dar passes que Joel, Alisson, Judvan, Willian e Merdinhos, digo, Marquinhos.