terça-feira, 3 de março de 2015

O PRAGMATISMO VENCEU E O CRUZEIRO EMPATOU

POR: JOÃO VITOR VIANA

Não havia desculpa de altitude, de cansaço, de nada. O time estava inteiro e, segundo Marcelo Oliveira, é o titular. Foi a campo e desapontou. Não pelo domínio, que teve, mas pela falta de criatividade e excesso de pragmatismo. Durante os 90 minutos, só vimos bolas alçadas na área. E pior: sem a menor qualidade. E deu no que deu: 0 a 0 diante de um fraco Huracán, cujos torcedores vibraram após o apito final do árbitro.

Mas a vibração dos torcedores a que me refiro não é porque o Cruzeiro jogou bem, massacrou e o time argentino conseguiu se safar não. Foi pelo empenho dos jogadores adversários, que sabemos de suas limitações, jogaram de forma inteligente. Defenderam, esfriaram o jogo e ainda tiveram chances de marcar no final do jogo, em chutes perigosos a gol.

E chutar a gol foi justamente o que o Cruzeiro deveria fazer, mas não fez. Foi omisso, preferindo cruzar bolas para a área. Não importa de onde, se da intermediária, da linha de fundo ou através de bico da zaga. O importante não era tabelas, chutar a gol, criar, envolver o adversário. A conclusão a que chego é que o Cruzeiro entrou para esse jogo de Libertadores com espírito de Campeonato Mineiro. Não tem outra explicação. Ou então achou que ganharia a qualquer hora. Mas o tempo foi passando, o desespero aumentando, assim como os erros.

E como errou o Cruzeiro! Diferentemente do que ouvi na Itatiaia após o jogo, a partida não foi ruim tecnicamente. Foi péssima! O Cruzeiro, na primeira etapa, não exigiu uma defesa sequer do goleiro Giordano que, aliás, é horrível. No segundo tempo, já na base do abafa e depois de alterações ruins, como a saída de De Arrascaeta - que não estava bem, mas podia fazer algo a mais -, e de Henrique - que quando saiu permitiu contra-ataques quase mortais do Huracán -, a bola chegou mais ao gol adversário. Na última oportunidade real do jogo, Judivan, de frente para o gol, desperdiçou.

Na minha avaliação, o Cruzeiro é um time bom tecnicamente, mas sem esquema tático. Talvez o treinador, de forma equivocada, esteja forçando a adaptação de jogadores dentro de um esquema engessado, não usando, ao contrário, o jogador para formar um esquema. Judivan não é meia; Marquinhos também não; Alisson não é atacante. O maior problema do Cruzeiro, no meu entender, é tático. E ainda: é preciso ter um banco melhor selecionado. Diante de um time que sabidamente catimba, que é complicado fora de casa, jamais pode-se dar ao luxo de levar um lateral em detrimento de um armador, como Gabriel Xavier, que veio até para ser testado ali e tentar ser esse alimentador do ataque. 

O Cruzeiro, diante do Huracán, foi mal. Mostrou incapacidade, falta de categoria, falta de criatividade e teimosia do treinador. Não é com excesso de atacantes que um time fica ofensivo, mas sim fazendo um time equilibrado, criativo, dinâmico e veloz. Do jeito que jogou contra o Huracán, tenho minhas dúvidas se ganha do Mineros de Guayana.

16 comentários:

Anônimo disse...

Assino embaixo, infelizmente essa é a realidade

Luciano Andrade disse...

E AIH? ONDE ESTAO AQUELES QUE ACHAVAM QUE EU ESTAVA ERRADO? Presidente maldito por nao ter contratado um meia decente! Nem batedor de faltas nos temos, porra!!!! Marquinhos? Willian? Tomar no..... !!!! Tecnico burro!!!! Allisson? Cade o Gabriel Xavier que eh meia! Criticar o Mena por ser defensivo eh burrice! Critico o nosso tecnico pq ele insiste com jogadores que nao vao solucionar! Este atleticano precisa aprender que eh melhor jogar com quatro volantes, um meia e um atacante que pelo menos ganhamos de um a zero, que jogar com tres atacantes DESQUALIFICADOS!!!! Agora Gilvan, Marcelo e os otimistas engulam este resultado patetico pq eu vi antes o que aconteceria. Eu faria melhor que toda a diretoria do Cruzeiro junta! Vao pro inferno destruidores do meu clube!!!

Cruzeiro Online disse...

Amanhã teremos três textos analisando ainda mais esse jogo. Espero que passem adiante o nome do nosso blog e debatam conosco a partida, sem palavreado chulo.

Curtam ainda nossa página no FACEBOOK! https://www.facebook.com/pages/Cruzeiro-Not%C3%ADcias/277845268939735

Ontem fizemos a cobertura direto do Mineirão, analisando a partida em tempo real.

Anônimo disse...

Eu sempre deixei claro, a minha opiniao sobre treinador, jogadores e direcao , nos temos um elenco bom, igual a do ano passado. O Marcelo é um otimo treinador, ele consegui fazer um jogador fraco a chegar em um futebol otimo, mas tbm é visivel q ele n sabe jogar mata mata, deve ser por a pressao ser alta, mas ele n sabe. No jogo foi visivel o tanto de invensao q ele fez , pra mim os titulares sao esses mesmos q jogaram , porem insistir em jogada pelo alto foi burrice foi 90 min desse jeito, o cruzeiro é conhecido internacionalmente pelo toque de bola, tabelas bonitas e n o futebol de lança bolar , pode ser q o time de la veio para retranca , mas isso n é desculpa. Segundo tirar o de arrascaeta pra botar judivan , isto nunca vai dar certo , foi assim no jogo passado , no inicio do camp. Mineiro e n deu certo e pra mim o alisson joga naquela posicao do willam . E o terceiro erro, o q eu n acreditei, botar outro centro avante, 2 centro avante , isto nunca vai dar certo , se a intencao foi manda cruzamento , n deu aos 80 min n é posivel q ia dar faltando 10 min, e n tem como centro avante fazer gol sem armador , q no caso n tinha ninguem e nesse momento o marquinho tinha caido de producao , ele poderia tirar o marquinho pra botar o judivan , deixava o de arascaeta , tirava o henrique botava um meia ou um atacante e n um centro avante . Essa partida foi mt mal estudada pelo marcelo. O destaque dessa partida , pra mim foi o willans , jogou mt mesmo q continue assim e o pior dessa partida foi o tecnico. Eu nem reclamo dos jogadores e sim do tecnico q hj n é o melhor de brasil por n saber jogar mata mata , pode ate q a gente ganhe essa lobertadores mais minha opiniao n vai mudar. Eu sei q temos q apoiar o time e etc mais tbm temos q criticar e se realistas

Anônimo disse...

Eu me expressei mau, deixa eu corrigir , ultimamente o marcelo é o melhor tecnico do brasil pois quem ganha 2 brasileiros seguidos n pode ser qualquer treinador , e tem mts qualidades como revelar garotos, fazer um jogador chegar 100% , mais n chega a uma seleçao brasileira pelas razoes q escrevi em cima

Anônimo disse...

O time tem Marquinhos como batedor de falta na Libertadores e ainda me vem alguns falando que esse time é melhor que o time do ano passado? É exigir muito da paciência que eu não tenho mesmo ... Me desculpem os empolgados com resultados do Campeonato Mineiro, mas esse time ainda tem muito ( mas muito! ) que fazer ainda pra me provar ser uma equipe que realmente tem alguma chance de disputar títulos esse ano !
E ai vai vir alguém com um "blá-blá-blá" falando que, apesar de tudo e de todos, temos que apoiar o time! Não, sou cruzeirense! Não sou um atleticano idiota que com times medíocres acredita que tem a melhor equipe do mundo! Quando o presidente do Cruzeiro me veio falar que montaria um time para ser campeão da Libertadores e , quem sabe, do Mundial, eu acreditei! Só que ele havia esquecido de falar que isso implicaria em desmanchar o time e não repor à altura a grande maioria das posições! E qual é o resultado disso? Um time que não coloco fé ! De forma alguma! E que venham os chorões questionar e arrumar mil e uma explicações! Mas não boto fé mesmo!
Ou contrata para a próxima fase da Libertadores ( porque se não passar dessa fase nesse grupo horroroso que nós estamos já seria humilhação demais! ), ou podem esperar apenas o mesmo dos últimos anos na Libertadores: nada!

José disse...

O jogador Marquim é melhor do que Messi? Só porque o cara corre igual cabrito, o técnico mantém este asno em todas as partidas. E á doença do Moreno. Fomos campeões mérito só dos jogadores. Nunca aprovei este técnico.

Anônimo disse...

Diego, eu respeito o seu comentario, mas n volto atras , o time é melhor do q o ano passado, o q prejudica é n ter um meio de campo como ricardo e everton , nós somos dependente do futebol de arrascaeta , q nenhum jogador consegue jogar sozinho , assim como foi montillo naquele ano , alem disso o arrascaeta veio de um time mt pequeno assim como gabriel xavir e sao mt novos, queira ao n isso pesa mais se trabalharmos esses dois nosso time vai brigar por qualquer titulo ( considerando q nos ainda brigamos, mais n com eficiencia) e em nenhum momento eu disse q é o melhor time do mundo mais o mineiro mostra o q podemos fazer com os adversarios , mais na hora de um mata mata o cruzeiro da pra tras eu n boto a culpa nos jogadores e sim no tecnico q eu critico por saber q ele ter a capacidade de levarmos ao topo e desculpa de introsamento n serve em libertadores, e assim como no ano passado nosso time q era o melhor do mundo tomou sufoco na libertadores e tbm n tinha um grande batedor de faltas, o everton batia mais so conseguiu fazer um gol de falta e lançar as bolar na area quem fazia era o willam q esta no elenco e o dagolberto, q pra mim a bola parada do willam é melhor e o julio batista q errava mt, o lucas e o nilton eram batedores de longe q pouco fez efeito na libertadores, concordo q esse ano n temos mts opicoes de bater falta mais em um jogo de libertadores n dependemos de falta e sim de toque de bola e pra frente chute ao gol oq vejo em mata mata

Anônimo disse...

N dependemos so de falta e sim de toque de bola pra frente e mt chute ao gol , o q n vejo em mata mata *

Unknown disse...

Bom depois de ler os comentarios de meus colegas cruzeirense venho expor minha opiniao:
Concordo que o time pecou muito tanto nas armações como nas finalizações mas gosto de fazer uma critica mais voltada para o lado positivo.
Todos nos sabemos que nao tem como recriar o mesmo estilo de jogo do cruzeiro 2013/2014 ja q as peças mudaram. O tecnico sabe disso e ao meu ver mudou o estilo de jogo que é sim meio parecido com o cruzeiro bicampeao mas a mudaças e o estilo de jogo necessariamente tambem muda.
Todos ja citaram os pontos negativos que viram no jogo eu agora cito os que vi como positivos: 
Saiu fabiano entroi Mayke: velocidade e ofensividade no lado direiro do ataque, como Mena e mais defensivo as melhores jogadas saiam da direita com Mayke dando um baile naquele lado mas pecou sim nos cruzamentos.
Willians no Lugar de Willian Farias: agora sim temos um 1 volante marcador, isso da tranquilidade para que Henrique se solte mais para o ataque aparecendo como fator surpresa mas creio que ainda falte uma melhor qualidade no passe. Penso que poderia ajudar Arrascaeta criando tabelas entre eles e conduzindo a bola ate ele para que o mesmo nao tenha que vir buscar a bola na defesa para armar as jogadas.
Marquinhos: Muitos o-crucificam, tambem acho que nao tem qualidade tecnica no mesmo nivel que os outros da sua posição mas pergunto se esses mesmos que tem vantagem tecnica sobre ele fariam o mesmo papel tatico que ele desempenha! Quando saiu o volante Henrique ele fez o papel de um falso "2 volante" voltando para marcar, saindo em velocidade, creio que ate por saber da cobrança da torcida sobre ele, ele talvez hesite em fazer um passe pq na maioria das vezes que erra a torcida o vaia. Nao critico o fato da torcida vaiar mas creio que a hora seja de apoiar.
Willian- Nao vem jogando bem. Quando jogo bem no cruzeiro e pq entrava no 2 tempo para incendiar o jogo. Sei q faz um papel tatico pedido pelo marcelo que e marca a subida do lateral mas pelo que vem mostrando ofensivamente pode ou Deve ser substituido.
Judivan e Alisson: sao novos o primeiro vai conquistando o seu lugar ao sol as poucos o segundo ja tem confiança do marcelo e ao meu ver assumiria o lugar de Willian no time titular.
Bem continuamos no 4-2-3-1 com uma diferença em que Marcamos mais com a entrada do Willians, temos um pivô melhor com o Damiao, uma segurança pelo lado esquerdo da defesa com Mena e Paulo André. Ou seja um time com uma pegada mais forte uma marcação melhor e com velocidade de contaataque. E de novo repito so falta entrosamento. Que vem melhorando por que se nao, nao veríamos aquele volume de jogo criado pelo time.
Do jogo gostei desse volume( mesmo que nao tenha feito gols) isso mostra que o time vem evoluindo. Gostei das viradas de Bola o que em um jogo com um time bem fechado conta muito. Faltou um pouco mais de apoio do Mena no lado esquerdo do ataque.Gostei sim das alterações tirou Willian, Arrascaeta e Henrique e colocou Alisson, Judivan e Henrique Dourado . A intensao nao era tabelas, com o adversario muito fechado e com o pouco entrosamento que tinhamos elas seriak dificies de serem realizadas. Entao jogamos pelas beiradas com jogadores rápidos( alisson e judivan) com 2 centroavantes que se posicionam muito bem na area com o matquinhos na sobra da grande area.
O time vem melhorando e agora e classico
Penso que uma variaçao tática possa ser feita: com Alisson entrando no Lugar de Willian so que fazendo a area central do campo deslocando Arrascaeta para a Direita. 
Abraçosva todos torcedores que comentam nesse Blog

Unknown disse...

Vc falar q falta mais qualidade no passe de willians vc ta totalmente equivocada, näo me lembro dele ter errado um passe no jogo ontem, isso incluindo passes longos e lançamentos, a gente tem q julgar o atleta e pelo presente, num eh pelo passado nao, pq futebol e fase.. ontem eu vi um willians confiante e marcador com sempre.. pra mim foi o melhor em campo.

Luciano Andrade disse...

So falta entrosamento? Falta um meia competente. Caro! Que bate falta e arme o jogo. E que o Gilvan nao trouxe com pena de gastar dinheiro! A culpa eh deste velho gags!

Anônimo disse...

Concordo com vc , o willans jogou mt , fez ate lançamentos, foi o melhor do jogo

Unknown disse...

Caro colega voce me interpretou erroniamente. O passe do henrique que tem que melhorar. Willians esta muito bem

Guilherme disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme disse...

Análise precisa! Não é apenas o Cruzeiro que precisa se reinventar! O Marcelo Oliveira também! O time não tem batedores de bola parada e não joga mais pra envolver os adversários! Apenas lança bolinhas na área, esperando que o acaso resolva! Observem que, em um dos raros momentos em que o Cruzeiro foi Cruzeiro, fez bela jogada que resultou no gol mal anulado. Marquinhos é voluntarioso, mas é fraco tecnicamente. Por que insistir 90 minutos com ele? Não dá pra entender!